Economia

Publicado em 06 de Outubro às 08:21:32

Shutdown aumenta probabilidade de decisões erradas

Um péssimo momento para um shutdown na economia americana, com a paralisação da Agência de Estatísticas do Governo Americano (BEA), que é responsável pela produção e divulgação de grande volume de dados estatísticos do país. O momento é particularmente delicado para a definição da direção da política monetária no futuro próximo.

Os dados, em especial, inflação e emprego, fundamentais para apoiar as decisões quanto à direção da política monetária, que foram divulgados antes do shutdown, não foram suficientes para convencer os diretores do Federal Reserve (Fed) se os dois mandados da autoridade monetária, máximo emprego e inflação na meta de 2,0% ao ano, irão ser atingidos no horizonte relevante da política monetária.

Diante desta dúvida, existia grande expectativas sobre as próximas divulgações destes dados, como o payroll, que divulga dados do mercado de trabalho, número de pedidos de auxílio desemprego, número de vagas de trabalho geradas na economia, índice de preços ao consumidor, índice de preços ao produtor, índice de preços de gastos ao consumo, entre outras informações. Diante da ausência destas informações, os diretores do Fed terão de tomar as suas decisões com uma maior probabilidade de tomar decisões erradas.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações