Economia

Publicado em 01 de Outubro às 17:17:55

Voo cego!

Devido à falta de acordo no Congresso em torno do orçamento federal, o governo dos Estados Unidos foi totalmente paralisado, mantendo em funcionamento somente as questões consideradas essenciais. Com isto, a Agência de Estatísticas do Governo Americano (BEA) anunciou que irá suspender a divulgação de qualquer estatística enquanto a paralisação persistir.

Neste contexto, muitas decisões importantes para a definição de políticas que afetam o desempenho da economia no curto prazo, terão de ser implementadas sem as estatísticas indispensáveis para que tais decisões possam ser tomadas com competência.

Caso o shutdown tiver pequena duração, como esperado, pouco efeito terá sobre o comportamento da economia. Entretanto, caso o shutdown demore, os erros começarão a acumular, o que poderá afetar decisões dos investidores e, desta forma, os preços dos ativos financeiros.

A questão da definição das decisões sobre taxa básica de juros pelo Federal Reserve, que está em um momento particularmente sensível, e que depende do comportamento do mercado de trabalho (emprego, salários, gastos com consumo, renda pessoal), da taxa de inflação, entre muitas outras, são estatísticas fundamentais para a definição da taxa básica de juros da economia no curto prazo.

Com isto, investidores começam a se preocupar com a ausência de estatísticas sobre o mercado de trabalho que não serão divulgadas na próxima sexta feira, como esperado. Caso o shutdown persista, o Fomc terá de tomar decisões utilizando dados menos confiáveis, como a geração de postos de trabalho do setor privado, divulgados pela ADP ontem e que têm tido pouca correlação com os dados do payroll. Será quase um voo cego!

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações