Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Nubank (ROXO34) e Azul (AZUL4).
Expresso Brasil e Mundo
Ibovespa: Encerrou mais um pregão em queda, ainda influenciado negativamente por Vale e Petrobras. O preço das comodities petróleo e minério em baixa impactaram o desempenho do índice.
Juros futuros: Terminaram o dia abrindo nos vencimentos curtos e perto da estabilidade nos intermediários e longos. O mercado parece esperar um IPCA um pouco maior na divulgação hoje.
Mundo: Bolsas globais ensaiam alta e yield do treasury de 10 anos recua para menos de 4% antes do CPI dos EUA, que deve balizar apostas sobre o corte dos juros do Fed.
Minério de ferro: Também sobe em Singapura depois de perder mais de 3% ontem, na maior queda desde outubro.
Petróleo: Avança e se recupera da perda da véspera à medida que as tensões no Médio Oriente persistem e com desvalorização do dólar.
Em Destaque
Carteira Recomendada de FIIs – Janeiro 2024
Carteira Recomendada de Ações – Janeiro 2024
Carteira Recomendada Top Dividendos – Janeiro 2024
Economia
O diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil (BCB), Diogo Guillen, e o presidente regional do Fed de Nova Iorque, John Williams, passaram mensagens parecidas nessa quarta-feira (10/01) ao reforçarem a cautela na condução da política monetária. Vale destacar que o Brasil e os Estados Unidos se encontram em estágios diferentes do ciclo, com o primeiro tendo iniciado o processo de corte na taxa básica de juros (Selic) em agosto de 2023, enquanto o segundo deve iniciá-lo somente ao final do primeiro semestre desse ano. » Leia o Relatório Completo
Ações
Novos produtos no México
A subsidiária mexicana do Nubank lançou uma funcionalidade de transferência internacional para transações dos EUA para o México. Essa opção soma ao portfólio de produtos e a expansão do banco no país latino. (Nubank e Genial)
Construtoras
Dicotomia das rendas
Nos 10 primeiros meses de 2023, o segmento de baixa renda (MCMV) cresceu em 40% a/a o valor de imóveis lançados, enquanto o segmento de médio e alto padrão (MAP) apresentou uma queda de 10% a/a. Para 2024, podemos ver um cenário diferente, uma vez que o orçamento do MCMV se manterá praticamente estável, enquanto as taxas de juros imobiliárias (que afetam especialmente o MAP) devem começar a cair a partir do final do 2T24. A melhoria do affordability e inflação controlada devem fazer com que as famílias de média/alta renda voltem a considerar a compra de imóveis, seja para moradia ou investimento. (Abrainc-Fipe e Genial)
Energia
Transmissão em alta
De acordo com o Programa de Expansão da Transmissão (PET) e no Plano de Expansão de Longo Prazo (PELT) em estudos feitos pela Empresa de Pesquisa Energética, os próximos leilões de transmissão devem necessitar de R$ 56,2b – onde pelo menos R$ 24,7b devem ser oferecidos em leilões apenas em 2024 nos meses de março e abril. Evento é positivo para empresas de transmissão por significar oportunidades de investimentos, principalmente aquelas com baixa alavancagem como a Eletrobras. (Valor e Genial)
Energia
Exoneração Secretário MME
Foi publicado no Diário Oficial da União a exoneração do Secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Sr. Efrain Cruz. No lugar do sr. Cruz foi escolhido o sr. Arthur Cerqueira. Achamos que o mercado terá uma interpretação positiva desse evento tendo em vista o passado interventor do Sr. Efrain. (Diário Oficial da União e Genial)
AZUL4
Dados Positivos de Tráfego em Dezembro
A Azul divulgou um aumento na capacidade doméstica de +1% a/a em dezembro (+16% em relação a 2019) e um crescimento na demanda de +4% a/a (+11% em relação a 2019), resultando em um fator de ocupação de 79,2%. No cenário internacional, a capacidade e a demanda cresceram +10% e +12% a/a, respectivamente. No 4T23, a companhia registrou um aumento na capacidade doméstica de +2% a/a e na demanda de +4% a/a. (Azul e Genial)
Auto
Projeção de Crescimento na Produção Automotiva em 2024
A ANFAVEA reportou uma produção de 172k veículos em dezembro de 2023, marcando uma queda de 10% em relação ao ano anterior e 15% em relação ao mês anterior. No acumulado de 2023, a produção totalizou 2,3m de unidades, uma redução de 2% em relação ao ano anterior, em linha com as projeções da associação. Em dezembro, a produção de veículos leves recuou 7% a/a e 15% m/m, enquanto a produção de caminhões e ônibus caiu 43% e 32% respectivamente. Para 2024, a ANFAVEA mantém sua previsão de crescimento em 6% para a produção total de veículos, sendo 5% em veículos leves e 32% em veículos pesados.
AÉREAS
Avanços nos acordos com o governo
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou esforços do governo para reduzir os preços do querosene de aviação e o volume de litígios no setor aéreo, além de ampliar a disponibilidade de crédito para as companhias aéreas através do BNDES. As principais companhias aéreas do Brasil, incluindo a Azul, aderiram ao programa “Voa Brasil”. Esperamos que a redução no custo do combustível leve a tarifas aéreas mais acessíveis, estimulando a demanda e mantendo margens estáveis para as companhias aéreas brasileiras. (Aeroin e Genial)