Renda Fixa

Publicado em 24 de Janeiro às 15:46:48

Possível mudança na meta de inflação assusta o mercado | Tudo Sobre Renda Fixa

Atualize seus conhecimentos com o tudo sobre renda fixa (23/01 a 27/01) do Analisa. Principais informações sobre o que aconteceu no mercado de renda fixa na semana, com análise do mercado externo, local e o que mais será relevante nos próximos dias.

Renda Fixa: Brasil

Em época de viagens diplomáticas do presidente Lula, a semana não foi muito agitada. O que mais acabou inquietando o mercado brasileiro foi a ideia de lançar uma moeda comum para negócios entre países do Mercosul, além de algumas falas do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro, em entrevista, disse que planeja colocar em ação uma reforma tributária. Mantendo a atual carga de impostos, e combinada com a aprovação do novo arcabouço fiscal, a ideia é diminuir as pressões inflacionárias existentes e facilitar eventuais conduções da taxa de juros pelo BC.

No mais, Haddad também condenou a possibilidade de um terceiro ano seguido não cumprindo a meta de inflação, o que acabou agitando o mercado na sexta-feira, visando uma possível uma mudança para a meta de 2024.

Renda Fixa: Exterior

A taxa de juros futuros os Estados Unidos, que começou a semana caindo após uma desaceleração da atividade econômica retratada pelo PMI, viu suas rentabilidades voltarem a elevar após números de arrefecimento da economia.

Na Europa, uma gota de alívio sobre o medo da recessão. O PMI do bloco viu um aumento para cima da casa dos 50 em janeiro, já sugerindo que a retração econômica que virá será menos severa do que o antes esperado.

No entanto, mesmo com os bons resultados, a diretoria do BCE ainda planeja sua política “hawkish“, possivelmente preparando dois aumentos de 0,5 pp dos juros para conter ainda mais a inflação.

Curva de Juros e Inflação

Em relação à semana passada, todos os vértices dos juros nominais e dos juros reais (com exceção do NTN-B de 2024) viram uma nova alta, também seguidos de uma elevação da inflação implícita.

Tal movimento, que seguia a direção contrária até o meio da semana, mesmo com o valor registrado do IPCA-15 ser maior que o esperado, pode ser explicado novamente pela cautela inflacionária, além de eventos como o aumento no preço da gasolina pela Petrobras e os leilões de grande oferta dos títulos públicos.

Retornos dos índices de renda fixa

Dentre os índices de renda fixa, o IMA-B 5 se destaca novamente dentre o mais rentável da semana, apesar da pouca subida. Há de se destacar também o destaque negativo do IMA-B5+, acompanhando a alta da inflação implícita para os vértices mais longos da curva.

Boletim Focus

Seguindo a tendência inflacionária da semana do dia 23 ao 27, o Boletim Focus lançado nessa manhã de segunda apresentou novamente alta nas projeções de inflação para os próximos anos, indo de encontro ao movimento observado nas inflações implícitas nos juros futuros.

Fora isso, destaca-se a expectativa de apreciação cambial para esse ano, visto os movimentos de valorização do real sobre o dólar futuro nos últimos dias.

Leilões do Tesouro Nacional

Nos leilões do Tesouro Nacional dessa semana, há de se destacar a oferta robusta do Tesouro no leilão de quinta-feira, após um começo de semana tranquilo e de boa exposição a investidores internacionais.

Apesar da absorção quase que totalitária, a oferta acabou causando certa pressão na curva de juros futuros pelo resto da semana.

Renda fixa: o que esperar para a semana?

  • Reunião da Federação Brasileira de Bancos com alguns ministros do governo e presidente do BNDES
  • Lançamento do índice IGP-M no dia 30
  • Lançamento do Tesouro Renda+
  • Copom – reunião no dia 31 e resultados no dia 1
  • Federal Reserve (Fed) – reunião no dia 31 e resultados no dia 1
  • Banco Central Europeu (BCE) – reunião no dia 2 e resultados no dia 3
  • Lançamento do IPC-Fipe do mês de janeiro no dia 2
  • Payroll norte-americano no dia 3

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações