Renda Fixa

Publicado em 05 de Agosto às 14:40:43

Selic caiu. E agora, o que muda?| Tudo Sobre Renda Fixa

Atualize seus conhecimentos com o tudo sobre renda fixa (31/07 a 04/08) do Analisa. Principais informações sobre o que aconteceu no mercado de renda fixa na semana, com análise do mercado externo, local e o que mais será relevante nos próximos dias.

Renda Fixa: Cenário local e externo

O Banco Central Brasileiro (BCB) reduziu a Selic em 0,5p.p. para 13,25% a.a. Após 12 meses de estabilidade no patamar de 13,75%, a decisão refletiu a melhora do quadro inflacionário brasileiro. No dia seguinte a decisão, já surgiu a possibilidade de um corte de 0,75% na próxima reunião.

No Brasil, a Produção Industrial de junho superou expectativas de -0,1%, com crescimento de 0,1% m/m. Esse resultado representa acúmulo de -0,3% no ano. O time de macroeconomia da Genial espera um desempenho próximo à estabilidade da indústria para o ano de 2023 dado o ambiente adverso em decorrência principalmente da atual política monetária.

O Banco Central Brasileiro (BCB) reduziu a Selic em 0,5p.p. para 13,25% a.a. Após 12 meses de estabilidade no patamar de 13,75%, a decisão refletiu a melhora do quadro inflacionário brasileiro. Além disso, não houve consenso no Copom, com 5 votos a favor de um corte de 0,50p.p. e 4 votos a favor de um corte de 0,25p.p.. Caso de fato ocorra uma melhora tangível na inflação brasileira, a próxima reunião deverá contar com unanimidade numa redução da mesma magnitude.

Nos EUA, a Fitch (agência americana de classificação de risco) rebaixou a nota de crédito soberano do país de AAA para AA+ com perspectiva estável. Tal evento ocorreu após discussões que envolveram o teto da dívida americana, que se encontra em patamar desfavorável. O governo americano, porém, não pretende alterar seus padrões de gasto no médio/curto prazo dado as dificuldades de entendimento entre os dois partidos.

Além disso, nos EUA, vimos os resultados dos PMIs de Serviços e Industrial. Para Serviços, o índice continua acima dos 50 pontos (atualmente em 52,7, contra expectativas de 53,0), indicando situação favorável ao setor. Do lado Industrial, expectativas eram de 46,9 enquanto o índice chegou a 46,4, aprofundando ainda mais a contração vista nos últimos nove meses.

Em termos de Payroll (criação de empregos em setores não-agrícolas), a taxa volta a recuar para 3,5% com criação líquida de 187 mil empregos (ante expectativas de 200mil empregos). Juntamente, houve um aumento de U$$0,14 (1p.p. acima das expectativas) na média de ganhos salariais por hora. Esses dois dados em conjunto corroboram para um aumento de 0,25 pontos-base na taxa de juros básica americana.

Na Zona do Euro, o PIB cresceu 0,3% t/t, ante expectativas de +0,2% t/t. Esse dado surpreendeu o mercado e retirou o bloco do status se recessão técnica. Além disso, o PPI (Índice de Preços ao Consumidor) do bloco caiu 0,4% m/m, vindo abaixo do esperado pelo mercado (-0,2%).

Por fim, o Banco Central da Inglaterra (BoE) optou por elevar os juros em 0,25p.p. para 5,25%, com seis votos para um aumento de 0,25p.p. e dois votos para um aumento de 0,50p.p.. Por mais que o Banco Inglês não esteja contando com uma recessão nos próximos anos, a Inglaterra é o país com mais chance de ter que enfrentar uma recessão para que consiga abaixar os níveis de inflação e chegar à meta de 2%a.a..

Selic caiu: Nada muda nas alocações!

Observando os últimos ciclos de queda de juros, a antecipação ao inicio dos cortes é onde principalmente as alocações mais táticas tem que ser efetuadas, pois o mercado sempre antecipa, e por vez ou outra subestima o patamar final da taxa Selic.

Na nossa visão, e é o que temos recomendado nas ultimar carteiras, a alocação nos ativos de juros reais de vencimento intermediário, somadas as alocações em títulos indexados ao CDI com vencimento até 2 anos seguem como a melhor opção de montagem de carteira de renda fixa neste cenário.

Renda fixa: o que esperar para a próxima semana?

Na quarta-feira o IBGE divulgará a Pesquisa Mensal do Comércio de junho. Para a pesquisa restrita esperamos -0,4% m/m e 0,4% a/a, enquanto para a pesquisa ampliada esperamos -0,1% m/m e 5,7% a/a.
Na quinta-feira o IBGE divulgará a Pesquisa Mensal de Serviços de junho, para o qual esperamos 0,2% m/m e 3,8% a/a.Na sexta-feira o BCB divulgará o IBC-Br de junho, para o qual esperamos 0,8% m/m e 2,0% a/a. Além disso, o IBGE divulgará o IPCA de julho, para o qual esperamos 0,07% m/m e 3,94% a/a.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações