Economia

Publicado em 25 de Agosto às 18:44:41

Reunião de setembro do Fomc pode ser um ponto de inflexão

Os ataques do Presidente Donald Trump ao Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e à independência do banco central americano, estão se intensificando. Diante dos ataques, analistas e investidores começam a se preocupar sobre como irão reagir os diretores do Federal Reserve diante da definição da taxa de juros nas próximas reuniões do Fomc.

A próxima reunião do Fomc em setembro, poderá ser um ponto de inflexão das decisões de política monetária. Caso os dados de emprego e inflação que serão divulgados até a reunião de setembro não validarem a expectativa de investidores e do Presidente do Fed em seu discurso em Jackson Hole, dando especial atenção à desaceleração do mercado de trabalho e, ainda assim o Fomc decida reduzir a taxa básica de juros, a reação dos investidores poderá ser particularmente negativa, o que poderá gerar desancoragem das expectativas inflacionárias e intensificar a desvalorização do Dólar no mercado financeiro internacional.

Ao contrário, caso o Fomc decida manter a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,50% ao ano, a credibilidade do Federal Reserve seria reforçada e a tendência de desvalorização do Dólar em relação a seus pares desenvolvidos seria, pelo menos em parte, ser revertida.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações