Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Cielo (CIEL3), Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), Santander (SANB11), Modal (MODL3), XP (XPBR31), Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e EDP Brasil (ENBR3).
Expresso Bolsa
O Ibovespa encerrou a segunda-feira em alta de +0,27%, alcançando os 117,3k. O principal índice da bolsa brasileira teve seu sétimo pregão consecutivo de alta. Mesmo em meio a um dia negativo para commodities, o Ibovespa se sustentou no território positivo, puxado por Petrobras (PETR3/PETR4) se valorizando +1,27%/+1,75%. Já no cenário externo, o mercado está apreensivo com a reunião do comitê de política monetária dos EUA dessa semana, que decidirá sobre a manutenção da taxa de juros.
Novos Relatórios
Cielo (CIEL3) | Mudança do ISS Municipalidade: Decisão do STF deve melhorar o lucro em 11%
Selic abaixo de 10% a.a. em 2024? | Tudo Sobre Renda Fixa
Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) | Passagens aéreas mais baratas?
Atualização de cenário – PIB | um copo meio cheio, porém ainda meio vazio
O que aconteceu no mercado?
SANB11
Decisão de PIS e COFINS
Ontem, foi julgado pelo STF a decisão de incidência de PIS e COFINs sobre receita financeira, no período de 1998 a 2014 com base na lei 9.718/98, que dita que os impostos devem incidir sobre o faturamento da companhia. O valor supostamente devido pelo Santander seria de R$ 4,5b. O banco ressalta que após a lei 12.973/2014 que modificou a lei de 1998, recolhem PIS e COFINS de forma integral, não havendo qualquer discussão a partir de então. (Santander, Gov.br e Genial)
Nossa visão: No 1T23, o Santander realizou uma reversão de provisões de riscos fiscais no total de R$ 4,2b, já que a probabilidade de incidência havia sido alterada para possível (não requerendo o provisionamento) e usou o montante com provisões de crédito de liquidação duvidosa para reforço de balanço no mesmo montante da reversão. Provavelmente, segundo a decisão do STF, terá que constituir novamente as provisões fiscais. De acordo com a Febraban, seis dos 15 maiores bancos aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal (sem discussão na Justiça), por isso não possuem os valores contingenciados. São eles: BB, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Citibank, Safra e Votorantim.
MODL3
BC aprova incorporação pela XP
O Modal comunicou que o Banco Central aprovou a incorporação do banco pela XP. Agora, os demais passos necessários para a conclusão da operação serão oportunamente divulgados pelo Modal.
Nossa visão: Após aproximadamente um ano e meio do anúncio da aquisição, acreditamos que a incorporação é benéfica para ambas as empresas, finalmente deixando as empresas trabalharem em potenciais sinergias e impulsionarem os clientes do Modal.
PCAR3
Saída de VP
O vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores do GPA deixará a empresa após 7 anos acompanhando a empresa em diversos processos de transformação. Guillaume Gras se desligará em 31/07/23, após a divulgação dos resultados do 2T23 e irá assumir novo cargo no grupo francês Casino. Rafael Russowsky, atual membro do Conselho de Administração, assumirá o cargo, trazendo sua experiência no setor financeiro e de varejo. (GPA e Genial)
ENBR3
Conselho de Administração aprova oferta pública para fechamento de capital com cancelamento de registro de companhia aberta e saída do novo mercado. Oferta deve ocorrer no próximo dia 11 de Julho. (Energias do Brasil e Genial).
SAÚDE
Reajuste dos planos individuais anunciado
A ANS autorizou um reajuste máximo de 9,63% para 2023 (vs. 15,5% para 2022) nos planos de saúde individuais e familiares, afetando cerca de 8 milhões de beneficiários. O percentual é válido para o período entre maio de 2023 e abril de 2024 e leva em consideração a variação das despesas assistenciais e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Nossa visão: O reajuste veio levemente abaixo de nossas expectativas de 10% – 11%. A saúde financeira das operadoras de saúde está em um momento crítico, com os agentes do setor sofrendo pelo aumento das despesas assistências. Acreditamos que somente o reajuste do ano de 2023 ainda não seja suficiente para regularizar as contas das companhias do setor, mesmo com o reajuste sendo acima dos indicadores de inflação para o período. Como reflexo dessa dinâmica, estão sendo observados nos outros tipos de contratação, como nos planos coletivos empresariais, reajustes na casa dos 20%, que devem se manter altos também em 2024.
De olho na economia
É a política monetária fazendo efeito!
As condições para o início do processo e queda da taxa SELIC pelo Banco Central do Brasil começaram a se materializar. Após a desaceleração dos núcleos da inflação, da inflação de serviços e de serviços subjacentes, no IPCA-15 e no IPCA de maio, a pesquisa Focus desta semana começa a mostrar uma queda nas expectativas para a inflação também nos horizontes mais longos.
Segundo a Focus, as expectativas para a inflação em 2023 e 2024 continuaram em trajetória de queda. A expectativa para 2023 caiu de 5,69% para 5,42%, e para 2024 foram de 4,12% para 4,04%. A novidade da semana foi a queda das expectativas para a inflação nos horizontes mais longos. Para 2025 as expectativas passaram de 4,0% para 3,90% e para 2026 também caíram de 4,0% para 3,88%. Elas continuam muito acima das respectivas metas, mas é o primeiro sinal de reancoragem das expectativas para a inflação nestes horizontes, o que é uma pré-condição para a retomada do processo de queda da SELIC pelo Banco Central.
A manutenção das metas para a inflação na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), neste mês, pode ser determinante para manter a trajetória de queda das expectativas para a inflação e, desta forma, acelerar o processo de redução da taxa SELIC. Em um cenário de desaceleração dos núcleos e expectativas caminhando para as respectivas metas, o início deste processo poderia ser antecipado para setembro de 2023 (ou até mesmo agosto, dependendo dos dados), um trimestre antes do que esperávamos. É a política monetária contracionista, que foi viabilizada com a autonomia do Banco Central, fazendo efeito!
Renda Fixa
Com a divulgação da pesquisa Focus, vimos a inflação desacelerar tanto nos horizontes curtos quanto nos mais longos. Com isso, vemos uma queda na SELIC começando a se concretizar, com os DIs curtos caindo mais de 20bps e quedas mais acentuadas nos próximos vencimentos.
Mais Sobre Renda Fixa
Cripto
Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.