ANIMA

    Ações > Educação > ANIMA > Relatório > Ânima (ANIM3) | Feedback do Investor Day: Inspirali, Modelo E2A e Desalavancagem

    Publicado em 30 de Novembro às 15:56:35

    Ânima (ANIM3) | Feedback do Investor Day: Inspirali, Modelo E2A e Desalavancagem

    A Ânima (ANIM3) realizou seu Investor Day na quinta-feira, dia 14 de novembro, na sua unidade Anhembi Morumbi Mooca. O campi escolhido foi fruto da aquisição relevante que fizeram há um ano atrás dos ativos da Laureate Brasil.

    Os principais temas sobre a Ânima (ANIM3) abordados durante o evento foram:

    I) processo de desalavancagem;

    II) integração dos ativos da Laureate e otimização da estrutura;

    III) visita pela unidade de medicina UAM Mooca e Inspirali;

    IV) a metologia E2A.

    Durante o evento, foram realizadas apresentações sobre os tópicos acima com os principais executivos da Ânima, como: Daniel Castanho (Chairman), Marcelo Bueno (CEO), André Tavares (CFO), Ricardo Cançado (VP Executivo), Guilherme Soárez (CEO Inspirali) e seu time, Denise Campos (VP Estratégia Acadêmica) e o time de RI, Ester e Matheus.

    Processo de Desalavancagem Ânima

    Como comentamos em relatórios anteriores, o nível de alavancagem da Ânima é um ponto de atenção nos patamares atuais, embora é fruto de uma aquisição importante (Laureate) para o planejamento estratégico de longo prazo da companhia.

    No evento, foi colocada a devida importância no tema e as iniciativas já tomadas na estrutura de Real Estate como operações de sale and leaseback de alguns campi, sublocação (como o caso da UniSociesc) e downsize de campi, entre outros.

    Já na estrutura de G&A da companhia, devemos ter melhoras de margem provocadas pelo ganho de eficiência em backoffice e de uma integração de despesas corporativas. Ainda, cabe mencionar que há todo processo de unificação e otimização de sistemas, começado a integração em 19 sistemas chegando nos atuais 8.

    Tais iniciativas corroboram para o plano de desalavancagem orgânica da Ânima, tendo como seu principal motor para a diminuição do nível de endividamento, a geração de caixa. Também foi mencionado possíveis desinvestimentos, porém sem algum pipeline definido, diante das atuais condições macro e impacto nos valuations dos ativos oferecidos.

    Nesse tema, o CFO, André Tavares, ainda comentou sobre o custo da dívida, que ainda permanece caro e que já possuem ferramentas para melhora-lo, principalmente, na dívida da Inspirali (vertical de medicina), em virtude da melhora da governança corporativa e maturidade da unidade.

    Integração dos Ativos da Laureate e Otimização da Estrutura

    O ano de 2022 para a Ânima foi marcado pelo aprendizado e o extenso repertório adquirido quando falamos do tema de integração de aquisição.

    O cenário no dia 1 de aquisição eram dois grupos distintos, sendo que dentro da própria Laureate, haviam sistemas diferentes dentro da estrutura. Falando da otimização, podemos observar na imagem abaixo, como foi remodelado e simplificado o portfólio de ERPs do grupo.

    Em outros deals passados, o grupo trabalhava marca a marca em um processo que era mais trabalhoso, consolidando uma IES por vez. Quando a aquisição da Laureate se concretizou, precisaram repensar o modelo como era feito, afinal, estamos falando de um portfólio de 10 marcas em território nacional.

    Contando com esse aprendizado, que trará um carrego positivo para 2023, mediante as simplificações de sistemas e melhores usabilidades para os alunos, decorrente do processo de otimização da estrutura.

    Inspirali e desdobramentos Ânima

    Realizamos uma visita nas operações de Medicina dentro da Universidade Anhembi Morumbi – Mooca, onde pudemos ver um pouco mais do dia a dia dos alunos da Inspirali.

