Economia

Publicado em 06 de Outubro às 18:13:18

Telefonema de Trump a Lula é bom sinal, mas Rubio está no caminho

A primeira conversa entre os Presidente Trump e Lula, depois do episódio nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorreu ontem, por telefone e por iniciativa do Presidente Trump. Segundo a SECOM, durante a conversa o Presidente Lula pediu ao Presidente Trump que removesse pelo menos parte das tarifas sobre as exportações brasileiras e cancelasse as sanções sobre autoridades brasileiras impostas pela Lei Magnitsky.

Aparentemente, não houve resposta da parte do Presidente Trump. Pela nota divulgada pela SECOM e pelas declarações posteriores do próprio Presidente Trump, a conversa entre os dois presidentes foi amigável e indicou que, em breve, seria definida uma data para uma conversa pessoal entre os dois.

Sem dar qualquer indicação sobre como irá reagir aos pedidos do Presidente Lula, Trump indicou, da parte dos Estados  Unidos, o Secretária de Estado Marco Rubio, para continuar as negociações entre os dois países, o que sugere um viés voltado para questões políticas e não necessariamente econômicas. As questões tarifárias estão sendo discutidas pelo Secretário do Comércio, Howard Lutnick e por seu adjunto, Jamieson Greer, e o principal responsável pela administração da Lei Magnitsky é o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Marco Rubio, por ser descendente de cubanos, é, provavelmente, o membro mais hawkish do governo Trump, principalmente em relação a questões relacionadas à América Latina.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações