Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 30 de Setembro às 09:05:00

💎 IPO de luxo

  • Ibovespa

    107.664

    (-0,73%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    19.527

    (0,43%)

    Mercado 24h

  • S&P 500

    3.640

    (-2,11%)

    Futuro

  • Dólar

    5,39

    (0,03%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    11.316

    (0,78%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    3,64

    (-1,41%)

    Mercado 24h

Porsche supera mau humor das bolsas e emplaca maior IPO da Europa em uma década 

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Vale (VALE3), Aeris (AERI3) e Meta (M1TA34).

Expresso Bolsa

A bolsa terminou a quinta-feira em baixa de 0,73%, alcançando os 107,6k. Dados de auxílio-desemprego nos EUA abaixo da expectativa reforçaram as preocupações com a inflação americana, o que culminou em um dia negativo para as bolsas em Nova Iorque e o movimento foi acompanhado pelo índice brasileiro. Os destaques de alta no dia foram: Itaú (ITUB4) +1,49%, Eneva (ENEV3) +1,33% e Itausa (ITSA4) +1,26%. Já as maiores baixas foram: Azul (AZUL4) -8,78%, Gol (GOLL4) -8,17% e Americanas (AMER3) -7,41%.   

Novos relatórios

💦 Saneamento | Existe a possibilidade de ganhos explosivos nas empresas do setor?
Os resultados das pesquisas eleitorais indicam a reeleição do governador Romeu Zema no estado de Minas Gerais. Quais os impactos do evento para case da Copasa?

O que aconteceu no Mercado?

VALE3
Vale continua a desconstruir suas barragens por segurança

Com a conclusão de mais 3 obras de descaracterização, a companhia já eliminou 12 estruturas das 30 previstas no programa de descaracterização de barragens de 2019, com ações ou obras já em andamento para todas as demais estruturas. A descaracterização das barragens é muito importante para a Vale, principalmente vista as tragédias de Mariana e Brumadinho; descontruir as barragens custa caro, mas significa uma redução relevante de riscos operacionais da companhia. (Vale e Genial)

BANCOS
A briga pelos Tags

Com o avanço das concessões e busca de comodidade na mobilidade urbana existe uma expectativa de um aumento na demanda por pagamentos automáticos em pedágios e em estacionamentos. O Itaú e Porto adquiriram a ConectCar que tem hoje quase 2 milhões de clientes, sendo 800 mil da tag do Itaú. A ConectCar conta com mais de 1.200 estacionamentos na plataforma, além de 75 rodovias com pedágios. Por outro lado, o Bradesco e o Banco do Brasil criaram a Veloe, que afirma ter 15% do mercado, atrás apenas da Sem Parar. A Veloe busca a expansão das linhas de negócio, como por exemplo, em serviços tanto via white label, quanto com a própria marca. (Estadão e Genial)

AUTOMÓVEIS
Porsche na bolsa: segundo maior IPO da Alemanha

O IPO da icônica montadora de carros esportivos levantou U$ 9,1b em meio a crise que assola a Europa. A Porsche foi avaliada em U$ 73b. Para efeito de comparação, antes da transação o valor de mercado da Volkswagen, sua controladora, era de U$ 84b, incluindo as dez marcas do grupo (Audi, Lamborghini, Porsche, entre outras). Em outras palavras, o IPO destravou valor para o conglomerado. (Broadcast, Brazil Journal e Genial)

M1TA34
Congelando contratação

A Meta (dona do Facebook) anunciou que está congelando a contratação de novos funcionários e alertou sobre uma reestruturação de seu quadro de colaboradores. (Broadcast e Genial)

AERI3
Siemens Gamesa fará rodada de demissões

A Siemens Gamesa anunciou o próximo passo na implementação de seu novo modelo operacional e que faz parte do programa de estratégia chamado de Mistral, cuja promessa é a de liberar todo o potencial da empresa e possibilitar o crescimento lucrativo no longo prazo por meio de uma estrutura simplificada e enxuta. Essa etapa aponta para uma redução de 2.900 vagas de emprego. De acordo com o comunicado, a revisão organizacional foi iniciada para identificar sinergias entre várias funções e para ajustar a pegada de fabricação e a capacidade para atender às demandas do mercado, além de se fortalecer em áreas em mercados líderes para capitalizar sua posição offshore. (Canal Energia e Genial)

De olho na economia

Reforma Trabalhista e o aumento do emprego formal
Os dados do mercado de trabalho na economia brasileira continuam a mostrar um excelente desempenho, principalmente no que se refere ao emprego formal. O CAGED divulgado ontem mostrou a geração de 278,6 mil empregos formais e 1,853 milhão em 2022, até o mês de agosto.

O setor serviços tem sido o de maior dinamismo, mas todos os setores de atividade têm gerado empregos formais. No mês de agosto, dos 278,6 mil empregos formais gerados na economia brasileira, 136,5 mil o foram no setor de serviços, 52,7 mil no setor industrial, 41,9 mil no comércio, 35,2 mil na construção civil e 7,7 mil na agropecuária.

Nossa avaliação é que, além do crescimento da economia, o aumento da formalização está relacionado a mudanças introduzidas pela legislação trabalhista aprovada em 2017 e pela manutenção do valor real do salário mínimo nos últimos quatro anos. No que se refere à Reforma Trabalhistas, dois pontos são importantes. Primeiro, a criação da sucumbência (caso o trabalhador perca a demanda, terá de ressarcir o empregador de parte dos gastos por ele incorridos) e a possibilidade de desligamentos via acordos entre empregadores e empregados. Com isto, diminuiu o número de demandas oportunistas na Justiça do Trabalho e o número de desligamentos feitos por acordos atingiu 224,5 mil nos últimos 12 meses. O resultado foi uma diminuição do custo de formalização do emprego no país.

Renda Fixa

Foi recebido com certa surpresa pelo mercado o comentário do presidente do BC de que, “usando a curva do Focus com corte da Selic em junho, mostramos que a gente atinge nossos objetivos (inflação)”.

Mas nem todo mundo comprou o timing sinalizado por Campos Neto na coletiva para comentar o RTI, e as curvas de juros fecharam o dia em leve queda em todos os vencimentos.

Hoje saem o PCE de agosto nos EUA e o CPI da zona do euro, dados importantes para acompanhar o nível da inflação global, o que impacta direto nos juros.

Cripto

Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações