Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Santander (SANB11), Cielo (CIEL3), Americanas (AMER3), 3R Petroleum (RRRP3), B3 (B3SA3), Porto (PSSA3), Petrobras (PETR4), Azul (AZUL4) e Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).
Expresso Bolsa
O Ibovespa fechou a terça-feira em baixa de -0,51%, alcançando os 116,7k. Em seu primeiro pregão negativo de junho, o principal índice da bolsa brasileira teve um dia de cautela com a decisão do comitê de política monetária americano nessa quarta-feira. Do índice, os destaques de alta foram: Prio (PRIO3) +3,62%, Embraer (EMBR3) +2,08% e Santander (SANB11) +1,61%. Já as maiores baixas foram: CVC (CVCB3) -7,35%, Lojas Renner (LREN3) -5,78% e Magalu (MGLU3) -5,05%.
Novos Relatórios
Bancos | Decisão do STF sobre PIS e COFINS: Santander pode reduzir o lucro em 21%
Americanas (AMER3) | O fim do mistério é o início. O início é o fim!
3R Petroleum | Dados de Produção: Maio/23
O que aconteceu no mercado?
CIEL3 VAREJO
Forte contração do varejo
A Cielo divulgou seu índice Varejo Ampliado (ICVA) de mai/23. O varejo contraiu -2,9% a/a em termos reais. O setor que mais contribuiu para a queda foi de bens duráveis e semiduráveis (-10,2% a/a), com destaque para vestuário e artigos esportivos. Além disso, o segmento de serviços apresentou queda de -7,0% a/a, impactado principalmente pelo turismo e transporte. (Cielo e Genial)
Nossa visão: Apesar do ICVA não representar diretamente as operações da Cielo, pode indicar que o volume de transações esteja em desaceleração. Assim, como esperávamos para 2023, a companhia deve se beneficiar mais do processo de reprecificação, enquanto o volume deve ser mais fraco.
B3SA3
Retomada dos resultados operacionais
A B3 reportou os dados operacionais de mai/23, que apresentou um aumento no volume financeiro médio diário em 5,9% m/m, chegando a R$ 27,1b. Porém, ainda com queda no volume no a/a (-10,9%). As novas emissões de renda fixa retomaram no mês (+20,9% m/m e +15,4% a/a). Por fim, o número de CPFs individuais ficou estável m/m (+0,1%), mas com aumento de 21,5% a/a. (B3 e Genial)
Nossa visão: Acreditamos que o maior volume reportado no mês pela melhora no humor dos investidores em relação a bolsa, principalmente agora que a discussão de corte de juros começa a ficar mais saliente. Se a perspectiva de queda dos juros continuar, acreditamos que o volume financeiro continue com uma dinâmica positiva.
PSSA3
Decisão do STF
As seguradoras também foram incluídas na decisão de PIS e COFINS referente a lei 9.718/98. A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) impacta a Porto em R$ 786m. (Porto e Genial)
Nossa visão: A Porto divulgou que já provisionou 100% do valor referente a decisão do STF, portanto, não esperamos nenhum impacto relevante no lucro da companhia.
PETR4
Após as recentes propostas realizadas por players privados a participação da Novonor na Braskem, a Petrobrás estaria avaliando uma oferta acima daquela oferecida pela Unipar pelo controle do ativo. (Valor e Genial)
Nossa visão: Achamos o evento possivelmente negativo para Petrobrás – não apenas por eventualmente oferecer o maior preço possível como a tendência de curto prazo do ativo é passar a negociar com múltiplo de uma estatal após a aquisição.
AZUL4
Reestruturação de dívida segue
A Azul anunciou que lançou ofertas de troca de títulos de dívida com vencimentos em 2024 e 2026 por títulos de longo prazo com vencimentos em 2029 e 2030, respectivamente. Mais de 65% dos detentores dos títulos existentes já concordaram com a troca proposta. (Azul e Genial)
Nossa visão: Positivo. A oferta é a segunda parte do plano de reestruturação financeira da empresa, a primeira foram os acordos com os lessores. A rolagem da dívida aliviará o fluxo de caixa no curto prazo, permitindo que a empresa volte a investir na expansão da sua malha, tanto em rotas nacionais quanto internacionais.
PCAR3
Controlador recebe oferta de aumento de capital
O grupo varejista francês Casino, controlador do Pão de Açúcar, recebeu uma oferta de aumento de capital de até 1,1b de euros de um grupo de empresários. A proposta busca recuperar a empresa, que está altamente endividada e perdendo participação no mercado francês. (Estadão e Genial)
De olho na economia
Com PCI em linha, expectativa é de manutenção de juros pelo Fed
O Índice de Preços ao Consumidor da economia americana apresentou variação de 4,0% ao ano no mês de maio, uma desaceleração significativa em relação ao índice do mês de abril, que atingiu 4,9%. As expectativas dos analistas apontavam para variação e 4,1%. Como esta desaceleração foi, em grande parte, decorrente da redução dos preços dos combustíveis, o núcleo do índice mostrou redução menos expressiva, saindo de 5,5% no mês de abril para 5,3% no mês de maio, em linha com as expectativas dos analistas.
Com a taxa de inflação ao consumidor vindo dentro do esperado, os analistas reforçaram a previsão de que o Federal Reserve deverá manter a taxa de juros nos níveis atuais, entre 5,00% e 5,25% ao ano, na reunião de hoje do Fomc. Entretanto, dada a forte resiliência do núcleo da inflação, que permanece em nível incompatível com a meta de 2,0% ao ano, aumentou a proporção de analistas que passaram a prever novo aumento da taxa de juros na reunião de julho. Diante da indefinição quanto à evolução da taxa de juros, os preços dos ativos financeiros tiveram reação mista. As bolsas responderam com volatilidade, o Dólar em queda e, diante da possibilidade de retomada dos aumentos em julho, os juros reagiram em alta.
Renda Fixa
Os juros futuros encerraram o dia com alta nas taxas em todos os pontos da curva, com destaque para os juros longos abrindo 15bps em média. Essa alta ocorreu devido ao desconforto do mercado quanto à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos na CAE do Senado.
Mais Sobre Renda Fixa
Cripto
Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.