Essa semana, realizamos uma reunião com o diretor de RI da Marvell Technology, focando nas estratégias e desafios enfrentados pela empresa no contexto do crescimento da inteligência artificial (IA), expansão da linha de data centers e a dinâmica esperada para a empresa nos próximos anos.
Sobre a empresa
A Marvell Technology é uma empresa no setor de semicondutores, fundada em 1995. Especializada em soluções para infraestruturas de dados, destacando-se em armazenamento, redes e conectividade sem fio para mercados consumidor e corporativo. Seu portfólio inclui chips para armazenamento de dados, rede e produtos para comunicações sem fio. A empresa tem crescido através de aquisições estratégicas e desenvolvimento de tecnologias avançadas, consolidando sua posição no avanço da conectividade e computação de alto desempenho.
Recentemente, a Marvell concentrou-se na expansão de sua presença nos data centers, respondendo à crescente demanda por eficiência em armazenamento e processamento de dados. Desenvolveu chips especializados que oferecem alto desempenho e eficiência energética, essenciais para os data centers modernos. Integrando inteligência artificial em seus produtos, a Marvell proporciona soluções mais inteligentes e adaptáveis, otimizando operações e aumentando a capacidade de processamento em ambientes de alta escala.
Crescimento e oferta de IA
Com a crescente onda da inteligência artificial, a Marvell Technology viu sua receita no segmento de Data Center saltar de U$ 436m no 1T24F para U$ 816m no 1T25F, representando um crescimento de 87,3% a/a. Apesar do otimismo em relação a essa linha de negócios, surgiram questionamentos sobre a capacidade da empresa de acompanhar essa guinada na demanda, assim como outras empresas relacionados a IA, a Marvell poderia enfrentar restrições de oferta. Em resposta a essas preocupações, a empresa demonstrou confiança ao afirmar que está operando atualmente com uma margem de segurança em sua capacidade total. Além disso, a empresa também se considera bem-posicionada para atender à projeção otimista de crescimento da demanda por produtos relacionados diretamente e indiretamente à IA.
Perspectiva dos segmentos cíclicos
A empresa continua se destacando na área de Data Centers, embora enfrente desafios em outras quatro linhas de negócios, que estão em declínio devido à sua natureza cíclica. Entre essas linhas, o segmento de consumo apresenta a maior tendência de recuperação, impulsionada pela parceria com um grande cliente, a Sony. Espera-se também que o segmento automotivo e industrial mostre sinais de recuperação no segundo semestre fiscal, embora permaneça fraco no primeiro semestre. Por outro lado, as linhas de redes corporativas e operadoras de telecomunicações têm enfrentado os maiores desafios, uma vez que durante a pandemia houve um excesso de compras e uma expansão de capacidade superior ao necessário. Como resultado, a recuperação nessas áreas será mais lenta, pois ainda há um processo contínuo de absorção do estoque. Observamos que a Marvell está constantemente analisando a dinâmica do mercado dessas linhas cíclicas, mas esperamos que a receita proveniente de Data Centers continue a aumentar sua representatividade no consolidado da empresa.
Haverá retomada da margem bruta?
Um ponto destacado na reunião foi a queda da margem bruta entre os anos fiscais 2023 e 2024. Ashish, RI da Marvell, explicou que a margem bruta é fortemente influenciada pelo (I) mix de produtos e (II) pelos custos fixos associados à produção. Entre as linhas de receita, destacam-se a infraestrutura de operadoras e a nova linha de produtos customizados ASICs, que possuem menor margem, enquanto as redes empresariais, especialmente redes com fio e armazenamento, apresentam margem bruta mais elevada. O segundo fator influente na margem bruta é o alto custo fixo da cadeia de produção da Marvell, devido aos equipamentos próprios da companhia, o que torna a margem bruta mais sensível à receita absoluta da empresa. Por exemplo, a Marvell registrou uma queda de 1,09pp na margem bruta comparando o 4T24F com o 1T25F, devido à redução na receita de U$1,42b no 4T24F para U$1,16b no 1T25F.
Apesar do recente impacto da receita absoluta na margem, compreendemos que o mix de receita continuará sendo determinante para uma margem bruta mais baixa no curto prazo, devido à introdução dos produtos customizados ASICs (com menor margem), embora isso seja parcialmente mitigado pelo crescimento na linha de redes empresariais (com margem bruta mais elevada). No entanto, espera-se uma dinâmica positiva nas margens operacionais, dado que, apesar de operarem com margens brutas menores, os produtos ASICs conseguem alcançar margens operacionais mais atrativas.
Expandindo o portfólio com o ASICs e PCIe Retimer
ASICs e PCIe retimer são os novos componentes do portfólio da Marvell para aumentar ainda mais a customização e eficiência dos produtos relacionados a infraestrutura de dados. O ASICs oferece soluções otimizadas para infraestrutura e aplicativos como serviço, diferenciando-se ao customizar não apenas elementos de computação, mas também arquiteturas completas. Comparado à Broadcom, seu principal concorrente, o ASICs se destaca pela capacidade de customização da estrutura, uma área em que Broadcom historicamente não se especializou. Além dele, destacamos o PCIe retimer que é essencial para a nova geração do PCIe Gen 6, oferecendo maior velocidade e transferência de dados. Apesar da intensa competitividade, observamos a necessidade de investimentos robustos para o desenvolvimento destas tecnologias e ainda mais a criação de novas, dado o ambiente dinâmico do setor de tecnologia. Nesse sentido, enxergamos que é um mercado que tende a ter muitas empresas participando, porém dado a necessidade de fluxos para os investimentos, entendemos que as empresas menores, como as startups, por exemplo, não estariam apresentando perigo diretamente a Marvell.
Foco orgânico, mas M&A não sai do radar
A Marvell realizou diversas aquisições transformadoras no passado, focando no crescimento de dados e na monetização, o que permitiu à empresa expandir seu portfólio de produtos e ingressar em novos mercados de alto crescimento. Atualmente, a companhia atingiu uma escala que possibilita concentrar-se mais no crescimento orgânico, aproveitando as sinergias das aquisições anteriores e otimizando suas operações internas. Ashish destaca a atual estratégia de crescimento orgânico da empresa, porém ressalta que a Marvell continua atenta ao mercado e novas oportunidades.