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Publicado em 10 de Agosto às 06:16:03

Resultado Trimestral (2T21): Petz (PETZ3) e Minerva (BEEF3)

Avaliação do Resultado

Petz (PETZ3): O lucro líquido teve um aumento expressivo de 195% na comparação a/a, para R$ 18,3 milhões, o que veio em linha com as nossas expectativas, que eram de 18,8 milhões. Seguimos otimistas com a empresa, vemos contínuo investimento do seu capital em crescimento e melhorias de processos. A varejista realizou a aquisição da ZeeDog e abriu 7 novas lojas no trimestre, conseguindo manter o seu nível de alavancagem baixo, em 0,5x dívida líquida/EBITDA.

Minerva (BEEF3): Em geral, os resultados da Minerva superaram as expectativas. Analisando a receita, a empresa reportou R$ 6,3 bilhões de receita líquida, um aumento de 42,9% em comparação com o 2T20 e de 8,3% em relação ao trimestre anterior. Esse crescimento foi puxado principalmente por exportações e por aumentos relevantes de abate e de volume vendido em sua unidade de negócio fora do Brasil (Divisão Athena), concentrada no Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina. O frigorífico atingiu um EBITDA de R$ 544,9 milhões, que apesar de ser uma redução de 7,7% a/a, ainda foi uma surpresa positiva, pois esperávamos uma redução bem mais expressiva.

Petz (PETZ3): Bombando

O 2T21 foi um trimestre marcante para a Petz. A empresa atingiu um avanço expressivo de 195% a/a de lucro e reportou uma receita bruta de R$ 598 milhões, aumento de 57,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Impulsionado pela pandemia, o mundo digital continua fazendo muito sucesso, com a receita bruta digital chegando a R$ 181,2 milhões, um aumento de 85,0% em relação ao 2T20. Além disso, vimos avanços de 4,5 p.p. a/a na penetração digital de vendas para 30,3%, e crescimento de 9,8 p.p. a/a no índice Omnichannel, chegando em 86,0%. No mundo físico, a empresa abriu 7 novas lojas no trimestre (o que está em linha com a sua meta de expansão de lojas) e aumentou o seu índice de vendas em mesmas lojas (em inglês, SSS – Same Store Sales) para 36,6%, comparado a 17,5% que foi o número do 2T20.

Pontos Positivos 
  • Expansão em novos mercados – lojas inauguradas na região Norte do Brasil (Manaus e Palmas);
  • Omnichannel: Aumento no índice mostra que a estratégia impulsiona vendas e que investir em lojas físicas significa investimento em vendas digitais também;
  • Crescimento de vendas em mesmas lojas (SSS) indica maior fidelidade do cliente;
  • Crescimento comprovado em todas as vertentes e perspectivas futuras favoráveis. 
Pontos Negativos  
  • Valuation caro: ação valorizou na semana passada com o anúncio da aquisição da ZeeDog, levando o índice P/L 2022 para 82x, acima da média do setor;
  • Redução de 0,8 p.p. na margem bruta para 40,1% indica custos mais elevados.

Minerva (BEEF3): Evitando o Brasil

Apesar do declínio de 7,7% do EBITDA em relação ao 2T20 para R$ 544,9 milhões, o número ainda foi muito acima dos R$ 481,2 milhões que projetamos e dos R$ 501,0 milhões esperados pelo consenso de mercado. Diante de uma situação desafiadora no Brasil, com baixa disponibilidade de gado e preços do animal em altas históricas, a Minerva deu maior foco à Divisão Athena, que vendeu no trimestre 180 mil toneladas de carne, um avanço de 58,1% a/a, enquanto a Divisão Brasil vendeu 118 mil toneladas, crescimento de apenas 6,7%. Olhando para o lucro líquido, a empresa reportou R$ 116,7 milhões, uma queda de 54% ante o mesmo período do ano passado. Esse recuo pode parecer assustador, porém é explicado por uma base de comparação injusta: o 2T20 foi um ponto muito fora da curva, o setor na totalidade foi muito bem, pois estávamos no auge da pandemia e a demanda pelos seus produtos estava muito elevada.

A demanda global por carne continua muito forte, puxado principalmente pela Ásia, que somou por 37% da receita de exportações da Minerva. A empresa conseguiu manter seu posicionamento como a maior exportadora de carne bovina da América Latina, com 20% do market share das exportações da região, sendo a principal beneficiária da forte demanda asiática.

Pontos Positivos 
  • A empresa conseguiu reportar números acima das expectativas graças à sua diversificação geográfica na América do Sul, mais uma vez provando ser uma estratégia benéfica;
  • A forte demanda externa pelos produtos da Minerva deve continuar subindo com os novos hábitos de consumo na Ásia cada vez mais na moda;
  • Vacinação e reabertura da economia no Brasil no 2S21 significa a retomada de um mercado relevante para o frigorífico;
  • Ciclo do gado no Paraguai está muito positivo. A empresa conta com operações relevantes no país. 
Pontos Negativos
  • Suspensão de exportações da Argentina durante o trimestre impactaram negativamente as vendas. Números poderiam ter sido maiores;
  • Custos no Brasil continuam muito altos, o que pressiona margens e diminui lucros. Acreditamos que esse cenário possa se prevalecer pelo menos até o final do ano
  • Falta de contêineres causa problemas logísticos de exportação – produtos demoram mais para chegar nos clientes externos.
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