Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 20 de Abril às 09:07:36

Newsletter - 20/04: PCAR3; USIM5; PRIO3; ASAI3; CRFB3; NFLX34

  • Ibovespa

    115.056

    (-0,55%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    41.899

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    Mercado 24h

  • S&P 500

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  • Dólar

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    Fechamento

  • Nasdaq

    14.205

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    Futuro

  • U.S 10Y Treasury

    2,87

    (-2,41%)

    Mercado 24h

Tem alguém aí???

Expresso Bolsa

O Ibovespa encerrou a terça-feira caindo 0,55% atingindo os 115,06k. O mercado reagiu negativamente às notícias de um possível arrefecimento das siderurgias chinesas e ao menor otimismo com o crescimento econômico da China, com a Vale puxando o índice para o negativo juntamente com as fracas performances dos bancos.

O que aconteceu no Mercado?

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) | Grupo Éxito veste “camisa 10”

O GPA divulgou o release de vendas referentes ao 1T22. Com um eventual ponto de ruptura, devido à reorganização da malha logística após desinvestir em hipermercados, alguns pontos precisam ser destacados aqui:

1️⃣ As unidades de proximidade foram destaques positivos dentro do novo GPA, puxando o indicador “vendas de mesma loja” (SSS) para cima da neutralidade;

2️⃣ As unidades de postos de gasolina e a linha de Outros negócios (referente a linha de aluguéis de galeria) tiveram forte impacto negativo no trimestre. Ambas as linhas são fortemente afetadas pela transição entre a venda das unidades do GPA para o Assaí.

3️⃣ O Grupo Éxito segue vestindo a “camisa 10” do grupo consolidado. Com um crescimento de 21% no SSS (em câmbio constante), os três países latino-americanos seguem entregando um crescimento de vendas acima da inflação.

Usiminas (USIM5) | Resultado 1T22

Mineração. A venda de minério de ferro foi de 1,6 Mt (-17% a/a e -38% t/t). Ela foi afetada em grande medida pelo maior volume das chuvas na região Sudeste 1T22 e às paralisações operacionais que restringiram o acesso às minas e à cadeia logística, o que reduziu o volume minerado para 1,7 Mt (-29,6% vs 4T21). A receita foi de R$ 812m nesse segmento (-12,7% t/t), impactado pela baixa do dólar, menor volume vendido e parcialmente compensado pela alta do preço do minério.

Siderurgia. A empresa apresentou um volume de vendas de aço de 1,1 Mt (-10% a/a e +7% t/t), gerando uma receita de R$ 6,9b em linha com o 4T21.

Transformação do Aço. Receita totalizando R$ 2,1b (+6,9% t/t) com um maior volume de vendas (+11,4% t/t).

Resumo da obra. A receita total foi de R$ 7,8b (+11% a/a e -3% t/t), pressionado por custos maiores sobretudo do carvão e algumas despesas atingindo um EBITDA de R$ 1,5b (-36% a/a e -37% t/t). O lucro foi de R$ 1,3b (+5% a/a e -49% t/t).

PRIO3
Acordo para venda do campo de Manati encerrada
Petrorio anunciou a suspensão da venda da sua fatia no campo de Manati (10%). Tal decisão aconteceu devido a condições precedentes que não foram cumpridas dentro do prazo previsto do contrato. A empresa anunciou que não descarta a realização de novas operações envolvendo o campo de Manati, principalmente devido as perspectivas no mercado de gás natural. (Petrorio e Genial)

ASAI3
O “boost” do atacarejo
Em dados preliminares, o Assaí mostrou uma forte aceleração em sua receita líquida no 1T22, atingindo R$ 11,4b (+21,1% a/a). A cifra foi beneficiada positivamente pela alta performance de suas 32 lojas inauguradas nos últimos 12 meses e, também, pelo desempenho de “mesmas lojas”, cujo indicador SSS avançou 6,7% em comparação anual. Em relação a abertura de unidades, já foram inauguradas 4 lojas orgânicas e é esperado que 40 unidades ex-Extra (das 60 já em posse do atacarejo) sejam inauguradas no 2º semestre deste ano.

CRFB3
Ganhando marketshare
Entre os releases de vendas referentes ao 1T22, o Carrefour teve o maior destaque na comparação anual. Com um SSS consolidado de 8,5%, o Grupo conseguiu observar crescimento em todos os segmentos (Atacadão, Varejo e Banco). Ao nosso ver, o grande destaque vai para as marcas próprias, que ganharam penetração de 6,4pp na base anual, e operação digital, que chegou a escalar +2,5x no período.

BANCOS
Bom ritmo de crescimento
Os bancos projetam um crescimento de 1,2% m/m e 16% a/a na carteira de crédito em março, segundo pesquisa da Febraban. O crescimento no mês deve ser liderado pelo crédito empresas e concessões para famílias. O ritmo de crescimento segue elevado mesmo com cenário macroeconômico mais desafiador com elevação da Selic e inflação pressionada. (Valor e Genial)

NFLX34
Queda de assinantes
As ações da Netflix apresentaram queda de mais de 20% no after market após a empresa registrar uma perda de 200.000 assinantes durante o primeiro trimestre. Esta é a primeira vez que a plataforma relata uma perda de assinantes em mais de uma década. A companhia reportou lucro por ação de US$ 3,53 (vs. US$ 2,89 esperados) e receita de US$ 7,78 bilhões (vs. US$ 7,93 bilhões esperados). Anteriormente, a Netflix disse aos acionistas que esperava adicionar 2,5 milhões de assinantes líquidos durante o primeiro trimestre.

De olho na economia

Um passo em direção à estagnação 🔴

Fontes não identificadas do governo americano afirmaram ontem que o Presidente Joe Biden estaria avaliando a possibilidade de concentrar as compras de todo o material necessário para a execução do programa de US$ 1,3 trilhões de investimento em infraestrutura, recém aprovado pelo Congresso, somente em empresas localizadas dentro dos Estados Unidos.

Seriam utilizadas importações apenas de materiais cuja produção interna não fosse possível ou estivessem disponíveis internamente a preços muito mais elevados que os importados. Segundo a fonte, o objetivo é maximizar os empregos gerados pelo programa de investimentos dentro dos Estados Unidos.

Esta seria uma importante mudança estrutural da política econômica americana. Os Estados Unidos sempre se caracterizaram ao longo de sua histórica por ser uma economia aberta às importações, competitiva e com poucas restrições ao comércio internacional.

Em contraste, os países da América Latina sempre se caracterizaram pela adoção de políticas de substituição de importações, fortemente baseadas na proteção da indústria local através de proibições ou forte taxação de importações e reservas de mercado.

O objetivo, segundo seus defensores, seria proteger a indústria local da concorrência internacional. Enquanto ao adotar uma política de liberdade comercial os Estados Unidos se transformaram no país mais rico do mundo, com suas políticas protecionistas, nenhum país da América Latina conseguiu passar do estágio de país de renda média.

Ainda que pareça pouco provável que o Presidente Biden siga por este caminho, caso o faça, seria um grande passo em direção à ineficiência e à estagnação.

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