Expresso Bolsa
O IBOV permaneceu estável nesta quarta-feira, mantendo os 110,6k. A bolsa teve seus olhos voltados para a ata da última reunião do Fed sinalizando que novas elevações na taxa de juros dos EUA em 0,50 pp são apropriadas para os próximos encontros.
Por aqui, a alta da Petrobras em um aparente movimento de correção e a queda dos bancos foram os destaques do dia.
O que aconteceu no Mercado?
ENERGIA | Câmara dos Deputados aprova teto no ICMS para Energia Elétrica e Combustíveis.
Menos impostos? De acordo com a proposta aprovada, o teto do ICMS nesses segmentos iria para no máximo 17% – o ICMS em combustíveis chega a 34% em alguns estados.
Muito positivo! Na média, preços mais baixos representam mais consumo. No caso específico de energia elétrica, representa também menos calotes e furtos. Vale lembrar que o ICMS é um imposto sobre consumo, que tende a penalizar o mais pobre.
Mas e as compensações? O ICMS é uma importante fonte de receita nos estados. A dúvida que fica é como os governadores terão suas receitas recompostas à medida que as alíquotas devem cair – tal questão ainda deve ser judicializada, em nossa leitura.
CIEL3
Regulação do pré-pago
As credenciadoras voltaram a se reunir com o BC na semana passada para argumentar em favor da regulação dos cartões pré-pagos. A disputa já vinha sendo tratada na consulta pública 89, que propôs o estabelecimento de um teto para a tarifa de intercâmbio em cartões pré-pagos. Como as fintechs operam com contas pré-pagas, elas não se sujeitam aos limites no intercâmbio. As credenciadoras vêm reclamando, pois não tem sido capaz de repassar a tarifa de intercâmbio das fintechs dado ambiente competitivo do mercado de adquirência. Caso, tarifa de intercâmbio seja limitada, as credenciadoras incumbentes serão beneficiadas e fintechs prejudicadas. (Valor e Genial)
BBAS3
Anúncio de liberação de crédito
Banco do Brasil vai liberar mais R$ 6b em crédito para micro e pequenos empresários. O montante será disponibilizado no Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas). O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto. Seguimos com uma visão positiva para o BB em 2022. O banco vem entregando lucro e rentabilidade robustos, guiado pelas provisões sob controle e resultado da Previ. No restante do ano, o BB deve se beneficiar da menor variação da Selic e limite de remuneração da poupança, utilizada para a captação (funding). (Valor e Genial)
ELÉTRICAS
Expectativa de baixa demanda
Será realizada nessa sexta-feira mais um leilão A-4 de geração de energia elétrica (projetos que deverão ser entregues em até quatro anos). Apesar da expressiva quantidade de projetos cadastrados (75 GW), a expectativa é de um leilão com baixa demanda devido a economia fraca e migração dos clientes para o mercado livre. Além disso, vale mencionar o atual regime de chuvas favorável, que acabou por derrubar os preços da energia elétrica.
CRFB3
CADE aprova aquisição do BIG
O CADE aprovou a aquisição do BIG de forma condicionada à celebração de Acordo em Controle de Concentrações. De acordo com o ACC, 14 lojas, sendo 11 hipermercados e 3 supermercados, deverão ser desinvestidas após o fechamento da Operação. Essas lojas representam cerca de 3,6% do parque total de lojas e 6,0% da receita de 2021 do Grupo BIG. Agora, as partes poderão fechar a Operação. (Carrefour e Genial)
PGMN3
Possível M&A?
A Pague Menos desenvolveu uma diretoria de M&A e o foco será em compras menores e estratégicas nas áreas de serviços de saúde e startups. Apesar da companhia não revelar o montante a ser gasto, deixou claro que será abaixo do desembolsado na compra da Extrafarma. (Estadão e Genial)
De olho na economia
No News is good news
O Comitê de Mercado Aberto do Banco Central americano (FOMC) divulgou ontem a Ata de sua última reunião. Havia uma grande expectativa entre os agentes econômicos em relação ao teor deste documento.
Dados os elevados níveis da taxa de inflação nos Estados Unidos e os ainda baixos níveis da taxa de juros no país (0,75% ao ano), a dúvida era se o Comitê iria anunciar uma aceleração no processo de ajuste da taxa de juros. Entretanto, o teor do documento não apresentou novidades relevantes.
Segundo o documento, a maior parte dos membros do Comitê são favoráveis as um aumento de 0,5 pp na taxa dos Fed Funds nas próximas duas reuniões do Comitê, junho e julho, e reforçou a avaliação de que a redução do balanço de ativos, com venda de títulos no mercado, é urgente para reduzir a liquidez.
Porém, em nenhum momento a Ata mencionou a possibilidade de acelerar o processo de ajuste, com pelo menos um aumento de 0,75 pontos de porcentagem, como esperava parte dos analistas. Sem grandes surpresas quanto à trajetória da política monetária, os preços dos ativos brasileiros reagiram positivamente.
Cripto
A blockchain Terra encerrou a votação para seu plano de renascimento ontem e, com 65% dos votos a favor, deverá ser colocado em prática na sexta-feira, 27/mai.
Em resumo, o plano consiste em realizar uma bifurcação (hard fork) na rede atual, criando uma nova rede sem a existência de uma stablecoin. A rede antiga passará a ser chamada de Terra Classic (token LUNC), enquanto a rede nova herdará o nome Terra (token LUNA). O volume de negociações de LUNA teve um aumento de 80% nas últimas 24h.