Economia

Publicado em 20 de Setembro às 21:00:13

Uma porteira aberta e outra fechada

Ontem tivemos a divulgação das decisões de política monetária por parte dos comitês de política monetária dos Estados Unidos (Fomc) e do Brasil (Copom). Por um lado, o Fomc optou por manter a taxa de juros inalterada no intervalo entre 5,25% e 5,50% a.a., ao passo em que o Copom se manteve fiel ao “forward-guidance” divulgado na reunião de agosto com o corte de 0,5 p.p., levando a taxa Selic para 12,75% a.a.

Embora ambas as decisões estivessem em linha com o consenso de mercado, vale destacar que houve uma surpresa no movimento feito pelo Fed na reunião de setembro, visto que a pausa anunciada pode ser interpretada como uma “pausa hawkish”, refletindo as projeções dos diretores do Fed que apontam para taxas de juros mais altas por muito mais tempo, não sendo descartado um cenário de uma nova alta nas próximas duas reuniões, em linha com um cenário de atividade mais resiliente do que o antecipado (“higher for longer”).

No que diz respeito ao Copom, nossa avaliação é que o comunicado veio em linha com o esperado pelo mercado, não só pela manutenção do ritmo de flexibilização monetária, mas também pela inclusão do trecho que reforça a importância de perseverar na execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas. Nesse sentido, mantivemos nossa projeção de Selic ao final de 2023 em 11,75% a.a., isto é, acreditamos que o “forward-guidance” de cortes de 0,5 p.p. será seguido nas próximas reuniões.

Para 2024, mantivemos nossa projeção de Selic terminal em 9,75% a.a., entretanto, enxergamos que a expectativa de manutenção da taxa de juro americana em patamar contracionista por um período mais longo do que o antecipado (“higher for longer”) se mostra um importante fator de risco para a concretização deste cenário, impondo um viés altista para a nossa projeção de fim de ciclo de corte de juros. Ou seja, enquanto nos EUA a porteira para novas altas ainda se encontra aberta, no Brasil, enxergamos que a porteira para a aceleração do ciclo de afrouxamento monetário se encontra cada vez mais fechada.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações