Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 27 de Novembro às 09:46:31

Greve na Amazon?

  • Ibovespa

    125.517

    (-1,05%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    37.085

    (-0,64%)

    24h

  • S&P 500

    4.559

    (0,06%)

    Fechamento

  • Dólar

    4,90

    (0,00%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    16.004

    (-0,10%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    4,47

    (-0,20%)

    Mercado 24h

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), Grupo Mateus (GMAT3), Simpar (SIMH3), Petrobras (PETR4), Eneva (ENEV3), Eletrobras (ELET3), Amazon (AMZO34), Americanas (AMER3) e Itaúsa (ITSA4).

Expresso Brasil e Mundo

Ibovespa: Fechou o último pregão da semana em queda, após um dia de menor volume dado feriado nos EUA. O índice teve uma semana positiva, valorizando 0,6% no período. Na última sessão a maior parte dos papéis fechou no negativo, com as ações das varejistas figurando entre as maiores perdas.

Juros futuros: Têm leve recuo, com destaque para o meio da curva, em decorrência do veto de Lula à desoneração da folha de pagamentos.

Mundo: Bolsas europeias e futuros dos EUA têm baixa moderada com indicador de lucros industriais da China, que mostrou desaceleração; yields dos treasuries sobem e o índice dólar opera de lado.

Minério de ferro: Recua nesta segunda-feira, após a mais longa série de ganhos semanais desde janeiro, sob novas advertências de Pequim sobre a alta recente de preços.

Petróleo: Cai pelo quarto dia enquanto os operadores aguardava a reunião da Opep+, adiada para esta semana, e com o risk-off nos mercados.

Em Destaques

CSN & CMIN | Resultado 3T23: Todo pró tem seu contra

Simpar (SIMH3) | Nossas impressões sobre o investor day

Grupo Mateus (GMAT3) | Reunião com CFO

Economia

O veto integral do Presidente Lula ao projeto de lei aprovado pelo Congresso mantendo a desoneração da folha de salários de 17 setores da economia até 31 de dezembro de 2027, foi um dos principais assuntos da semana passada. O Projeto de Lei substitui a contribuição de 20% sobre os salários, para a previdência social, por um imposto sobre faturamento que varia entre 1,5% a 4,5%, dependendo do setor de atividade.» Leia o Relatório Completo

Novos Conteúdos

Ações

Petrobras (PETR4) | PE 24-28: Destaques da Coletiva com a imprensa!

Expresso Bolsa Semanal: Feriado nos EUA reduz liquidez global

Ações

ENEV3
Fusão com a Vibra

A Eneva enviou para Vibra uma proposta de fusão das operações de ambas as empresas. Caso a proposta avance, a empresa resultante seria dividida quase que igualmente entre ambas as bases acionárias. O evento tende a ser positivo para ambos os nomes tendo em vista a complementariedade de negócios e eventuais sinergias a serem destravadas (Valor e Genial).

ELET3
Incorporação de Furnas

Empresa anunciou que na próxima AGE do dia 29/11 discutirá incorporação de Furnas, atual subsidiária da empresa. Tal evento tende a simplificar a estrutura societária da empresa e parte fundamental do processo de turnaround da empresa. (Valor e Genial).

AÉREAS
Era bom demais para ser verdade…

O Ministério de Portos e Aeroportos deu mais 15 dias para as companhias aéreas apresentarem propostas de redução nos preços das passagens. O adiamento visa permitir que as empresas elaborem medidas contra os preços considerados abusivos pelo governo. Julgamos o fato negativo, pois pode atrapalhar o processo de reestruturação das empresas em um ambiente de tarifa favorável. (CNN e Genial).

AMZO34
Greve na Black Friday

Trabalhadores da Amazon entraram em greve em mais de 30 nações, como os Estados Unidos, Alemanha e Itália, nesta sexta-feira (24 de novembro de 2023), coincidindo com o dia da Black Friday. Essa greve será seguida por manifestações que se estenderão até a Cyber Monday, na segunda-feira (27 de novembro). (Valor e Genial).

AMER3
Acordo vinculante com credores

A Americanas anunciou a assinatura de um acordo vinculante de suporte ao plano de recuperação judicial (PSA) com credores que representam mais de 35% da dívida da companhia. Além dos credores que assinaram o PSA, outros credores expressaram interesse em apoiar o Plano de Recuperação Judicial (PRJ), aumentando o percentual para mais de 50% da dívida. O acordo inclui condições diferenciadas de pagamento para fornecedores, aumento de capital, destinação de recursos para pagamento de credores e a eleição de uma nova chapa para o conselho de administração. A empresa busca obter ampla aprovação na assembleia geral de credores marcada para 19/12/2023. (Americanas e Genial).

ITSA4
Desalavancagem

A Itaúsa irá realizar o resgate antecipado da totalidade das debêntures da 1ª série da 5ª emissão, com desembolso de R$ 1b. O resgate é decorrente da estratégia de desalavancagem utilizando os recursos das vendas das ações da XP. (Itaúsa e Genial).

CAIXA
Desenrola reduz inadimplência

A Caixa anunciou que teve uma redução na inadimplência, ficando em 2,59% em out/23 (vs 2,67% em set/23 e 2,83% em ago/23). A vice-presidente de riscos, Henriete Bernabé, atribui essa diminuição em parte ao impacto positivo do Desenrola. Segundo ela, o programa incentivou os clientes a procurarem a Caixa para renegociar dívidas, mesmo que não se enquadrassem nos critérios específicos do Desenrola. (Valor e Genial).

LOCADORAS
Serviço de Assinatura em Alta

O número de usuários de serviços de assinatura de carros no Brasil dobrou nos últimos três anos, com um aumento de 31,2% nos últimos 12 meses, totalizando 160k assinaturas em 2023, em comparação com 80k em 2020. O serviço registrou 731k diárias contratadas até outubro de 2023, representando um aumento de 3,83% nos últimos 12 meses. Esperamos que o segmento de assinatura continue crescendo, sendo cada vez mais representativo para as empresas do setor de locação. (CNN e Genial).

PETR4
Desistência da venda da Lubnor

Petrobras comunica suspensão da venda da refinaria Lubnor e ativos relacionados devido ao não cumprimento de condições precedentes dentro do prazo. Achamos o evento negativo por se tratar de um segmento de negócio interessante, mas que pode ser utilizado para subsídio de preços de combustíveis e derivados pela Petrobras dentro do Brasil. A venda desses ativos limitaria o potencial do governo usar a estatal para esse tipo de fim (Petrobras e Genial).

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações