Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Hapvida (HAPV3) Americanas (AMER3), MRV (MRVE3) Oi (OIBR3) e Vivo (VIVT3).
Expresso Bolsa
O Ibovespa encerrou a quinta-feira em sua quinta alta consecutiva, desta vez de +0,31%, alcançando os 117,5k. Os dados divulgados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA vieram acima do esperado, o que animou o mercado externo até falas duras de diretores do Fed que deixaram claro que o ciclo de alta de juros vai se perpetuar. A antecipação é para sexta-feira e os dados de Payroll americano, que servem como importante balizador para as decisões do Fed. Já no Brasil, estamos observando um momento contrário, com a alta de ações com teses de ciclo doméstico e que sofreram esse ano. Destaques de alta foram: Via (VIIA3) +8,02%, Cogna (COGN3) +6,85% e IRB (IRBR3) +6,67%. Já os destaques de baixa foram: Bradesco (BBDC4) -2,06%, CPFL Energia (CPFE3) -1,83% e Vale (VALE3) -1,83%.
Novos relatórios
🚑 Quem é vivo sempre aparece | Hapvida faz aquisição!
A Hapvida adquiriu um Sistemas e Planos de saúde, uma operadora verticalizada focada no município de São Paulo. O valor da adquirida é pequena em relação ao valor de mercado e quantidade de beneficiários da Hapvida, mas pode ser importante na estratégia de coleta de sinergias após a fusão com GNDI.
O que aconteceu no Mercado?
AMER3
Bacen oficializa: AME Digital agora é uma instituição de pagamento
A Americanas informou que a sua plataforma financeira, AME Digital, recebeu a autorização do Banco Central para operar como Instituição de Pagamento, nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e credenciadora. Essa autorização irá permitir a participação da fintech na agenda de Open Finance, ampliando a oferta de produtos e serviços para as necessidades dos clientes. Na semana passada, lançamos um relatório de atualização de varejo e-commerce, onde elegemos a Americanas (AMER3) como top pick do setor. Que tal conferir a nossa tese de investimento? (Americanas e Genial)
MRVE3
Capitalização da Resia (antiga AHS) fica para o futuro
O cenário macroeconômico nos Estados Unidos impediu a conclusão da venda de participação da Resia em rodada de captação privada. O processo de captação vinha andando bem, mas será postergado pela desaceleração intensa do mercado de capitais americano. A venda de stake na Resia faz parte da nossa tese de destrave de valor para as ações da MRV, que já não acontecerá tão cedo. Ainda assim, vemos o arrefecimento na inflação, melhorias no uso do FGTS para o CVA e na situação macroeconômica brasileira, além de valuation descontado como motivos suficientes para manter a recomendação de compra para os papéis. (MRV e Genial)
OIBR3
Juiz da RJ concede liminar e adia o pagamento para a Oi
O juiz Fernando Viana, que conduz a recuperação judicial da Oi, concedeu liminar à Claro, TIM e Vivo prorrogando o prazo para que as três façam o deposito de R$ 1,52b aos cofres da Oi, estendendo de 48 horas para 10 dias. O prazo foi prorrogado principalmente por razoabilidade, já que os valores envolvidos são de grande porte e sua disponibilização em apenas 2 dias é dificultada. (Telesíntese e Genial)
BOLSAS
Mais Concorrência?
O Mubadala Capital, fundo de investimentos do Emirados Árabes Unidos, está liderando uma rodada de investimentos de R$ 550m na CERC. A empresa realiza principalmente o registro de ativos financeiros, além de projetos menores na concessão de crédito e infraestrutura de tokenização de ativos. Concorrentes da empresa são a B3, CIP e Tag (da Stone). Nomes com expertise nesses mercados estão apoiando o desenvolvimento da empresa, como Marcelo Maziero (ex-conselheiro da Cetip) e Fernando Pontes (ativo no mercado de serviços para FIDCs). (Brazil Journal e Genial)
VIVT3
Lançamento da loja online de equipamentos
A Vivo Empresas lançou uma plataforma para comércio de equipamentos para pequenos e médios negócios, a iniciativa faz parte de sua estratégia de se aproximar ao público corporativo, com foco na venda de smartphones, notebooks, desktops, roteadores e acessórios de informática, para se tornar seu principal canal de distribuição empresarial. (Telesíntese e Genial)
BANCOS
Concentração bancária caindo forte, mas de forma artificial…
O Banco Central disponibilizou ontem o Relatório de Economia Bancária, no qual mudou sua metodologia no cálculo da concentração bancária: o Santander passou a não entrar na conta dos maiores bancos para cálculo do índice, onde apenas o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú são inclusos. Sendo assim, a concentração bancária caiu de 67,9% para 59,3% (-8,6 pp). (Valor e Genial)
De olho na economia
Pesquisas começam a mostrar um segundo turno mais apertado
A primeira pesquisa Genial/Quaest referente ao segundo turno das eleições presidenciais mostra números relativamente positivos para o Presidente Bolsonaro. Segundo a pesquisa, a avaliação positiva do governo subiu 4 pontos de porcentagem, enquanto a negativa caiu 3 pontos de porcentagem. Com isto a diferença ficou em 3 pontos de porcentagem (38% versus 35%), a menor desde o início da pesquisa em julho de 2021, ainda que dentro da margem de erro.
Também pela primeira vez desde o início da série histórica, a porcentagem de eleitores consultados que avaliam que o Presidente merece um segundo mandato suplantou a porcentagem que avalia que ele não merece um segundo mandato (50% versus 48%), também dentro da margem de erro. Entretanto, o crescimento da avaliação positiva está fora da margem de erro (seis pontos de porcentagem).
Os dados referentes ao desempenho da economia são também positivos para o Presidente. A proporção dos eleitores que consideram que a economia melhorou no último ano passou de 29% para 34% do total, enquanto os que avaliam que piorou caiu de 44% para 41%. Ao mesmo tempo, 74% dos eleitores esperam uma melhora na economia no próximo ano e inflação e desemprego deixaram de ser considerados os principais problemas do país.
No que se refere às intenções de voto nos dois candidatos, a comparação entre a última pesquisa antes do primeiro turno e a atual também aponta para redução da vantagem do ex-Presidente Lula. Enquanto na última pesquisa antes do primeiro turno a diferença era de 11 pontos de porcentagem (51% contra 40%), na pesquisa atual esta diferença caiu para 7 p.p. (48% a 41%). Esta redução da diferença ocorre principalmente no Nordeste, onde o Presidente Bolsonaro mostra um aumento de 7 p.p. e o ex-Presidente Lula cai 9 p.p. Os primeiros sinais são de que estamos caminhando para um segundo turno bastante competitivo.
Renda Fixa
Com o cenário externo negativo, a curva de juros americana subiu suas taxas com o risco de recessão, além de mais uma alta no preço do petróleo e valorização do dólar, os juros futuros se elevaram levemente, deixando de lado a deflação do IGP-DI, que seria positivo para o fechamento das taxas.
Hoje a atenção vai ao payroll norte americano, que pode impactar os preços caso saia um número maior que o esperado pelo mercado.
Cripto
Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.