A produção industrial da economia brasileira apresentou crescimento de 0,1% em março em relação a fevereiro. A expectativa dos investidores apontava para uma queda de – 0,1%. Nossa expectativa era de estagnação. No primeiro trimestre de 2026 cresceu 3,1% em relação ao quarto trimestre de 2025, ao mesmo tempo em que cresceu 1,3% e, relação ao mesmo trimestre de 2025. A produção da indústria de transformação mostrou queda de – 0,1% em março em relação a fevereiro.
Apesar deste bom comportamento do primeiro trimestre, o cenário para o setor industrial, em especial para a indústria de transformação é bastante desafiador, na medida em que os sinais de aceleração da taxa de inflação neste início de ano indicam uma política monetária contracionista, e a projetada queda da SELIC ao longo do ano deve ser mais lenta que o esperado pelos investidores, devido à desancoragem das expectativas e de uma inflação no primeiro trimestre maior que a esperada, em função da guerra no Oriente Médio.
Este comportamento da produção industrial é condizente com nossas projeções de crescimento de 1,1% no primeiro trimestre de 2026, compara do ao segundo trimestre e 2,0% em 2026.
