Expresso Bolsa
O IBOV começou a semana no vermelho, com uma queda de 0,29% alcançando os 118,7k. O índice refletiu em grande parte a queda das empresas de petróleo e gás em virtude do lockdown na China, com destaque para a Petrobras que também enfrenta a saída do seu CEO.
O que aconteceu no Mercado?
✔️ Petrobras (PETR4): General Luna e Silva não deve ser mais o presidente da Petrobras
Dança das Cadeiras: General Luna e Silva deixa o cargo em meio à polêmica da alta nos preços dos combustíveis – algo desagradável em um ano eleitoral.
Quem vai substituir? O nome rumorado é do Adriano Pires, Presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura. O mesmo é Doutor em Economia Industrial e tem um longo tempo de serviço no setor de Petróleo & Gás brasileiro.
O nome é bom! Apesar de toda a volatilidade que os papéis da empresa irão atravessar, achamos a escolha do Sr. Pires como muito positiva. É um profissional que tem um longo histórico de defesa da liberalização do setor e deve ser defensor da atual política de preços da empresa.
BRFS3
Novo presidente da BRF
Marcos Molina, atual presidente do conselho da Marfrig, assumiu ontem o mesmo cargo na BRF, depois de receber 99% das aprovações na reunião do conselho de ontem. A BRF é a nova principal aposta de Molina, que tem um grande desafio para contornar a situação financeira delicada da empresa, que vem sofrendo com endividamento e baixa rentabilidade nos últimos anos. Continuamos neutros com a companhia. (Genial e BRF)
VALE3
Acordo em indenizações
A empresa informou que já pagou mais de R$ 3b em indenizações às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG) em 2019 causando a morte de 270 pessoas. Houve mais de 6,5k acordos e a empresa assinou um termo de compromisso com a Defensoria Pública de MG para dar maior agilidade aos acordos. A empresa ainda oferece suporte gratuito em diversos segmentos, já atendendo mais de 4k pessoas. (Valor e Genial)
BRSR6
Menor chance de privatizar
Eduardo Leite anunciou a renúncia ao governo do RS e que permanecerá no PSDB para tentar concorrer à presidência. Esperávamos que Leite pudesse se reeleger no Estado dada sua alta taxa de aprovação e favoritismo das pesquisas. A reeleição de Leite poderia abrir caminho para uma privatização do Banrisul, dada sua forte agenda de desestatização, apoio no legislativo, ambiente favorável a privatizações no segundo mandato e fim do plebiscito popular para privatizar no RS. Na nossa avaliação, a renúncia é negativa para o Banrisul, diminuindo a probabilidade de ser privatizado. (Valor e Genial)
De olho na economia
Preços dos ativos brasileiros: nova tendência ou um soluço?
Após a forte valorização desde o início de 2022, os preços dos ativos brasileiros tiveram ontem um dia de perda de valor no mercado. Queda dos preços das ações e desvalorização do real frente ao dólar.
Vários fatores estão por trás deste desempenho. Em primeiro lugar, a forte valorização dos ativos brasileiros nos últimos pregões. Desde o início de 2022, os preços das ações e o valor do real estão em alta.
Segundo, a decretação de um novo lockdown na cidade de Xangai pelo governo chinês, devido a um novo surto de Covid, o que afetou negativamente os preços das commodities, principalmente do petróleo.
Finalmente, o fortalecimento do dólar no mercado internacional de moedas. Nossa avaliação é que este foi um “soluço” e que a tendência a valorização dos ativos brasileiros deverá persistir enquanto os preços das commodities se mantiverem elevados e o diferencial dos juros entre Brasil e os outros emergentes persistir.