Esta semana, na quarta feira dia 9 de julho, esgota-se o período de negociação entre o governo americano e outros países para definir o nível de tarifas entre eles. Até o momento, apenas o Reino Unido e o Vietnã conseguiram atingir um acordo com os Estados Unidos. O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, indicou neste final de semana que o país está perto de vários acordos que serão anunciados nos próximos dias.
Ao mesmo tempo, o Secretário disse que as negociações estão concentradas em 18 acordos, que representam 95% do déficit comercial dos Estados Unidos e que 100 países menores deverão receber uma taxa de tarifa fixa. Segundo o Secretário, o Presidente Donald Trump irá notificar os parceiros comerciais sem acordo estabelecido até primeiro de agosto sobre o retorno às tarifas implementadas em 2 de abril, chamado pelo Presidente do “Liberation day”.
O acordo com o Vietnã chamou a atenção dos analistas devido a uma cláusula que estipula uma tarifa de 20% sobre a exportações de bens produzidas no próprio país e de 40% sobre exportações de bens produzidos em outros países, mas transitam pelo Vietnã. O governo chinês mostrou preocupação com esta cláusula.