Energia

Publicado em 04 de Abril às 16:46:19

Cenário Climático e Destaques do Setor de Energia

A previsão do tempo para abril revela padrões de anomalias de precipitação que podem impactar diretamente a geração de energia no Brasil. As condições oceânicas e atmosféricas influenciarão a distribuição das chuvas, trazendo desafios e oportunidades para o setor elétrico nacional.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste devem registrar chuvas abaixo da média climatológica, reflexo da transição para o outono, estação naturalmente mais seca. A Oscilação Antártica (AAO), em sua fase positiva, tende a reduzir ainda mais o volume de precipitações nessas áreas.

Na Região Sul, os modelos indicam uma tendência de precipitação acima da média. Esse cenário é impulsionado por maior atividade oceânica e pela configuração favorável dos sistemas transientes. A fase positiva da AAO também contribui para o aumento das chuvas no Sul.

Para o Norte e o Nordeste, há previsão de chuvas abaixo da média histórica. A principal causa é o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para áreas mais ao norte, o que reduz a ocorrência de chuvas nessas regiões.

Diante dessas variações regionais, é fundamental que o setor elétrico mantenha um monitoramento constante das condições climáticas e hidrológicas, garantindo a segurança e eficiência na geração e distribuição de energia.


Folha de S. Paulo | O Brasil precisará aumentar sua capacidade instalada de eletricidade para 574 GW (gigawatts) até 2050 mesmo se o país não cumprir sua meta de zerar as emissões de gases do efeito estufa até lá. Os dados são de um relatório da Bnef, o braço da Bloomberg de pesquisas sobre transição energética. Saiba mais.

Portal Solar | Os consumidores brasileiros ficaram, em média, 10,24 horas sem energia elétrica e enfrentaram 4,89 interrupções no fornecimento em 2024, mostra levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ambos os indicadores apresentaram melhora em relação ao registrado no ano anterior. Em 2023, foram 10,43 horas em média sem energia e 5,24 interrupções em média, resultando em reduções de 1,7% e 5%, respectivamente. Saiba mais.

MegaWhat I A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) conseguiu na Justiça a suspensão do leilão de reserva de capacidade (LRCap), até que seja realizada consulta pública sobre o fator ‘a’. A MegaWhat conversou com fontes a par do tema que disseram que o Ministério de Minas e Energia (MME), citado na ação, ainda avalia a realização da consulta pública. Saiba mais.

Exame I O Brasil se consolidou como o sétimo maior destino global de investimentos em transição energética em 2024, com US$ 37 bilhões (R$ 192,4 bilhões) captados – um crescimento pelo terceiro ano consecutivo e que mostra seu potencial em soluções verdes, impulsionado por energia solar, eólica e veículos elétricos. Saiba mais.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações