Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Guararapes (GUAR3), Prio (PRIO3), Allos (ALSO3), Aeris (AERI3), 3R Petroleum (RRRP3), Itaúsa (ITSA4), Stone (STOC31) e Pague Menos (PGMN3).
Expresso Brasil e Mundo
Ibovespa: Em mais um pregão de perdas, as expectativas de juros americanos mais altos por mais tempo continuam, impactando negativamente o Ibovespa. Do principal índice da bolsa brasileira apenas 7 papéis fecharam o dia no positivo.
Juros futuros: Juros futuros sobem mais de 20 pontos, influenciados pelo avanço dos yields e dados mais fortes do mercado de trabalho nos EUA, aguardando payroll na sexta. Curva DI sugere possível desaceleração no corte da Selic em dezembro.
Mundo: Futuros dos índices americanos operam de lado em meio à liquidação de títulos globais com a visão de um aperto monetário estendido; bolsas sobem na Europa.
Minério de ferro: Minério de ferro tem 2ª baixa seguida em Singapura. Cobre opera de lado após duas quedas em Londres com fortalecimento do dólar diante da pressão dos juros nos EUA.
Petróleo: Petróleo é arrastado para baixo pelo selloff dos mercados financeiros globais, apesar de a Arábia Saudita ter reafirmado que continuará os cortes na produção até ao final do ano.
Em Destaques
Carteira Recomendada Top Dividendos – Outubro 2023
Guararapes (GUAR3) | Assumindo a Cobertura: Desde o fio até a última parcela do cartão de crédito
Carteira Recomendada de Ações – Outubro 2023
Economia:
A trajetória de aumento dos juros dos títulos longos do governo americano e valorização do Dólar tanto frente a moedas fortes quanto frente a moedas de países emergentes e exportadores de commodities, começa a preocupar os investidores e os gestores da política monetária nestes países. E o mais importante é que este movimento parece longe de ter terminado. Isto porque este comportamento deverá prevalecer pelo menos até que o Federal Reserve, o banco central americano, sinalize com clareza que o processo de aperto da política monetária no país, ou seja, de aumento das taxas de juros, tenha chegado ao fim.» Leia o Relatório Completo
Ações:
Casas Bahia (BHIA3): Sem vencimento antecipado
O Grupo Casas Bahia informou que, em uma assembleia especial realizada com credores no dia 3/10, foi aprovada a não declaração de vencimento antecipado da 8ª Emissão de Debêntures e dos CRIs. Conforme discutido em nosso último relatório, como resultado da não antecipação, a Casas Bahia renegociou os termos da dívida. A Remuneração das séries dos CRIs será acrescida do Spread Complementar de 0,55% após a aprovação na assembleia e a companhia pagará um prêmio flat equivalente a 0,25%, multiplicado pelo prazo médio ponderado remanescente. Confira nossas novas projeções em nosso último relatório! » Leia o Relatório Completo
Novos Conteúdos
Ações
Prio (PRIO3) | Dados de Produção: Set/23
Allos (ALSO3) | Mais shoppings vendidos, reforçando desconto na bolsa (parte 2)
Macro
Produção Industrial (ago/23): Avanço de 0,4% m/m frustra as expectativas
Análise Técnica
Tendência do Ibovespa (IBOV) | Período: 1d.
Dólar Futuro (DOLX23) | Período: 5 min
Índice Futuro (INDQ23) | Período: 5 min
Ações
BANCOS
Juro do rotativo sancionado pelo presidente
O presidente Lula sancionou o Desenrola Brasil do governo e junto aprovou o teto de 100% para o juro do rotativo do cartão de crédito. Agora, os bancos terão 90 dias para propor a regulamentação da lei e definir de fato qual será a solução encontrada para tal conjuntura. (Valor e Genial).
IMPOSTO e JPC
Não é o fim do JCP
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, comunicou ontem que as discussões sobre as mudanças dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) não devem abranger a sua extinção. No entanto, o JCP deve passar por alterações com o objetivo de manter o benefício para investimentos, mas evitando abusos de seu uso. Nossa visão: Apesar do possível aumento de imposto, a medida deve ser positiva. A despeito do JCP ser alterado, ainda deve gerar algum benefício para as empresas, principalmente para os bancos que possuem uma alíquota de imposto de 45% vs 34% de outros setores. Assim, a modificação do JCP é uma alternativa mais atrativa do que a sua extinção. (Uol e Genial).
CONSTRUTORAS
De olho no FGTS
O Ministro Luis Roberto Barroso agendou para o dia 18/out a retomada da votação da remuneração do FGTS. Por enquanto, são dois votos favoráveis à mudança da remuneração atual de TR + 3% para uma remuneração no mínimo equivalente à poupança, sem ação retroativa. Caso a remuneração pela poupança seja adotada, não vemos o cenário como devastador para as construtoras. Ainda, entendemos que há uma chance grande de um novo pedido de vistas, que pode postergar a decisão por mais vários meses. (Folha e Genial).
AERI3
Ordens para a Alemanha?
A Vestas recebeu um pedido de 64 turbinas V236-15MW da alemã EnBW para a construção de um parque eólico offshore na Alemanha. A Aeris possui capacidade instalada para fabricar a pá necessária para o gerador mencionado, e apesar de se tratar de uma especulação, caso o acordo seja firmado, julgamos como positivo, dado que poderá gerar um novo aditivo contratual para a Aeris, aumentando assim seu potencial futuro de geração de receitas. (OffshoreWIND e Genial).
RRRP3
Dados de Produção: Set/23
Produção referente as participações da 3R em Set/23 alcançou 44,3k bpde (vs 39,9k bpde). Principais ativos responsáveis pela performance foram Macau e Papa-Terra. Ambos os ativos apresentaram expressiva recuperação em suas produções após dados anêmicos em ago/23. Apesar dos dados positivos no relativo, a empresa como um todo segue performance abaixo dos dados contidos em seu certificado de reservas.
ITSA4
Sobras da subscrição de ações
Os acionistas que subscreveram as ações da Itaúsa terão direito as sobras (ações que não foram subscritas). Cada ação ordinária (ITSA3) subscrita terá direito a subscrever 0,02 ações ordinárias e 0,06 ações preferenciais. Cada ação preferencial (ITSA4) subscrita no período terá direito a subscrever 0,08 ações preferenciais. O prazo para exercer as sobras será do dia 5/out até 11/out, no mesmo preço de R$ 6,50 por ação. Caso o montante a receber de sobras seja menor que 1 ação, a subscrição não estará disponível, pois não há subscrição de fração de ação. (Itaúsa e Genial).
STOC31
Recompra de ações
O conselho de administração da Stone aprovou um programa de recompra de ações classe A de até R$ 300m. As recompras poderão ser feitas de forma periódica, por meio de transações de mercado aberto, block trades e outros. (Stone e Genial).
PGMN3
Pague Menos aprova recompra de ações
A Pague Menos anunciou que seu conselho aprovou um plano de recompra até 5m de suas ações, cerca de 2,9% das ações atualmente em circulação. A empresa informou que o programa de recompra de ações começou a ser implementado a partir do comunicado e terá uma duração de seis meses. (Pague Menos e Genial).