Renda Fixa

Publicado em 27 de Novembro às 09:11:57

Com liquidez reduzida, juros se mantém estáveis| Tudo Sobre Renda Fixa

Atualize seus conhecimentos com o tudo sobre renda fixa (20/11/23 a 24/11/23) do Analisa. Principais informações sobre o que aconteceu no mercado de renda fixa na semana, com análise do mercado externo, local e o que mais será relevante nos próximos dias.

Renda Fixa: Cenário local e externo

Juro nominal e real encerraram a semana com leve queda nos vencimentos curtos e alta nos longos, em uma semana com baixa liquidez em decorrência do feriado do feriado nos EUA. As informações mais relevantes foram o veto presidencial que manteria a desoneração da folha de pagamentos e alguns estados planejando elevar a alíquota do ICMS.

Presidente veta o projeto que manteria a desoneração da folha de pagamentos. O presidente vetou a continuidade da desoneração da folha de pagamentos. Tal medida corrobora o comprometimento do governo em equilibrar as contas fiscais em 2024. Nesse sentido, a renúncia com a desoneração do setor privado é estimada em cerca de R$ 9,4 bilhões.

Estados planejam elevar a alíquota do ICMS. Alguns estados anunciaram elevação da alíquota de ICMS de 17% para 19,5% a fim de recompor suas receitas e neutralizar eventuais perdas na distribuição do IBS, imposto que substituirá o ICMS e o ISS. Nesse sentido, tendo em vista os pesos destes estados no IPCA, estima-se um impacto de cerca de 0,1 p.p para a inflação.

Curvas de juros

As taxas de juros, tanto dos DIs quanto das NTN-Bs fecharam em leve queda nos vencimentos curtos e alta nos longos com relação a semana anterior, após uma semana com liquidez baixa devido ao feriado nos EUA e alguns ruídos advindos da questão fiscal brasileira.

O movimento dos yields das treasuries, foi de alta para toda a curva de juros, com a de vencimento de 10 anos subindo 5bps e a de 30 anos 3bps. Já a curta, de vencimento em 2 anos, fechou em alta de 4bps.

A inflação implícita também em queda com relação a semana anterior, vindo em linha com o observado no boletim Focus divulgado pelo Banco Central. É a terceira semana com queda na inflação de vencimento mais curto, movimento positivo para a sequencia dos cortes na taxa Selic feitas pelo BCB.

Renda fixa: o que esperar para a próxima semana?

Na terça feira, teremos a divulgação do IPCA-15, para o qual esperamos variação de 0,25% m/m e 4,76% a/a. Além disso, o Tesouro divulgará o resultado primário do governo central, para o qual esperamos R$ 17,2 bilhões.

Na quarta feira, teremos a divulgação IGP-M para o qual esperamos variação de 0,61% m/m e -3,44% a/a. Além disso, o Ministério do Trabalho divulgará o Caged, para o qual esperamos criação de 153,1 mil vagas.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações