Energia

Publicado em 01 de Março às 18:01:01

Panorama Energético - Fevereiro/24

TEMPO E CLIMA

Precipitação Acumulada

Fonte: INMET

É observado um aumento na precipitação acumulada das regiões do Brasil em relação ao mês anterior. A maior concentração de precipitação está na porção de cima do país, onde os índices chegam a 200 milímetros, devido a combinação do calor com a alta umidade.

ARMAZENAMENTO

Energia Armazenada (%)

Earm – Subsistema Sudeste
Earm – Subsistema Sul
Earm – Subsistema Nordeste
Earm – Subsistema Norte

Desde o final do ano de 2022, a operação energética, bem como a oferta hídrica elevada ajudaram a manter elevados os níveis dos reservatórios de todos os submercados do SIN. Os gráficos acima demonstram os valores apresentados no último mês para a Energia Armazenada do sistema, o que implica diretamente no nível dos reservatórios. Essa energia nada mais é que a energia elétrica possível de ser gerada a partir da força da água armazenada nos reservatórios de usinas hidrelétricas. É possível notar houve um enchimento dos reservatórios de centro-norte, enquanto o Sul teve uma trajetória de queda. Tal padrão é condizente e influenciado pelo padrão de chuvas realizadas ilustrado na sessão anterior.

Carga do sistema [MWmed]

Carga instalada por subsistema

As cargas do sistema foram elevadas no último mês, devido às altas temperaturas registradas na maior parte do território nacional no verão.

OPERAÇÃO

Energia Natural Afluente (%)

A ENA é a energia disponível no sistema que pode ser convertida em eletricidade. Fevereiro se configurou por um mês de precipitação abaixo da média, em que as vazões dos rios se comportaram de forma lateralizada em todos os subsistemas nas três primeiras semanas. Entretanto, nos últimos dez dias, observou-se um aumento considerável nos volumes de chuva, sobretudo na região norte e nordeste do país, que resultou em aumento considerável de energia disponível no sistema. Atualmente, há a passagem de uma nova janela seca, e a ENA volta a cair.

GERAÇÃO

Subsistema Sudeste

Subsistema Sul

Subsistema Norte

Subsistema Nordeste

Dada a maior penetração de geração hidrelétrica na matriz brasileira, no período úmido que ocorre de dezembro a abril a vazão dos rios é naturalmente mais abundante, e é esperada uma elevada produção por esta fonte. Entretanto, no submercado Nordeste, em fevereiro a principal fonte energética foi a eólica, devido as condições favoráveis do vento e a grande presença deste tipo de geração.

SOBRE NÓS

A Genial é mais que um banco ou uma corretora. É uma marca em sintonia com um mundo que pede mais inovação e inclusão, oferecendo acesso a serviços financeiros de qualidade com simplicidade e eficiência.

A Genial Energy é seu braço focado na Comercialização e Consultoria Energética especializada no Mercado Livre de Energia, objetivando a redução dos custos para os consumidores finais, atuando em três frentes com total sinergia: Comercialização, Gestão e Geração.

Desta forma, as soluções oferecidas aos nossos Clientes e parceiros levam em conta um panorama amplo e abrangente, buscando sempre os melhores preços e condições de Mercado. Atualmente possuímos mais de 300 unidades consumidoras de diversos segmentos em migração e gestão. Como a maior gestora independente de energia do Rio de Janeiro, nos últimos 4 anos proporcionamos mais de R$ 200 Milhões em economia aos nossos clientes. As informações contidas nesse relatório visam direcionar a um entendimento sobre as grandezas que mais impactam o Mercado de Energia. Tais dados são obtidos e tratados pela nossa área de Inteligência de Mercado, e são insumos relevantes para a tomada de decisão da Mesa de Energia. Para maiores informações, acesse aqui.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações