Energia

Publicado em 29 de Novembro às 13:25:35

Panorama Energético - 29/11/23

TEMPO E CLIMA

Precipitação Acumulada

Fonte: INMET

Nas duas últimas semanas, observamos maior precipitação concentrada ao sul do país. No Centro-Nordeste, devido a seca apresentada, não houve chuva expressiva.

Ao longo das últimas semanas, portanto, observaram-se volumes mais expressivos nas bacias do Centro-Sul, notavelmente Iguaçu, Uruguai, Jacuí, em maior intensidade, e também Paranapanema e Paraná.

Precipitação Observada nos últimos 15 dias (mm)

Fonte: CPTEC

Previsão de Curto Prazo

O padrão recentemente observado deve se manter ao longo das próximas semanas, com a atuação de frentes persistindo sobre o Centro-Sul do sistema, provocando chuvas mais expressivas nas bacias dessa região, antes de se deslocarem para a costa do Sudeste. Além de gerarem um aumento gradual na energia.

A porção Centro-Norte, contudo, fica mais seca, condicionada pela presença de uma zona de alta pressão atmosférica, que dificulta a passagem de frentes, conforme o perfil sazonal para a região. Ainda assim, a região amazônica pode ser beneficiada por chuvas pontuais provocadas por forçantes termodinâmicas.

Previsão de Longo Prazo

O aquecimento do Oceano Pacífico presenciado ao longo dos últimos meses promoveu a formação do padrão de El Niño.

Desta maneira, esperam-se para os próximos meses chuvas mais concentradas na porção inferior e central do país, ao ponto que o centro-norte permanece inicialmente mais seco, como se pode observar no mapa para o mês de Dezembro, ao lado.

No mês de Janeiro, contudo, o modelo de longo prazo CFS parece indicar chuvas dentro ou acima da média para os extremos do país.

Fonte: Tropical Tidbits

Em Fevereiro de 2024, todavia, a maior parte das precipitações se deslocam, havendo um aumento significativo na porção Centro-Sudeste.

OPERAÇÃO

Energia Natural Afluente

Durante o período de transição que se estende desde o final de setembro, nota-se um aquecimento na Energia Natural Afluente (ENA) de grande parte das bacias do sistema, caracterizado por um aumento gradual ou acentuado nas vazões. Contudo, as precipitações registradas na semana entre 12/11 e 26/11 contribuíram significativamente para elevar os níveis de ENA.

Na região sul, onde o perfil sazonal apresenta algumas indefinições, a persistência de frentes geradoras de chuvas propiciou um incremento leve na capacidade energética da área, mitigando a queda nas vazões do sistema. É relevante salientar que, diferentemente de outras regiões, a ENA no sul não segue um perfil sazonal tão nitidamente definido. Portanto, o aumento expressivo na ENA nessa área não é considerado irregular para esta época do ano.

Fonte: ONS

Armazenamento

Reservatórios Hoje e Variação nos Últimos 30 Dias (%)

Desde o final do ano de 2022, a operação energética, bem como a oferta hídrica elevada ajudaram a manter elevados os níveis dos reservatórios de todos os submercados do SIN.

Observam-se, portanto níveis acima de todos os valores observados ao longo dos últimos anos para o armazenamento do Sudeste (o mais expressivo do sistema), e dentre os maiores para os demais submercados.

É importante destacar que a redução nos níveis dos reservatórios é esperada para esta época do ano, pois as precipitações durante o período úmido que estão previstas irão contribuir no reabastecimento desses reservatórios.

Fonte: ONS

Carga do Sistema (29-10 à 26-11) [MWmed]

A carga do sistema foi elevada ao longo do último mês, devido às temperaturas elevadas registradas na maior parte do território nacional, acarretando incremento na demanda energética.                         

Comparativo Anual dos Reservatórios em Média Mensal [%]

Fonte: ONS

Geração Termelétrica

Com o fim da autorização do acionamento de usinas termelétricas fora da ordem de mérito a partir de Abril, o despacho de geração térmica tem ocorrido de acordo com os sistemas de otimização centralizada (NEWAVE/DECOMP/DESSEM), em que a usina só é despachada quando o custo do combustível utilizado é menor ou igual ao custo marginal da operação (CMO).

Deste modo, desde Setembro/22 o despacho térmico se manteve próximo ou inferior a 10 GWmed, motivado pela declaração de inflexibilidade dos agentes e exportação de energia à Argentina e Uruguai.

É perceptível o aumento no mês de Novembro/23 do despacho de geração térmica, isso se deve principalmente pela onda de calor, gerada pelos efeitos do El Ninõ, que afeta grande parte do Brasil. A última vez que a fonte superou valores altos e expressivos foi em dezembro de 2021, quando o país enfrentou problemas de abastecimento de água.

SOBRE NÓS

A Genial é mais que um banco ou uma corretora. É uma marca em sintonia com um mundo que pede mais inovação e inclusão, oferecendo acesso a serviços financeiros de qualidade com simplicidade e eficiência.

A Genial Energy é seu braço focado na Comercialização e Consultoria Energética especializada no Mercado Livre de Energia, objetivando a redução dos custos para os consumidores finais, atuando em três frentes com total sinergia: Comercialização, Gestão e Geração.

Desta forma, as soluções oferecidas aos nossos Clientes e parceiros levam em conta um panorama amplo e abrangente, buscando sempre os melhores preços e condições de Mercado. Atualmente possuímos mais de 300 unidades consumidoras de diversos segmentos em migração e gestão. Como a maior gestora independente de energia do Rio de Janeiro, nos últimos 4 anos proporcionamos mais de R$ 200 Milhões em economia aos nossos clientes. As informações contidas nesse relatório visam direcionar a um entendimento sobre as grandezas que mais impactam o Mercado de Energia. Tais dados são obtidos e tratados pela nossa área de Inteligência de Mercado, e são insumos relevantes para a tomada de decisão da Mesa de Energia. Para maiores informações, acesse aqui.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações