Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Ambev (ABEV3), Itaú (ITUB4), Eletrobrás (ELET3), Light (LIGT3), Randon (RAPT4) e Oi (OIBR3).
Expresso Bolsa
O Ibovespa encerrou a quarta-feira em baixa de -2,12%, alcançando os 103,9k. Na última sessão, o mercado reagiu aos detalhes do novo arcabouço fiscal e ao dados de inflação no exterior. No Reino Unido, a inflação ao consumidor acumulada de 12 meses foi de 10,1%, acima da expectativa do mercado de 9,8%. Com isso, criam-se expectativas de que o fim do ciclo de aperto monetário no mundo ainda está longe.
Já no cenário local, o otimismo com o novo arcabouço fiscal parece ter chegado ao fim. O detalhamento do texto da nova regra trouxe estimativas muito otimistas de aumento de receita, exclusão de certos itens da medida fiscal e isenção da União em caso de descumprimento da meta fiscal. Assim, o principal índice da bolsa brasileira teve um dia muito negativo após sua melhor semana do ano, e os efeitos foram sentidos também na desvalorização do real em frente ao dólar, e no aumento da curva futura de juros.
Novos relatórios
Ambev (ABEV3) | Prévia de Resultados 1T23: uma gradual melhora
Relatório FEBRABAN | Qual a expectativa para o crédito em 2023?
Produção Industrial (fev/23) | Contração continua com -0,2% m/m
O que aconteceu no mercado?
BANCOS
Desaceleração no volume de concessão de crédito
Segundo a Febraban, o saldo total de crédito deve crescer +1,1% em março, após dois meses seguidos de ligeira contração. Apesar do avanço, o ritmo de expansão anual deve desacelerar, passando de 12,6% para 12,3%. Ademais, as concessões devem apresentar alta de +22,4% em março, devido ao maior número de dias úteis e da sazonalidade positiva de algumas modalidades. Porém, na visão anual, o volume de concessões deve ter uma desaceleração de 17,0% para 14,7%. (Febraban e Genial)
ELET3
Antecipação Pagamento de Dívida!
Eletrobrás planeja aportar R$ 4b para o pagamento de dívida relativa a usina de Santo Antônio Energia e assumir dívida restante com os demais bancos. (Broadcast e Genial).
LIGT3
Cadê a revisão extraordinária?
Light visa alongar prazos e obter carência em suas dívidas via recuperação judicial caso a atual mediação com a justiça não renda frutos. Entendemos que o processo de revisão tarifária extraordinária está sendo mais desafiador do que o esperado. (Broadcast e Genial).
RAPT4
Mercado de implementos se mostra resiliente
A Randon divulgou sua receita consolidada relativa ao mês de março em R$ 1,04b (+13,9% a/a e +26,8% m/m). Acreditamos que parte do crescimento se deve ao bom desempenho da subsidiária Fras-le, que faturou R$ 327,5m em março (+34,2% a/a e +31,2% m/m). Assim, a Randon totaliza cerca de R$ 2,66b de receita no 1T23 (+7,3% a/a e -6,7% t/t). Em suma, apesar de levemente abaixo de nossas expectativas, ainda assim consideramos o resultado positivo, visto que apesar do cenário de juros, a demanda por implementos se mostra relativamente aquecida. (Randon e Genial)
LIGT3
Cadê a revisão extraordinária?
Light visa alongar prazos e obter carência em suas dívidas via recuperação judicial caso a atual mediação com a justiça não renda frutos. Entendemos que o processo de revisão tarifária extraordinária está sendo mais desafiador do que o esperado. (Broadcast e Genial).
RAPT4
Mercado de implementos se mostra resiliente
A Randon divulgou sua receita consolidada relativa ao mês de março em R$ 1,04b (+13,9% a/a e +26,8% m/m). Acreditamos que parte do crescimento se deve ao bom desempenho da subsidiária Fras-le, que faturou R$ 327,5m em março (+34,2% a/a e +31,2% m/m). Assim, a Randon totaliza cerca de R$ 2,66b de receita no 1T23 (+7,3% a/a e -6,7% t/t). Em suma, apesar de levemente abaixo de nossas expectativas, ainda assim consideramos o resultado positivo, visto que apesar do cenário de juros, a demanda por implementos se mostra relativamente aquecida. (Randon e Genial)
De olho na economia
Na beira do precipício
O governo encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar do novo arcabouço fiscal. A regra prevê crescimento das despesas em termos reais em no mínimo 0,6% no ano e no máximo 2,5%, a depender do crescimento das receitas recorrentes acumuladas em 12 meses até junho do ano imediatamente anterior e do cumprimento da meta de resultado primário.
Na nossa avaliação, o novo arcabouço se mostra insuficiente para estabilizar a dívida pública em um patamar razoável nos próximos anos. Nossas estimativas apontam que sem um aumento da arrecadação a dívida atingiria o patamar 89,4% do PIB brasileiro ao final de 2026, substancialmente acima da projeção de 77,3% divulgada pelas projeções do governo. Dessa forma, torna-se evidente que o governo precisa aumentar suas receitas para cumprir as metas de resultado primário e a trajetória de dívida apresentadas pelo Ministério da Fazenda.
Entretanto, acreditamos que aumentar as receitas não será uma tarefa fácil. O Brasil possui elevada carga tributária, tornando a elevação/criação de tributos um grande desafio. Os episódios recentes marcados pela dificuldade da equipe econômica em aprovar o retorno da cobrança de tributos federais e da tributação do IPI e o revés na discussão em torno da tributação de compras de até US$ 50 de sites no exterior reforçam o nosso ponto de vista. Soma-se a este cenário a expectativa de normalização da arrecadação com receitas extraordinárias que deve ser responsável por uma queda de cerca de R$ 90 bilhões nas receitas primárias.
Embora o projeto entregue tenha ficado em linha com a apresentação do arcabouço feita pelo Ministro Fernando Haddad há 3 semanas, esta não veio sem surpresas. Na nossa avaliação, os principais pontos negativos ficaram por conta da descaracterização do não cumprimento da meta de resultado primário como Crime de Responsabilidade Fiscal, passível de impeachment e o fim da obrigatoriedade do contingenciamento em caso de descumprimento das metas estipuladas. Acreditamos que o fim do enforcement do cumprimento da meta de primário eleva significativamente os riscos de não convergência da dívida no longo prazo. O ponto positivo ficou por conta da inclusão da capitalização dos bancos públicos (aportes no BNDES e na Caixa Econômica Federal) dentro do limite de gastos.
Em suma, avaliamos que as estimativas do governo se mostram inconsistentes ou extremamente otimistas. De acordo com nossas simulações, a trajetória de dívida simulada pelo governo só ocorre sob um cenário de inflação elevada de 7,5%-8,0% entre os anos de 2024-2026 ou a partir de um aumento de carga tributária na ordem de 4,5%-5,0%. Dessa forma, a convergência da dívida será um grande desafio, que de acordo com o nosso cenário deve ocorrer apenas em 2033 no patamar próximo a 95% do PIB, ou seja, na beira do precipício.
Renda Fixa
Plano fiscal piora humor do mercado por exceções ao limite de gastos e afrouxamento de punições no caso de descumprimento, além de incerteza com receitas. Com isso, os juros longos subiram 20 p.p. e os cortes que estavam precificados nos contratos futuros para a Selic, ainda no primeiro semestre, se dissiparam.
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Cripto
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