Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Eletrobras (ELET3), Gerdau (GGBR4), Vale (VALE3), Grupo Mateus (GMAT3), Valid (VLID3), Itaú (ITUB4), Gol (GOLL4).
Expresso Bolsa
O Ibovespa fechou a segunda-feira em baixa de –2,25% alcançando os 109,4k. O dia teve baixo volume de negociações, dado jogo do Brasil na copa do mundo. O índice brasileiro sofreu com a alta das taxas futuras de juros local e americana, com mais expectativas sobre a PEC de transição e refletindo dados fortes do mercado de serviços nos EUA. As notícias de afrouxamento das medidas contra a Covid-19 na China impulsionaram os papéis relacionados às commodities do Ibovespa, que foram os poucos papéis que fecharam o dia no verde.
Novos relatórios
Mercado Livre (MELI34) | Início de cobertura: Completo como você nunca viu!
O que aconteceu no Mercado?
Eletrobras (ELET3): Resgate ações PNA + Incorporação de Subsidiárias
Proposta. Conselho deve se reunir para decidir sobre o resgate das ações PNA da empresa (ELET5, 0,006% do capital social). Sendo assim, a empresa passará a ter apenas ações ordinárias (ELET3) e preferenciais (ELET6).
Incorporação de subsidiárias! As ações da CHESF, Furnas, CGT Eletrosul e Eletronorte devem ser incorporadas pela holding com o objetivo de simplificar sua estrutura societária e obter sinergias operacionais desse primeiro passo.
E ai? Apesar da postergação da migração para o Novo Mercado, achamos o evento positivo. A simplificação da estrutura operacional é outro ponto muito interessante à medida que o uso de subsidiárias regionais deixou de fazer sentido nos dias atuais. Permanecemos positivos quanto ao case da ELET3.
GGBR4
Investimentos para modernização de usina
A Companhia anunciou a revitalização de algumas das suas estruturas na Usina de Barão de Cocais, com obras nos dois principais alto-fornos e na aciaria, para reparar a infraestrutura, modernizar a produção e trazer maior segurança ao processo; a obra foi iniciada essa semana e deve durar até o final de janeiro de 2023, contando com 940 novos trabalhadores em atividade. Segundo Paulo César Bueno, gerente executivo da Gerdau, a reforma está voltada para a estabilidade produtiva e diminuição dos riscos de parada, garantindo maior eficiência e eficácia operacional da usina. (Gerdau e Genial)
VALE3
BHP pede repartição de danos por rompimento da barragem em 2015
A Samarco, uma joint venture entre a BHP e a Vale, foi a empresa responsável pela barragem de rejeitos que rompeu em Mariana (MG) no ano de 2015, após isso, as mineradoras em conjunto constituíram uma fundação sem fins lucrativos, para desenvolver programas econômicos de reparação e compensação dos danos causados. Em um dos processos no Reino Unido que a BHP foi demanda como réu, ela propôs para a Vale, uma medida de contribuição no processo, entretanto, a Companhia não admite estar sujeita a jurisdição do Tribunal Inglês e pretende contestar a jurisdição, em tempo e modo adequados. A mineradora brasileira reafirma seu compromisso com a reparação, com mais de 400 mil pessoas indenizadas e mais de R$20b destinados para a Fundação Renova desde os acontecimentos; mas a notícia do pedido de inclusão em jurisdição, pode levar a comprometer o caixa da Vale para indenizações futuras.
GMAT3
De olho em Salvador?
A Superintendência do Cade deu sinal positivo para a aquisição de 8 lojas do Grupo BIG (agora Carrefour) pelo Grupo Mateus. Essa operação representa uma oportunidade de entrada do Mateus em municípios onde ainda não está presente. Uma das aquisições está localizada em Itabuna (BA), marcando a sua 3ª loja em terra baiana. Com esse adensamento, o próximo passo da varejista deve ter ser direcionada para a entrada na capital do estado, Salvador. (SA Varejo e Genial)
TSLA34
Tesla reduzirá produção em Xangai
De acordo com fontes internas, a Tesla (TSLA) está planejando reduzir a produção na sua fábrica em Xangai, China. O corte – de 20% da capacidade total – entraria em vigor ainda esta semana, à medida que a demanda no país vem ficando abaixo da expectativa. (B. Dia Plural)
VLID3
Pagamento de Juros
A Valid realizou o pagamento de juros de sua 7ª emissão de debêntures no montante de R$ 6,7 milhões, o valor será creditado hoje para os debenturistas. (Valid e Genial)
ITUB4
Íon Edu
O Itaú lançou sua plataforma gratuita de educação financeira (Íon Edu). A plataforma deverá contar com diversos cursos até o final de 2023 e terá ensinamentos do nível básico ao avançado que serão apresentados por especialistas do Itaú, Itaú Asset, Itaú BBA e até mesmo da Kinea. A plataforma pode ser um meio para competir com a XP Educação do grupo XP Inc. (Broadcast e Genial)
BACEN
Pagamento via WhatsApp
O Banco Central anunciou que o sistema de pagamento via WhatsApp está em andamento, mas ainda sem previsão de quando deve ocorrer. Ainda há questões regulatórias em jogo, principalmente a relação de concorrência entre as credenciadoras. Empresas como Cielo, Getnet, Rede, Mercado Pago e outras já estão realizando testes em produção. (Valor e Genial)
GOLL4
Dados de tráfego aéreo
A Gol divulgou sua prévia de tráfego relativa ao mês de novembro. Apesar da recuperação da demanda em relação ao mesmo mês de 2021, os dados divulgados ainda ficaram abaixo em relação a outubro e a 2019 (ASK -16,2% e RPK -15,6%), o que nos faz julgá-los como neutros. O ASK reportado foi de 3,5b (+29,7 a/a e -1% m/m), enquanto o RPK foi de 2,9b (+28,5% a/a e -1% m/m). Com isso, o mês teve uma taxa de ocupação de 81,4% (-0,8pp a/a e -0,1pp m/m). Por fim, o volume de carga transportada foi de aproximadamente 7,7 toneladas (+100,1% a/a e +5,4% m/m). (Gol e Genial)
SAÚDE
Dados de beneficiários
Os dados de outubro de beneficiários de planos privados de saúde foram divulgados pela ANS, alcançando os 50,2m. As adições líquidas de 72k no mês representam um aumento de 0,14% no total de vidas do mercado privado de planos de saúde. Esse mês tivemos novos dados fortes do mercado de trabalho brasileiro, que são um vetor positivo para o crescimento da base das operadoras privadas, em que ~67% dos planos privados de saúde no país são empresarias. Vale destacar também a desaceleração do crescimento dos beneficiários, em que as adições líquidas alcançaram o menor patamar dos últimos 8 meses. (ANS e Genial)
SAÚDE
Consumidores avaliam laboratórios
Em pesquisa da CVA Solutions, consumidores avaliaram o Valor Percebido e a Força da Marca de diversos laboratórios de medicina diagnóstica brasileira. O Fleury apareceu em segundo lugar na métrica de Força de Marca, atrás apenas do Einstein. As alavancas de valor segundo os consumidores, além de custo e qualidade, são tempo de espera, histórico digital de exames, oferecer exames em domicílio sem custo adicional etc. A pesquisa demonstra que uma das principais vantagens do Fleury sobre seus concorrentes de medicina diagnóstica pura é a força da marca, e os achados em relação as alavancas de valor são pontos focais para o Fleury em sua busca por uma jornada completa dos pacientes em seu ecossistema, o que é positivo para a companhia. (Saúde Business e Genial)
De olho na economia
A dualidade da saída da política de zero Covid
Nesta semana, as autoridades chinesas anunciaram a flexibilização das regras para testagem de covid, sinalizando uma transição (gradual) de sua rigorosa política de covid zero. Em cidades como Xangai e Hangzhou, foram suspensas as normas que obrigavam a apresentação de testes PCR para entrar em locais públicos e para o uso de transporte público. Estes anúncios vieram logo após o início das manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas para mostrar o seu descontentamento com a rigorosa política de controle da covid.
O fim da política de covid zero é condição necessária para que a China consiga entregar um crescimento próximo a 5% em 2023. Entretanto, uma mudança abrupta desta diretriz viria às custas de uma elevação nos óbitos, em linha com os números observados nos demais países ao longo dos últimos anos. Os dados apontam que apenas 66% da população com mais de 80 anos possui vacinação completa (2 doses) dos quais apenas 40% tomaram a dose de reforço. A combinação de uma baixa taxa de vacinação entre os idosos e um sistema de saúde concentrado nas áreas urbanas é um grande impedimento para que a rigidez da política de prevenção seja deixada totalmente de lado no curto prazo.
Nesse contexto, diante da proximidade do inverno e a necessidade de avançar na campanha de vacinação, é pouco provável que o fim da política de covid zero seja declarada ainda no primeiro semestre de 2023. Na nossa avaliação, a reabertura gradual será inevitável devido à forte propaganda nacionalista de sucesso no controle da pandemia. Além disso, esperamos que o governo continue estimulando a economia que vem sofrendo com os impactos das restrições e da crise imobiliária. Entretanto, os estímulos monetários deverão ser moderados, haja vista a forte desvalorização do yuan nos últimos meses, o que pode gerar impactos inflacionários nos próximos meses.
Nossas projeções apontam para um crescimento mais moderado no próximo ano, ao redor de 4,0%, refletindo o grande desafio que a China terá pela frente com o fim da covid zero e a crise imobiliária. Vale ressaltar que o setor imobiliário corresponde a cerca de 25% do PIB, sendo o principal motor de crescimento da economia nos últimos anos. Além disso, a desaceleração da atividade econômica global fará com que a economia chinesa esteja mais vulnerável a choques domésticos. Assim, a saída da política de covid zero é uma condição necessária para se garantir uma taxa de crescimento satisfatória no próximo ano, entretanto, está longe de ser suficiente.
Renda Fixa
Os ativos globais operaram em queda devido à incerteza com relação a política monetária norte americana, e isso fez com que as treasuries subissem suas taxas, e, o mercado local, somado as notícias negativas sobre o tamanho do waiver de gastos da PEC da transição, fez com que as curvas de juros fechassem o dia em alta de 20bps em todos os vértices.
No primeiro dia da reunião do Copom, que deve manter a taxa Selic estável amanhã em 13,75%, a expectativa se transfere para o comunicado, que tende a assumir um tom mais duro com os termos negociados para a PEC da transição e os impactos da política fiscal mais frouxa.
Cripto
Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.