    A companhia vem se moldando para criar um ecossistema de saúde robusto, não só estando no processo de formação do médico durante a graduação, mas em toda sua jornada, como veremos na imagem abaixo.

    A grande tendência que iremos acompanhar junto com a evolução da Inspirali, vai se dar em moldar esse ecossistema atuando em todas as partes da cadeia de formação, da captação do graduando até a especialização/atualização do médico.

    O histórico regulatório vai entrando na pauta dado que, em abril de 2023, chega ao fim a moratória do congelamento de vagas do programa Mais Médicos.

    Atualmente, o processo de novas vagas tem sido através de liminares aprovadas para que sejam avaliadas pelo MEC e concedidas (ou não) as vagas.

    Em outubro/22, houve uma audiência pública no STF para julgar a constitucionalidade do Mais Médicos e sobre se os processos judicializados vão continuar ou não – com essa discussão podendo ser jogada para 2023 dado a transição de governos.

    A demanda do setor, ainda segue firme. Atualmente, há cerca de 580 mil médicos no país. De acordo com o Diretor Médico da Inspirali, José Lúcio Machado, o modelo estruturante do SUS, prevê a necessidade que este número chegue em 1,2/1,3 milhões de médicos até 2040 (tendo um déficit então de 620k médicos do bottom).

    Dentro da visita, pudemos conhecer um pouco mais sobre algumas iniciativas da Ânima que são proporcionadas aos alunos da Inspirali, como: ProntLife (prontuário eletrônico), MedRoom (visualização 3D e no Metaverso para aulas de fisiologia ou simulações com pacientes), os próprios alunos em situações com atores profissionais em simulações de consultório etc. Abaixo, algumas dessas iniciativas em fotos.

    Metodologia Acadêmica E2A

    Um dos grandes diferenciais da Ânima reside em seu modelo acadêmico, no qual o currículo escolar do aluno deixa aquela modalidade tradicional para funcionar de uma forma híbrida – uma parte online e outra, caso se enquadre, presencial.

    O E3A é formado por UCs (unidades curriculares), que é representado por comunidades de aprendizagem. Ou seja, é formado grupos para estudar uma temática de física, dentro desse comunidade podem ter, juntos, alunos de engenharias, matemática, estatística, física, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem diversa, tanto em cultura (outros cursos), como em ambiente (outras cidades).

    Esse modelo permite um melhor ensalamento dos alunos, dado que um calouro não necessariamente vai entrar em uma turma nova. A Denise Campos, em sua apresentação mostou que cerca de 73 alunos, de 100, entram em uma turma já em andamento.

    O E2A começou com seu piloto ainda em 2018. Uma segunda versão foi pensada para inicio de 2020 com muito mais presencialidade e foi inaugurada em fevereiro. A Ânima teve que repensar novamente sobre sua metodologia, pois em março veio a pandemia e o que foi pensado com muito mais presencialidade, precisou se adaptar para um 100% digital.

    Com esses aprendizados, então a companhia moldou um ecossistema de aprendizado hibrido, nem muito presencial como no início, nem muito digital como no ápice da pandemia. E para isso, foi desenhado 5 modalidades de ensino (o 5xE2A), onde o aluno pode escolher a que mais se enquadra com seu objetivo.

    Dentro dessa modalidade, ainda foram além e trouxeram para dentro das UCs, uma modalidade Dual. Isto é, um aprendizado dividido em parte no ecossistema Ânima e outra parte sendo ministrada dentro de uma empresa relacionada ao tema foco da unidade curricular. Abaixo as parceiras nessa modalidade de ensino da Ânima.

    Nossa visão e recomendação para (ANIM3) ÂNIMA

    Seguimos com nossa recomendação de COMPRA para ANIM3 com preço-alvo YE23 de R$ 9,48. A Ânima tem apresentado bons resultados de seu processo de integração, somado a um portfólio resiliente de Medicina com escolas bem localizadas e de marcas fortes.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir