Atualize seus conhecimentos com a semanal de renda fixa do Analisa. Principais informações sobre o que aconteceu no mercado de renda fixa na semana, com analise do mercado externo, local e o que mais será relevante nos próximos dias.
Atualização Renda Fixa: cenário externo e local
Cenário Externo para semana na renda fixa: Em agosto, o CPI do Estados Unidos avançou 0,1% ante o mês de julho, acima das expectativas de deflação de 0,1%, mesmo diante da queda de aproximadamente 10,6% dos preços da gasolina no período – contribuindo em cerca de 50 bps. Desse modo, a inflação acumulada em doze meses chega a 8,3%, desacelerando frente aos 8,5% do mês imediatamente anterior. Contudo, o núcleo da inflação – que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia – avançou 0,6% no período, bem distante da mediana das expectativas, em 0,3%. Isso sinaliza que, excluindo o efeito deflacionário dos combustíveis, a inflação segue bastante disseminada na economia americana.
Diante disso, acreditamos que na próxima quarta-feira o FOMC anunciará um aumento de 75 na taxa de juros como forma de perseverar no objetivo de garantir a estabilidade de preços no horizonte relevante.
Já na zona do euro, conforme dados do Destatis, a inflação na Alemanha avançou 0,3% em agosto ante o mês de julho, acumulando alta de 7,9% em doze meses. Devido a continuidade do conflito na Ucrânia, os preços dos produtos energéticos avançaram 35,6% em relação a um ano antes. Por exemplo, os preços do petróleo para aquecimento saltaram 111,5% e do gás natural 83,8% – ambos em termos anuais. Ao excluir os preços da energia, a taxa de inflação foi de 4,7% em agosto, muito distante do índice cheio, entretanto segue substancialmente acima da meta de estabilidade de preço de 2,0%.
Com relação a China, a produção industrial avançou 4,2% em agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior, acima das expectativas de mercado. De modo semelhante, as vendas no varejo avançaram 5,4% na mesma base de comparação e também acima das expectativas. Entretanto, observa-se uma queda na margem em ambos os indicadores, tendo a produção industrial desacelerada de 0,4% em julho para 0,3% em agosto e as vendas no varejo de 0,1% para 0%.
Cenário local para semana na renda fixa: localmente, a atividade econômica avançou mais uma vez no início do terceiro trimestre. A proxy mensal do PIB, IBC-BR, registrou avanço de 1,1% em julho, reflexo do bom desempenho da indústria e do setor de serviços no período.
Pensando nos componentes que mais importam para o PIB, a leitura da pesquisa de serviços do IBGE registrou avanço de 1,3% em julho. Olhando à frente, o setor deve manter trajetória positiva, diante da dinâmica ainda forte do mercado de trabalho e do aumento da renda disponível, ainda que a elevação da taxa de juros limite seus efeitos.
Curvas de juros e inflação
Os números da inflação americana mostrando que a alta nos preços seguem em um compasso negativo, faz com que a projeção sobre o ciclo de alta na taxa de juros norte americana subisse, com projeções de encerrar próximo dos 4,5% em 2023.
Com isso, as taxas de juros futuras locais se ajustaram a este movimento, e encerraram a semana em alta com relação a semana anterior, com destaque para o trecho de vencimento intermediário da curva de juros, entre os DIs que vencem em Janeiro 2025 e 2026, subindo 33bps em média no período.
A curva de títulos indexados ao IPCA, que representam os juros reais, também se elevou, mas em intensidade menor, as taxas subindo entre 5 e 10bps com relação a semana anterior, ou seja, com a curva de juros nominal subindo em maior proporção que e a de juros reais , a inflação implícita teve alta em suas taxas.
Então, os índices de renda fixa tiveram desempenho negativo na semana, com destaque para as quedas do índices que representam os títulos pré fixados e de juros reais com vencimentos mais longos, (IFRM-1+ e IMAB-5+), caindo 0,70% e 0,88%, respectivamente.
Semanal de renda fixa: o que esperar para próxima semana?
Na quarta-feira será realizada a reunião do Copom para determinação da taxa Selic. Esperamos que seja mantida em 13,75% a.a.
No mesmo dia, também será definida a taxa básica de juros americana com o FOMC, para a qual esperamos um aumento de 0.75 p.p., chegando a 3,25% a.a..
Fique por dentro do que acontece no mercado financeiro. Acompanhe a Genial Analisa na semanal de renda fixa e receba relatórios e notícias dos nossos especialistas.