Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 05 de Junho às 11:11:53

PIB surpreende no início de 2024

  • Ibovespa

    121.802

    (-0,19%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    70.937

    (2,98%)

    24h

  • S&P 500

    5.307

    (0,31%)

    Futuro

  • Dólar

    5,29

    (0,11%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    18.758

    (0,56%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    4,34

    (0,11%)

    24h

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Microsoft (MSFT34) e Banco do Brasil (BBAS3).

Expresso Brasil e Mundo

Ibovespa: Encerrou o pregão de terça-feira (04/06) em queda, influenciado novamente pelos preços das commodities. As petroleiras Petrobras e Prio caíram com o recuo do preço do petróleo, enquanto o papel de Vale também recuou com a queda do preço do minério de ferro

Juros futuros: Encerraram o pregão da terça-feira (4) em alta devido, principalmente, à desvalorização do real. O DI jan/25 oscilou para 10, 39% e o DI jan/29 foi para 11,66%.

Mundo: Bolsas europeias e futuros em Nova York sobem com apostas no corte de juros do Fed, impulsionadas pelos sinais de esfriamento do mercado de trabalho dos EUA.

Minério de ferro: Minério de ferro estende queda pelo 5º dia em Singapura, no nível mais baixo em cerca de oito semanas, com metais industriais pressionados por preocupações com a demanda na China, diante do aumento dos estoques no país.  

Petróleo: Petróleo opera de lado após cinco baixas seguidas, mas se mantém perto do menor nível em quatro meses após relatório da indústria que apontou para aumento nos estoques nos EUA.

Em Destaque

Carteira Recomendada de FIIs – Junho 2024 

Carteira Recomendada Top Dividendos – Junho 2024

Carteira Recomendada de Ações – Junho 2024

Economia
Por José Marcio Camargo

PIB surpreende no início de 2024

Ontem foi divulgado o PIB do primeiro trimestre de 2024 que registrou alta de 0,8% t/t em relação ao último trimestre de 2023, vindo ligeiramente melhor do que o consenso de mercado que apostava em uma alta de 0,7% t/t (Broadcast+). Com este resultado e as revisões das leituras anteriores, o PIB opera 7,8% acima do nível pré-pandemia (4T/19) e deixa um carrego estatístico de crescimento de 1,0% para o ano de 2024.

Novos Conteúdos

🌾 Agrícolas

Fatores climáticos provocam queda de 3% a/a no PIB agropecuário 

O que aconteceu? Segundo o IBGE, o PIB do setor agropecuário brasileiro recuou -3,0% a/a, enquanto o PIB total da economia do Brasil cresceu +2,5% a/a, tendo sido prejudicado por fatores climáticos adversos que impactaram negativamente a soja e o milho, commodities que o IBGE prevê quedas em suas produções em 2024 de -2,4% a/a e -11,7% a/a, respectivamente. Nota-se ainda que, embora tenhamos visto este recuo no PIB do setor, a retração foi –1,5p.p. menor do que o mercado esperava. (Valor e Genial) 

🏥 Saúde

Reajuste nos planos de saúde individual e familiar 

O que aconteceu? A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou, nesta terça-feira (4), o reajuste de 6,91% nos planos individuais e familiares. O reajuste é válido para o período entre maio de 2024 e abril de 2025, e atinge cerca de 8 milhões de beneficiários. Apesar do aumento menor, o índice está acima da inflação acumulada dos últimos 12 meses, que ficou em 3,69%. (InfoMoney e Genial) 

🌾 Agrícolas

Vendas de fertilizantes no Brasil mostram sinais de recuperação 

O que aconteceu? As vendas de fertilizantes no Brasil para a safra 24/25, plantada no segundo semestre, têm mostrados sinais de recuperação em relação a 2023, ainda que estejam abaixo do visto em anos anteriores. Até maio, os produtores adquiriram 51% do adubo necessário para o segundo semestre (vs. 44% no mesmo período em 2023 e 60% em 2022). (Valor e Genial)  

Opinião Genial: Acreditamos que fatores como a queda no preço dos insumos, a preocupação com potenciais problemas logísticos na distribuição nos próximos meses e a redução de juros, têm contribuído para essa leve recuperação. 

🥩 Alimentos

Confinamento de gado no Brasil pode crescer 2,5% este ano 

O que aconteceu? Segundo dados preliminares do Censo de Confinamento da companhia de nutrição animal DSM-Firmenich, o volume de gado em confinamento deve crescer +2,5% a/a em 2024. A queda nos grãos (farelo soja e milho), insumos para ração animal, é um dos maiores incentivos à adoção do confinamento, em conjunto com o fato de que a condição das pastagens perde vigor quando se têm um clima mais frio e seco. (Valor e Genial) 

Opinião Genial: Embora possamos ver esse leve avanço no confinamento de gado no Brasil no curto prazo, a pecuária extensiva (gado criado solto no pasto) deve seguir como forma predominante de produção de bovinos no país no médio e longo prazo. 

💻 Microsoft (MSFT34)

Parceria multibilionária em AI entre Microsoft e a Hitachi 

O que aconteceu: A Microsoft e a Hitachi anunciaram uma parceria multibilionária para impulsionar a adoção de inteligência artificial generativa, marcando mais um passo nas parcerias e investimentos contínuos entre as duas empresas. Durante a parceria de três anos, o conglomerado japonês incorporará produtos da Microsoft, como Microsoft Cloud e GitHub Copilot, na Lumada, que é o principal negócio digital, de software e de serviços da Hitachi, conforme divulgado em um comunicado conjunto das empresas. (Valor econômico e Genial) 

Recomendação: Sem cobertura 

🛒 E-commerce
Senado adia votação sobre a taxação de compras internacionais 
O que aconteceu? Após o relator Rodrigo Cunha retirar a taxação de 20% de compras internacionais de até US$ 50 da proposta do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o Senado adiou a votação para esta quarta-feira (5). O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, solicitou o adiamento argumentando a necessidade de mais tempo para análise devido a “ruído de comunicação” sobre as alterações. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada e deve ser votada no Senado hoje. (Valor e Genial) 

🏦 Banco do Brasil (BBAS3)
Banco do Brasil inicia as renegociações de Dívidas do Pronampe 

O Banco do Brasil inicia hoje (4) as renegociações para clientes que emprestaram recursos através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que deixaram de pagar e tiveram as dívidas honradas pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), o qual dá garantia aos empréstimos da linha. (Broadcast e Genial) 

Recomendação: Comprar 

Preço-alvo: R$ 34

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações