Renda Fixa

Publicado em 17 de Abril às 13:29:39

IPCA melhor que o esperado derruba juros | Tudo Sobre Renda Fixa

Atualize seus conhecimentos com o tudo sobre renda fixa (10/04 a 14/04) do Analisa. Principais informações sobre o que aconteceu no mercado de renda fixa na semana, com análise do mercado externo, local e o que mais será relevante nos próximos dias.

Renda Fixa: Cenário local e externo

O grande destaque dos dados econômicos locais foi o IPCA do mês de março vindo melhor que o consenso de mercado, que esperava uma alta de 0,78%, e veio 0,71%. No acumulado de doze meses, o IPCA está em 4,65%.

Outro dado relevante que surpreendeu foi a PMS (Pesquisa mensal do setor de serviços), que caiu – 3,1% m/m, e era esperado uma queda de -0,14%, sinalizando uma forte queda no dinamismo no setor, diante do cenário macroeconômico mais desafiador, sentindo o impacto da politica monetária contracionista e pela deterioração observada no mercado de crédito.

Portanto, com inflação cedendo e atividade mostrando cada vez mais sinais de arrefecimento, os juros locais fecharam suas taxas mais uma semana, com destaque para a queda de mais de 30 p.p nos juros longos.

Com relação a decisão sobre a taxa Selic, a curva futura de juros já mostra que há uma chance de corte de 50% na reunião de agosto.

No mercado externo, o destaque vai para os dados de inflação nos EUA. Tanto CPI (índice de preços ao consumidor) quanto PPI (índice de preços ao produtor) vieram melhor que o esperado, embora os núcleos ainda indiquem a necessidade de ação adicional por parte dos bancos centrais.

O avanço de 0,4% da produção industrial nos EUA em março ante fevereiro também aponta nesta direção e nem mesmo a queda de 1% das vendas no varejo na mesma base de comparação, mais forte que a esperada, foi suficiente para reverter a expectativa de mais uma alta de juros pelo FED na reunião de maio, com a postergação do início do ciclo de redução dos juros para setembro.

Diante desse cenário, as treasuries fecharam a semana em leve alta em todos seus vencimentos, com o yield da treasury de dois anos voltando a ficar acima dos 4% a.a.

Boletim Focus

Nesta semana, a mediana das projeções de taxa Selic para 2023 voltou a cair , após 8 semanas seguidas de estabilidade. As projeções reduziram para 12,50% de 12,75% das leituras passadas. Já a mediana para 2024 não se alterou, permanecendo em 10,00%

Já as projeções de IPCA para 2023 subiram em relação a semana passada, atingindo 6,01%, de 5,98%. Há quatro semanas, a mediana era de 5,95%. Para 2024, as projeções também cresceram, desta vez pela segunda semana seguida, de 4,14% para 4,18%

Top pick da semana

O Banco ABC Brasil é um banco múltiplo que opera nas carteiras comercial, financeira, de investimento, de câmbio e de crédito imobiliário.

O foco são as empresas de médio e grande portes, sendo que sua principal linha de negócios é a intermediação financeira de operações com análise e aceitação de riscos de crédito. No entanto, também há atendimento a pessoas físicas.

O banco é controlado pelo Arab Banking Corporation. Com quase 1000 colaboradores, o banco terminou o 4T22 com um ROE de 15,08% e um índice de Basiléia de 15,1%.

Renda fixa: o que esperar para a próxima semana?

Vai ser uma semana de agenda bastante esvaziada, com destaques para o IBC-Br, proxy da atividade econômica, e a pesquisa mensal da indústria (PIM) do mês de fevereiro. Ambas são informações relevantes para constatar o arrefecimento da atividade.

Outra informação importante no âmbito local é o arcabouço fiscal que será levado ao congresso.

No mercado externo, nos EUA dia 19 será conhecido o livro Bege, que pode detalhar a percepção sobre o grau de desaceleração da economia norte-americana face aos eventos recentes no sistema financeiro.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações