Energia

Publicado em 02 de Janeiro às 15:23:04

Panorama Energético - 02/01/23

TEMPO E CLIMA

Precipitação Acumulada

Fonte: INMET

Tendo em vista a consolidação do período úmido gerando aumento da umidade, principalmente, nas regiões norte e sudeste, a precipitação acumulada nessas bacias aumentou em relação ao mesmo período anterior. No centro-norte, a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian – OMJ) favorece o aumento da umidade.

Ao longo das últimas semanas, portanto, observaram-se volumes mais expressivos nas bacias Madeira, Tocantins, Xingu, Grande e Paranaíba.

Precipitação Observada nos últimos 15 dias (mm)

Fonte: CPTEC

Previsão de Curto Prazo

A primeira quinzena de janeiro tende a ser com bastante umidade e registro de chuva em toda a região sudeste. Nesses locais, pode-se observar uma precipitação acima da média, de acordo com o histórico de anos com atuação do fenômeno El Niño.

Entre os dias 1 e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT deve estar posicionada ao sul da climatologia e, com isso, tende a favorecer maiores volumes na porção mais ao norte do país, incluindo o semiárido.

Previsão de Longo Prazo

O modelo climático de longo prazo CFS projeta chuvas acima da média para a região Sudeste durante o mês de janeiro, enquanto aponta para padrões abaixo da média para as demais regiões.

No mês de fevereiro, contudo, a anomalia positiva de precipitação está concentrada nas regiões costeiras, enquanto o sul do Sudeste apresenta um padrão mais seco.

Já em março, embora a precisão do modelo seja menor, a anomalia mais contundente de precipitação tende a concentrar-se nos extremos do país, especialmente na região Norte.

OPERAÇÃO

Energia Natural Afluente

Durante o período úmido, é esperado um aumento natural da Energia Natural Afluente em grande parte das bacias do sistema. No entanto, é possível observar para as semanas entre 17/12 e 24/12, a ocorrência de uma queda deste indicador.

Destaca-se que, apesar desse declínio, há um pequeno aumento observado na semana do dia 24/12, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais expressivas nesse aspecto.

Fonte: ONS

Armazenamento

Reservatórios Hoje e Variação nos Últimos 30 Dias (%)

Desde o final do ano de 2022, a operação energética, bem como a oferta hídrica elevada ajudaram a manter elevados os níveis dos reservatórios de todos os submercados do SIN.

Observam-se, portanto níveis acima de 60% no Sudeste, que é o mais expressivo do sistema. Historicamente, tal valor é o mais elevado para o período nos últimos 5 anos. Além disso, com a chegada do período úmido, a expectativa é de que os demais submercados também apresentem um ganho de armazenamento considerável.

Fonte: ONS

Carga do Sistema (03-12 à 24-12) [MWmed]

A carga do sistema foi naturalmente alta ao longo do último mês, devido às temperaturas elevadas registradas na maior parte do território nacional, acarretando incremento na demanda energética.

Comparativo Anual dos Reservatórios em Média Mensal [%]

Geração Termelétrica

Com o fim da autorização do acionamento de usinas termelétricas fora da ordem de mérito a partir de Abril, o despacho de geração térmica tem ocorrido de acordo com os sistemas de otimização centralizada (NEWAVE/DECOMP/DESSEM), em que a usina só é despachada quando o custo do combustível utilizado é menor ou igual ao custo marginal da operação (CMO).

Todavia, desde Outubro/23 o despacho térmico cresceu chegando a valores superiores a 14 GWmed. Tal comportamento esteve alinhado aos modelos energéticos de operação de curtíssimo prazo, que sofreram com o rápido incremento na demanda juntamente com as baixas vazões hídricas no período. Com isso, em algumas horas do dia térmicas foram acionadas para o suprimento do pico de carga, impactando o preço spot, mesmo com a situação sistêmica extremamente favorável.

SOBRE NÓS

A Genial é mais que um banco ou uma corretora. É uma marca em sintonia com um mundo que pede mais inovação e inclusão, oferecendo acesso a serviços financeiros de qualidade com simplicidade e eficiência.

A Genial Energy é seu braço focado na Comercialização e Consultoria Energética especializada no Mercado Livre de Energia, objetivando a redução dos custos para os consumidores finais, atuando em três frentes com total sinergia: Comercialização, Gestão e Geração.

Desta forma, as soluções oferecidas aos nossos Clientes e parceiros levam em conta um panorama amplo e abrangente, buscando sempre os melhores preços e condições de Mercado. Atualmente possuímos mais de 300 unidades consumidoras de diversos segmentos em migração e gestão. Como a maior gestora independente de energia do Rio de Janeiro, nos últimos 4 anos proporcionamos mais de R$ 200 Milhões em economia aos nossos clientes. As informações contidas nesse relatório visam direcionar a um entendimento sobre as grandezas que mais impactam o Mercado de Energia. Tais dados são obtidos e tratados pela nossa área de Inteligência de Mercado, e são insumos relevantes para a tomada de decisão da Mesa de Energia. Para maiores informações, acesse aqui.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações