Comprar
[GMAT3]
Preço (03/12)
R$ 7,09
Preço Alvo
R$ 9,00
Potencial
+26,94%
Comprar
[GMAT3]
Preço (03/12)
R$ 7,09
Preço Alvo
R$ 9,00
Potencial
+26,94%
Fundado
1986
IPO
2020
Bolsa de Valores
B3
CEO
Jesuíno Martins Borges Filho
Sede
São Luís - MA
Setor
Varejo
Descrição
Sobre o Grupo Mateus (GMAT3)
O plano de expansão do Grupo Mateus começou a ganhar forma pelo sul do Maranhão e logo atingiu a capital, São Luís, em 2003, e também a região Norte, em 2012. Hoje, a companhia atua na comercialização de produtos alimentares e não-alimentares nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.Até o momento, o Grupo Mateus está presente em 8 dos 9 Estados do Nordeste. O Rio Grande do Norte é o único Estado da região a qual a varejista não tem lojas físicas, contudo, possui abertura esperada até o final de 2023. No Norte, o grupo tem forte presença no Pará, com 73 lojas consolidadas.
Com 239 unidades físicas em seu portfólio, o Grupo Mateus segrega as suas operações entre o varejo alimentar e o não-alimentar. Até o final de junho de 2023, a companhia mantinha 135 lojas voltadas para o varejo alimentar, o qual opera sob o guarda-chuva de dois grandes formatos: atacarejo (autosserviço e atacado) e varejo (supermercado, hipermercado e lojas de vizinhança).
As 104 unidades restantes de seu portfólio estão voltadas para o varejo não-alimentar, que tem como foco a comercialização de produtos de linha branca, eletroeletrônicos e móveis, sob a bandeira de Eletro Mateus.
Qual o CNPJ do Grupo Mateus (GMAT3)?
O CNPJ do Grupo Mateus é 24.990.777/0001-09.
Qual é o futuro do Grupo Mateus (GMAT3)?
Os próximos passos do Grupo Mateus devem estar focados na (I) entrada no Estado do Rio Grande do Norte; e (II) adensamento de lojas na chamada “Regional Nordeste” (Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba) e Ceará. Em nossa projeção, estimamos uma abertura média de 30 lojas/ano até 2025.
Nessa primeira etapa de crescimento, a maior parte das aberturas devem vir para o modelo de atacarejo (Mix Mateus), de forma a criar certa “massa crítica de consumo” em regiões ainda pouco penetradas pelo Grupo Mateus.
Passada essa primeira expansão, uma segunda etapa de crescimento envolveria a abertura dos chamados “complementos de rotas”. Em regiões já presentes, e considerando um horizonte de médio prazo, o Grupo Mateus deve intensificar a sua presença com a abertura de outros formatos, como supermercados, hipermercados e lojas de eletro-eletrônicos.
Resumo da Tese
A grande força do Grupo Mateus vem de seu caráter mais regional. Diferente de players com planos de expansão a nível nacional, como Carrefour (CRFB3), GPA (PCAR3), Assaí (ASAI3), o Grupo Mateus direciona seus esforços de crescimento no interior da região Norte e Nordeste do Brasil, focando seus esforços em ganhar ainda mais penetração nessas regiões. Portanto, a concorrência com as varejistas nacionais é pequena e se restringe a poucas cidades que o Grupo Mateus possui operação.
O Grupo Mateus é referência em região “interiorana”, atuando em pequenas e médias cidades (abaixo de 200 mil habitantes). Redes de pequeno e médio porte, e de origem familiares, acabam sendo os grandes concorrentes para o grupo. Contudo, por não possuírem escala e um relacionamento tão forte com a indústria, o grupo Mateus vem se fortalecendo com esse diferencial competitivo.
Vale a pena investir em GMAT3?
Fora da competição pelo eixo sudeste, o Grupo Mateus deve seguir destoando do crescimento do setor, no curto prazo. Enquanto os pares sofrem em meio as aquisições, a companhia vem apresentando sólidos resultados operacionais. Vemos o Grupo Mateus como um ponto fora da curva do varejo alimentar e acreditamos que vale a pena investir em GMAT3 – nossa recomendação é de COMPRA!
GMAT3 paga dividendos?
Desde seu IPO em 2020, as ações do Grupo Mateus (GMAT3) ainda não pagaram dividendos aos investidores.
Principais notícias sobre Grupo Mateus (GMAT3)
Se inscreva na nossa newsletter para não perder nenhuma atualização sobre o Grupo Mateus e receber diariamente as principais notícias que movimentam o mercado. Veja abaixo alguns relatórios importantes sobre a empresa: