Economia

Publicado em 24 de Janeiro às 17:34:14

Resiliência da economia americana persiste

Os dados da economia americana continuam surpreendendo positivamente. Na semana passada, as vendas no varejo mostraram crescimento de 0,6% em dezembro em relação a novembro, a produção industrial cresceu 0,1% no mesmo período, o número de pedidos de auxílio desemprego caiu 16 mil, atingindo 187 mil pedidos e o sentimento do consumidor medido pela Universidade de Michigan atingiu 78,8 pontos.

As expectativas dos investidores em relação a estas variáveis eram, aumento de 0,4% nas vendas do varejo, queda da produção industrial de – 0,2%, 205 mil novos pedidos de auxílio desemprego e sentimento do consumidor em 68,5 pontos.

Ontem, a S&P Global divulgado os índices de gerentes de compras da economia americana (PMI) que antecipa o desempenho da economia. Nível acima de 50 pontos indica crescimento da atividade enquanto níveis abaixo de 50 pontos indica queda. O PMI do setor de serviços atingiu 52,9 pontos, o do setor industrial 50,3 pontos e o PMI composto 52,3 pontos. Todos acima das expectativas de, respectivamente, 51,5 pontos, 47,8 pontos e 51,0 pontos, antecipando um crescimento do PIB, que será divulgado hoje, provavelmente mais forte que o esperado pelos investidores.

Diante deste desempenho mais resiliente que o esperado, os investidores estão divididos quanto ao início do corte de juros pelo Federal Reserve, o banco central do país. Aproximadamente metade dos investidores apostam que o processo deverá ser iniciado em março enquanto a outra metade aposta no mês de maio. Ao mesmo tempo, a expectativa de corte de 150 pontos base ao longo de 2024 permanece como a mais provável.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações