TEMPO E CLIMA
Precipitação Acumulada
É observado uma diminuição na precipitação acumulada na região central do país em relação ao mês anterior devido a um sistema de alta pressão que impediu o avanço das frentes frias que atingiram as bacias do Sul, chegando a ser superior a 200 milímetros em alguns pontos no estado do Rio Grande do Sul. No Norte, a combinação de calor e umidade provocaram a ocorrência de chuvas.
ARMAZENAMENTO
Energia Armazenada (%)
Com o início do período seco na maior parte do país, principalmente na região Sudeste/Centro-Oeste que concentra o maior número de usinas com reservatório, o uso da energia armazenada começa a se elevar para atendimento da demanda. Já nas regiões Sul e Norte, que apresentaram os maiores acumulados de chuva, o armazenamento aumentou por conta da vazão verificada nas respectivas bacias hidrográficas.
Os gráficos acima demonstram os valores apresentados no último mês para a Energia Armazenada do sistema. Essa energia nada mais é que a energia elétrica possível de ser gerada a partir da força da água armazenada nos reservatórios de usinas hidrelétricas.
Carga do sistema [MWmed]
Todo os submercados apresentaram alta no consumo de eletricidade em abril por conta do calor atípico para época do ano. Em maio a continuidade de altas temperaturas manteve a carga muito próxima do verificado do mês anterior.
OPERAÇÃO
Energia Natural Afluente (%)
A ENA é a energia disponível no sistema que pode ser convertida em eletricidade. Tendo em vista a queda da precipitação em grande parte do país é natural que a energia também apresente uma diminuição, com exceção do Sul, pois as frentes frias que avançaram durante o mês de maio conseguiram adentrar a região.
GERAÇÃO
Subsistema Sul
Subsistema Sudeste
Subsistema Norte
Subsistema Nordeste
Dada a maior participação de geração hidráulica na matriz brasileira, a geração por esta é maior quando da ocorrência de eventos de chuva que eleva a vazão dos rios, principalmente no período úmido que ocorre de dezembro a abril. No submercado Nordeste, em maio, seguindo o histórico observado, a principal fonte energética foi a eólica, devido as condições favoráveis de vento e a grande presença deste tipo de geração.
COMPARATIVO ANUAL
Tendo em vista as altas temperaturas que vivenciamos nos primeiros meses do ano é evidente o aumento da carga devido ao uso de sistemas de refrigeração. Quando a incursão de ar frio alcançou a região Sudeste/Centro-Oeste entre meados de abril e maio já se observa uma queda no consumo. Ao mesmo tempo, com as chuvas verificadas no final do período úmido houve a recuperação da energia armazenada do Sistema Interligado Nacional (SIN), mas quando comparamos este ano com o ano de 2023, a taxa de recuperação dos reservatórios foi aquém em razão das chuvas abaixo da média.
SOBRE NÓS
A Genial é mais que um banco ou uma corretora. É uma marca em sintonia com um mundo que pede mais inovação e inclusão, oferecendo acesso a serviços financeiros de qualidade com simplicidade e eficiência.
A Genial Energy é seu braço focado na Comercialização e Consultoria Energética especializada no Mercado Livre de Energia, objetivando a redução dos custos para os consumidores finais, atuando em três frentes com total sinergia: Comercialização, Gestão e Geração.
Desta forma, as soluções oferecidas aos nossos Clientes e parceiros levam em conta um panorama amplo e abrangente, buscando sempre os melhores preços e condições de Mercado. Atualmente possuímos mais de 300 unidades consumidoras de diversos segmentos em migração e gestão. Como a maior gestora independente de energia do Rio de Janeiro, nos últimos 4 anos proporcionamos mais de R$ 200 Milhões em economia aos nossos clientes. As informações contidas nesse relatório visam direcionar a um entendimento sobre as grandezas que mais impactam o Mercado de Energia. Tais dados são obtidos e tratados pela nossa área de Inteligência de Mercado, e são insumos relevantes para a tomada de decisão da Mesa de Energia. Para maiores informações, acesse aqui.