Resumo dos Mercados
EUA: O mercado americano apresentou volatilidade e registrou queda moderada, com a venda do First Republic Bank (FRC) ao JPMorgan (JPM) após sua falência. Investidores esperam que a compra seja suficiente para conter a crise no setor bancário, como indicado pelo CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon.
- Destaques: Norwegian Cruise Line Holdings Ltd (NCLH / +8,91%) e Newell Brands Inc (NWL / -11,03%).
Europa: Os mercados europeus estavam fechados, na segunda-feira, em razão do feriado do Dia do Trabalho. Chamamos a atenção para os resultados corporativos trimestrais da Mercedes-Benz (DE: MBG), que superaram as expectativas do mercado, apesar do declínio em seu lucro anual.
- Destaques: Covestro AG (DE: 1COV / +8,45%) e Proximus NV (BE: PROX / -4,99%).
Ásia: Apesar da maioria dos mercados da região estarem fechados em função do feriado do Dia do Trabalho, as ações na Austrália e no Japão apresentaram alta. Destaque para a queda do PMI Industrial da China em abril.
- Destaques: Mercari Inc (JP: 4385.T / +15,75%) e M3 Inc (JP: 2413.T / -7,41%).
Eventos do Dia
Agenda Econômica: Declaração de Taxa do Banco da Reserva da Austrália (Austrália); PMI Industrial (Alemanha e Reino Unido); IPC (União Europeia); Ofertas de Emprego JOLTs (EUA).
Resultados Corporativos: Ford Motor (F), Pfizer (PFE) e Starbucks (SBUX).
Equity
First Republic Bank vai à falência e JPMorgan assume ativos do banco
• A FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) aceitou a oferta do banco JPMorgan Chase (JPM) para comprar o First Republic Bank (FRC), fechado nesta segunda-feira pela reguladora DFPI, da Califórnia. Sendo a terceira instituição financeira a sofrer embargo de autoridades americanas desde março, o First Republic detinha aproximadamente US$ 229,1 bilhões em ativos totais e US$ 103,9 bilhões em depósitos totais (de acordo com dados de 13 de abril). Como parte da transação, as 84 agências do banco serão reabertas como agências do JPMorgan Chase Bank e todos os seus depositantes terão acesso total a seus depósitos.
Macro
Atividade industrial da China cai de forma inesperada em abril
• Segundo os novos dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial do país caiu de 51,9 em março para 49,2 em abril, abaixo da marca de 50 que separa expansão de contração na atividade da indústria. O índice também veio abaixo das expectativas do mercado de 51,4 (segundo a agência Reuters) e apresentou a primeira contração desde dezembro, quando o índice registrou 47. Para o estatístico Zhao Qinghe, a contração decorre da falta de demanda do mercado e do efeito da rápida recuperação da indústria no primeiro trimestre.
Outros Destaques
• A montadora General Motors Co (GM) subiu 2%, depois que o Morgan Stanley (MS) atualizou a classificação da empresa de “igual peso” para “overweight” e categorizou seus papéis como “oversold”.
• As ações da Exxon Mobil (XOM) caíram 3%, após o Goldman Sachs (GS) rebaixar a recomendação dos papéis da companhia de “compra” para “neutro”. Para a instituição financeira, a gigante do petróleo se apresenta de modo menos atraente, após o seu desempenho multianual.
• Os papéis dos bancos americanos regionais apresentaram volatilidade, com a quebra e a venda do First Republic Bank (FRC). As ações do PacWest Bancorp (PACW) e do Zions Bancorporation (ZION) sofreram declínio de 8% e 2%, respectivamente.
Fontes: Bloomberg, CNBC, CNN e Zacks.