Economia

Publicado em 05 de Agosto às 08:24:45

Uma andorinha não faz verão

Os dados do mercado de trabalho da economia americana surpreenderam negativamente os investidores na semana passada. Em especial, foram gerados 114 mil postos de trabalho no mes de junho, quando as expectativas eram de geração de 170 mil postos de trabalho, a taxa de desemprego atingiu 4,3% da força de trabalho, as expectativas apontavam para estabilidade de 4,1% e os salários por hora cresceram 0,23% no mes, quando as expectativas apontavam para 0,3% de crescimento.

Diante desta surpresa negativa, tornou-se unânime a avaliação de que o Federal Reserve deverá iniciar o processo de queda da taxa básica de juros já na reunião de setembro. A discussão agora passou para a magnitude do corte. Para muitos analistas os dados estão sinalizando não um arrefecimento da atividade na economia americana, mas o início de uma recessão e, para evitar que ela se instale, seria necessário não apenas iniciar o processo com uma queda de 0,25 pontos de porcentagem, mas uma redução mais forte, de pelo menos 0,5 p.p. e pelo menos mais dois cortes de 0,25 p.p. até o final de 2024.

Este é o primeiro dado realmente negativo do mercado de etrabalho americanio neste ciclo de política monetária. Como diz o ditado, uma andorinha não faz verão. Nossa avaliação é que o conjunto dos dados da economia americana continua a mostrar uma atividade e um mercado de trabalho ainda fortes. Na melhor das hipóteses, os riscos de mais inflação ou mais emprego estão equilibrados, o que exige perseverança e paciência nas próximas decisões de politica monetária. Como diz o ditado: uma andorinha não faz verão.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações