Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 31 de Maio às 10:42:54

Crédito: O pior já passou?

  • Ibovespa

    108.967

    (-1,24%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    27.065

    (-3,00%)

    Mercado 24h

  • S&P 500

    4.197

    (-0,20%)

    Futuro

  • Dólar

    5,04

    (0,48%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    14.333

    (-0,15%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    3,65

    (-1,23%)

    Mercado 24h

Apesar de desacelerar a concessão de crédito, inadimplência continua em alta

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Itaú (ITUB4), Taesa (TAEE11), Aes Brasil (AESB3) e Direcional (DIRR3).

Expresso Bolsa

O Ibovespa encerrou a terça-feira em baixa de -1,24%, alcançando os 108,9k. Na última sessão, o principal índice da bolsa brasileira foi afetado negativamente pelos papéis relacionados às commodities. Tanto o minério de ferro, quanto o barril de petróleo tiveram um dia de queda, o que influenciou negativamente ativos com grande peso no Ibovespa. Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3/PETR4) ficaram entre os destaques negativos do dia.

Novos relatórios

Relatório de Crédito | Abr/23: Inadimplência não dá alívio e crédito desacelera

Construtoras: Atualização de Preço-alvo #1

O que aconteceu no mercado?

TAEE11
Liberação parcial de Sant’Ana

A Taesa recebeu os Termos de Liberação do NOS para instalações do empreendimento Sant’Ana Transmissora de Energia. Documentos retroativos às datas de energização este mês adicionam cerca de R$28M de Receita Anual Permitida, 36% da RAP do projeto. (Taesa e Genial)

Nossa visão: A notícia é positiva para o case, ao trazer um aumento na RAP da empresa, ainda que não represente um incremento significativo em relação a RAP total da companhia.

AESB3
Renuncia da CEO

A companhia informou que sua CEO, Clarissa Della Sadock, renunciou ao cargo por motivos pessoais. Clarissa continua no cargo até 30 de junho, e enquanto a companhia inicia o processo para achar uma nova pessoa para o cargo, o atual vice-presidente, Rogerio Pereira Jorge, deve assumir as funções. (Aes Brasil e Genial)

Nossa visão: Apesar de a notícia ser negativa, a atual situação da empresa, com um pipeline expressivo de investimentos contratado e uma estratégia bem definida para o futuro, deve mitigar o efeito da saída da CEO.

CARTÕES
Conversa com SumUp: preços mais competitivos

Conversamos ontem com a SumUp. A empresa vem reduzindo os preços cobrados nas maquininhas (MDR) desde o começo de 2023 no segmento de pequenos lojistas (nano merchants) onde a Pagbank, Mercado Livre e Stone são fortes. A SumUp também pretende subir na pirâmide de clientes e começar a atacar clientes maiores (S&MB) com novos produtos e serviços. (SumUp e Genial)

Nossa visão: Aparentemente o segmento de nano merchants (long tail) está ficando mais competitivo, o que tende pressionar as margens. Verificamos que algumas adquirentes vêm acompanhando a prática de redução de preços.

CONSTRUTORAS
Fim do monopólio da Caixa

O relator da MP do MCMV, assinada em fevereiro, vai incluir a possibilidade de outros bancos atuarem no programa. Atualmente, o único operador do MCMV é a Caixa. O texto da MP deve ser apresentado hoje e precisa ser votado até dia 16/jun (120 dias após tramitação), quando expira. (Globo e Genial)

Nossa visão: A Caixa opera o MCMV desde 2009 e sempre o fez com excelência, garantindo às construtoras o repasse na planta, que é um dos maiores diferenciais do programa. Outros bancos privados já tentaram oferecer modalidades de crédito com repasse na planta, mas a ideia nunca deslanchou. Mesmo com a possibilidade de novos operadores, vemos pouco benefício em acabar com o monopólio da Caixa e também pouco apetite por parte dos bancos em participarem, visto o baixo spread do programa. Além disso, com a atual votação da mudança da rentabilidade do FGTS no STF, uma das alternativas para manter a viabilidade do MCMV seria diminuir a remuneração do(s) agente(s) operador(es), adicionando risco para os bancos que pensarem em atuar no programa.

SAÚDE
Crise nas operadoras afeta os hospitais

Os hospitais privados estão adiando investimentos em instalações e equipamentos, devido a descredenciamentos seletivos e aumentos nos prazos de pagamento pelas operadoras. Segundo a Anahp, as glosas, que são as recusas nos pagamentos por parte das operadoras, subiram em média de 3,7% da receita líquida dos hospitais em 2021 para 4,5% em 2022. (Valor e Genial)

Nossa visão: O mercado de planos de saúde tem sido pressionado por aumento nos custos de sinistro, como as empresas do setor de saúde apresentam uma relação simbiótica, essa pressão também está refletindo para os prestadores de serviço. Grandes players, como Rede D’Or, possuem maior poder de barganha para navegar esse cenário.

De olho na economia

Crédito: O pior já passou?

Em abril, o saldo das concessões de crédito apresentou queda de 0,9% na comparação mensal e de 11,1% em 12 meses, décimo primeiro mês de contratação. No que diz respeito às modalidades, o crédito livre apresentou retração de 0,3% enquanto o direcionado avançou 0,2% nas comparações mensais. Tal resultado aponta para um processo gradativo de desaceleração conforme esperado pelo patamar restritivo da política monetária, descartando riscos de rupturas.

No que diz respeito ao público, o saldo de crédito às pessoas físicas aumentou 0,2% enquanto às pessoas jurídicas retraiu 0,6% na comparação mensal. Nesse sentido, embora o indicador tenha apresentado variação positiva, vale destacar o aumento da inadimplência das famílias e a piora qualitativa do perfil de crédito, exemplificada pelo aumento do saldo de crédito rotativo.

Além disso, salienta-se o aumento da taxa de operação de crédito para 32,2% a.a., com destaque para aumento para pessoa física (37,7% ante 37,1%) e diminuição para pessoa jurídica (21,3% ante 21,5%). Ainda que a Selic esteja estável, os spreads cobrados às pessoas físicas aumentaram, indicando uma deterioração das taxas de inadimplência, que se encontram em 6,2%, o pior nível desde outubro de 2016.

Por fim, o BC encontra-se em uma posição desafiadora. Por um lado, o aumento da Selic para combater a inflação subjacente pode acelerar a deterioração dos parâmetros apresentados anteriormente, mas a sua diminuição pode descredibilizar a autoridade monetária em um cenário de atividade mais resiliente do que o previsto.

Renda Fixa

A depreciação do real frente ao dólar ontem teve pouco efeito nos juros futuros, que encerraram em leve queda em todos os vencimentos dos DIs, com os prêmios de risco esvaziados pelo IGP-M, pelo viés deflacionário do petróleo e pelo forte recuo dos yields das treasuries.

Mais Sobre Renda Fixa

Cripto

Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.

Quero Acessar O Genial Analisa

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações