Com o shutdown do governo americano, algumas estatísticas relevantes que deveriam ter sido divulgadas ainda nesta semana, não o foram. Em outras palavras, começa a preocupar a ausência de informações e poderá afetar o nível de incerteza sobre o desempenho da economia e como isto poderá afetar os preços dos ativos financeiros.
Em especial, duas estatísticas importantes para a definição da taxa básica de juros da economia americana não foram tornadas públicas. Hoje, a pesquisa do payroll, que publica as estatísticas mais importantes do mercado de trabalho (emprego, desemprego, gastos dos consumidores, renda pessoal, entre outras) não foram divulgadas.
Além do payroll, o número de pedidos de auxílio desemprego, que é divulgado semanalmente nas quintas feiras e é um dos indicadores mais acompanhados pelos investidores que, em conjunto com o payroll, são considerados muito importantes para conseguir antecipar o comportamento do Federal Reserve em suas próximas reuniões também não foram divulgados.
Como declarou o presidente do Federal Reserve de Chicago, o Federal Reserve está “operando às cegas”. Segundo ele, “sem dados oficiais de emprego, tomaremos decisão (de política monetária) com as informações que temos atualmente”.