Economia

Publicado em 11 de Fevereiro às 19:03:47

Vigor mostrado pelo mercado de trabalho dos EUA afasta temores de piora mais pronunciada

Os dados de janeiro mostraram forte criação de empregos (+130 mil vagas), aumento consistente dos salários (0,41% m/m e 3,7% a/a) e queda do desemprego (4,3% da força de trabalho). Isso ajudou a reduzir os temores de que o mercado de trabalho dos Estados Unidos estivesse começando a enfraquecer, como sugeriam os números fracos do fim do ano passado mais impactados pelo shutdown do governo. Agora, a leitura do mercado de trabalho parece mais alinhada com os demais indicadores econômicos, que apontam para uma atividade mais forte no início desse ano.

Porém, essa melhora ficou concentrada em poucos setores, principalmente lazer, hospitalidade, educação e saúde. Ao mesmo tempo, revisões anuais dos dados têm eliminado parte dos empregos antes registrados em áreas como indústria, varejo, serviços financeiros e tecnologia — algo que já ocorreu em 2024 e 2025.

Ainda assim, com o mercado de trabalho mostrando sinais de estabilização, a inflação deve voltar a ser o principal fator que orienta as decisões do Federal Reserve. No segundo semestre do ano passado, o enfraquecimento do emprego foi decisivo para a retomada dos cortes de juros, mesmo com a inflação pressionada pelas tarifas de importação. Agora, o foco tende a estar mais nos preços do que no emprego.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações