Energia

Publicado em 28 de Março às 16:39:44

Panorama Energético - Março/24

TEMPO E CLIMA

Precipitação Acumulada

Fonte: INMET

É observado um aumento na precipitação acumulada de algumas regiões do Brasil em relação ao mês anterior. A maior concentração de precipitação está na porção de cima do país, onde os índices chegam a ultrapassar os 200 milímetros, devido a combinação do calor com umidade. Março é o pico do período chuvoso na maioria das áreas da Região Norte e no litoral norte do Nordeste. A marcante atuação da Zona de Convergência Intertropical e o enfraquecimento do fenômeno El Niño influenciaram a chuva frequente e volumosa.

ARMAZENAMENTO

Energia Armazenada (%)

Earm – Subsistema Sudeste
Earm – Subsistema Sul
Earm – Subsistema Nordeste
Earm – Subsistema Norte

Desde o final do ano de 2022, a operação energética, bem como a oferta hídrica elevada ajudaram a manter elevados os níveis de maioria dos reservatórios dos submercados do SIN. Os gráficos acima demonstram os valores apresentados no último mês para a Energia Armazenada do sistema. Essa energia nada mais é que a energia elétrica possível de ser gerada a partir da força da água armazenada nos reservatórios de usinas hidrelétricas. É possível notar houve um enchimento dos reservatórios de centro-norte, enquanto o Sul teve uma trajetória errática, com grandes oscilações durante o último mês. Tal padrão é condizente e influenciado pelas chuvas ilustradas na sessão anterior.

Carga do sistema [MWmed]

Carga instalada por subsistema

As cargas do sistema foram elevadas no último mês, devido às altas temperaturas registradas na maior parte do território nacional no fim do verão.

OPERAÇÃO

Energia Natural Afluente (%)

A ENA é a energia disponível no sistema que pode ser convertida em eletricidade. Março se configurou por um mês de precipitação dentro da média, em que as vazões dos rios se comportaram de forma positiva em todos os subsistemas, havendo um pequeno aumento no incremento na segunda semana para o subsistema Sul. Nos últimos dias, observou-se uma continuidade nos volumes de chuva, havendo leve aumento nas regiões sudeste e sul do país, que resultou em aumento de energia disponível no sistema.

GERAÇÃO

Subsistema Sul

Subsistema Sudeste

Subsistema Norte

Subsistema Nordeste

Dada a maior penetração de geração hidrelétrica na matriz brasileira, no período úmido que ocorre de dezembro a abril a vazão dos rios é naturalmente mais abundante, e é esperada uma elevada produção por esta fonte. Entretanto, no submercado Nordeste, em março, seguindo o histórico observado, a principal fonte energética foi a eólica, devido as condições favoráveis do vento e a grande presença deste tipo de geração.

COMPARATIVO ANUAL

Tendo em vista o período que vivenciamos, que é caracterizado pelo uso intensificado de energia devido as temperaturas mais elevadas, é evidente o aumento na carga ao longo do ano de 2024. Consequentemente, é natural observar uma redução nos níveis de Energia Armazenada (EA), uma vez que essas grandezas mantêm uma relação inversamente proporcional. Ao compararmos com os anos de 2022 e 2023, podemos analisar os padrões desses parâmetros. Torna-se claro que, no início de 2022, os níveis estavam abaixo da média, atribuído à crise hídrica enfrentada naquele período. Essa comparação destaca as flutuações significativas ao longo dos anos, evidenciando a sensibilidade do sistema às condições climáticas e sazonais.

SOBRE NÓS

A Genial é mais que um banco ou uma corretora. É uma marca em sintonia com um mundo que pede mais inovação e inclusão, oferecendo acesso a serviços financeiros de qualidade com simplicidade e eficiência.

A Genial Energy é seu braço focado na Comercialização e Consultoria Energética especializada no Mercado Livre de Energia, objetivando a redução dos custos para os consumidores finais, atuando em três frentes com total sinergia: Comercialização, Gestão e Geração.

Desta forma, as soluções oferecidas aos nossos Clientes e parceiros levam em conta um panorama amplo e abrangente, buscando sempre os melhores preços e condições de Mercado. Atualmente possuímos mais de 300 unidades consumidoras de diversos segmentos em migração e gestão. Como a maior gestora independente de energia do Rio de Janeiro, nos últimos 4 anos proporcionamos mais de R$ 200 Milhões em economia aos nossos clientes. As informações contidas nesse relatório visam direcionar a um entendimento sobre as grandezas que mais impactam o Mercado de Energia. Tais dados são obtidos e tratados pela nossa área de Inteligência de Mercado, e são insumos relevantes para a tomada de decisão da Mesa de Energia. Para maiores informações, acesse aqui.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações