Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Magazine Luiza (MGLU3), C&A (CEAB3), Banco do Brasil (BBAS3) e Even (EVEN3).
Expresso Bolsa
O Ibovespa fechou a terça-feira em baixa de -0,26%, alcançando os 109,9k. No cenário externo, os PMI’s da União Europeia e Reino Unido, índices de gerentes de compras, que medem a atividade de um setor específico, demonstraram desaceleração da manufatura e fortalecimento do setor de serviços, o que preocupou o mercado. Já no cenário local, o aguardo continua para a votação da proposta do novo arcabouço fiscal, a qual deve acontecer nos próximos dias.
Novos relatórios
Varejo em Foco | Revelando os Desafios e Números do 1T23
O que aconteceu no mercado?
CEAB3
Otimização de estoque e logística
A C&A fechou um acordo com a Palantir para utilizar sua plataforma de operações, baseada em inteligência artificial, no gerenciamento de estoque e logística. A plataforma consegue simular a cadeia logística completa da empresa, antecipando cenários e riscos, ajudando na tomada de decisões e respostas aos impactos na cadeia de suprimentos. O diretor de planejamento e inteligência de negócio da C&A destaca o aumento das vendas de produtos que estavam em estoque e a redução de estoques desnecessários entre os ganhos para a companhia. (Valor e Genial)
FRIGORÍFICOS
Frigorífico da Minerva é habilitado a exportar para os EUA
Um frigorífico da Minerva, em Mato Grosso, foi habilitado a exportar carne in natura para os EUA. A unidade passou por uma auditoria que certificou que ela atende os requisitos do Food Safety and Inspection Service, órgão americano responsável por assegurar a segurança dos alimentos. Assim, a companhia agora possui 8 unidades habilitadas. (Valor e Genial)
Nossa visão: Vemos esta notícia com bons olhos. Com o ciclo do gado negativo nos EUA, acreditamos que os EUA devam aumentar as importações de países em que os custos de produção de carne bovina estejam menores, como o Brasil (ciclo do gado positivo). Com mais plantas habilitadas, a Minerva deve se beneficiar desse movimento.
BBAS3
Eleição de Administradores
O Banco do Brasil elegeu seis novos administradores, que já haviam sido indicados no começo do mês. Gustavo Braz foi eleito para o cargo de Vice-Presidente de Agronegócios, Pedro Bramont para Diretor de Soluções de Meios de Pagamentos e Serviços, Rosiane Barbosa para Diretora de Controladoria, Kamillo Tononi para Diretor Comercial Varejo, João Fruet para Diretor Corporate e Investment Bank e Larissa Novais para Diretora de Clientes Varejo MPE e PF. (Banco do Brasil e Genial)
Nossa visão: Os indicados são funcionários de carreira do banco ou já trabalharam na instituição, além de possuírem experiência na área de atuação e formação profissional adequada. Isso minimiza os impactos da constante troca de executivos toda vez que o CEO do banco muda.
EVEN3
Dança das cadeiras
O atual CEO da Even, Leandro Melnick, deixará o cargo e passa a atuar como presidente do conselho da Even e CEO da Melnick. O novo CEO da Even será Márcio Moraes, que era membro do conselho da Even e CEO da RFM (empresa que atua em joint-venture com a Even). A RFM conta com um novo CEO também: José Romeu Neto, co-fundador da construtora. Além disso, Juliano Melnick assumirá o cargo de CFO da Melnick com a saída de Carlos Wollenweber. (Valor e Genial)
AUTO
Reajuste no piso do frete
A ANTT revisou os valores dos pisos mínimos de frete para transporte rodoviário. Na média, os preços foram reduzidos em 2,77%, a depender do tipo de operação. O gatilho para tal redução foi a queda de 5,7% no preço do Diesel, visto que, por lei, qualquer queda maior que 5% no combustível implica no reajuste da tabela. (ANTT e Genial)
Nossa visão: O fato é positivo principalmente para JSL, que terá uma redução nos custos do seu segmento Asset Light, algo que poderá se traduzir em um aumento marginal de rentabilidade.
AUTO
O impasse do carro popular continua
As negociações entre o governo e as montadoras para a volta do carro popular continuam. Algumas das medidas que podem ser anunciadas no próximo dia 25 incluem redução do IPI e ICMS, além da utilização do FGTS para a compra de veículos, algo que até o momento só existe para compras habitacionais. (Estadão e Genial)
Nossa visão: Seguimos com nosso posicionamento de que o pacote será benéfico para o consumidor e para a indústria, mas misto para o setor de locação. Mesmo comprando carros mais baratos, podemos ver uma maior pressão na margem de seminovos devido à maior oferta de carros a preços relativamente mais baixos.
De olho na economia
Prévia do PMI: Atividade de EUA e Europa em sentidos opostos
A leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto dos EUA para maio apontou para ganho de força da expansão da atividade econômica, com o indicador indo de 53,4 para 54,5 pontos. O valor surpreendeu positivamente o mercado, que projetava queda para 51,7 pontos. Para compor o resultado, o PMI do setor de serviços teve novo avanço, indo de 53,6 para 55,1 pontos, maior patamar em treze meses, embalado pela extensão do aumento da demanda no pós-pandemia, especialmente beneficiado por viagens e lazer. Em contrapartida, houve retorno a patamar de retração do setor industrial, com o PMI passando de 50,2 para 48,5 pontos. Os fabricantes seguem sendo penalizados pela mudança do perfil de consumo da população, o que se reflete em menor demanda e mais estoques.
Do outro lado do Atlântico, há uma dinâmica diferente. Ambos os setores colaboraram para a queda do PMI composto na Zona do Euro. O indicador caiu de 54,1 para 53,3 pontos em maio, o nível mais baixo em três meses e menor que o consenso de mercado. O setor de serviços apontou queda de 56,2 para 55,9 pontos, ainda que fosse esperada uma queda maior (para 55,7 pontos). Já para o setor industrial o recuo foi de 45,8 para 44,6 pontos na mesma comparação, o menor nível em 36 meses. Nesse caso houve uma grande decepção, uma vez que era esperado aumento para 46 pontos. Assim, com uma tendência semelhante aos EUA, o setor manufatureiro se coloca como um desafio ao ímpeto da economia como um todo, sendo que os serviços já demonstram maior perda de fôlego. Com os preços ainda subindo acentuadamente e as famílias endividadas tendo que pagar custos de empréstimos mais altos, o crescimento geral da demanda diminuiu acentuadamente.
Renda Fixa
Juros futuros fecham mais de 10 pontos na parte longa da curva, impulsionados pela perspectiva positiva na votação do arcabouço fiscal, que acabou sendo aprovado ontem à noite. Outro fator que contribuiu com a queda nos foi a baixa nos yields das Treasuries, diante do impasse prolongado do teto da dívida nos EUA.
Mais Sobre Renda Fixa
Cripto
Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.