Economia

Publicado em 04 de Fevereiro às 18:06:57

Um experimento no Copom

A informação de que o Ministro Fernando Haddad teria indicado ao Presidente Lula dois economistas para ocupar as duas vagas desocupadas na diretoria do Banco Central, foi recebida pelos investidores com preocupação. Em especial, a possibilidade de que uma das vagas na diretoria do Banco Central seja ocupada pelo atual Secretário de Política Econômica do Ministério das Fazenda, Guilherme Mello, é considerado nome pouco aparelhado para o cargo.

Guilherme Mello é formado em economia pela PUC de São Paulo, tem doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do corpo docente associado ao Departamento de Política e História Econômica e coordenador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico de 2020 a 2022. Como podemos ver pelo curriculum, a formação e sua atuação profissional não parecem estar diretamente ligados à política monetária, uma das áreas mais difíceis e áridas da economia.

A pergunta que preocupa é se a nomeação de Guilherme Mello é um experimento na implementação de uma política monetária menos “profissional” e mais influenciada pelo experimentalismo, com pouca base teórica.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações