Estamos atualizando o preço alvo e a recomendação das empresas aéreas Gol e Azul. Aos atuais níveis de preço, estamos com recomendação de compra em Azul e de venda em Gol. Nossa recomendação se da principalmente ao cenário competitivo que devemos observar para o ano que vem e a dificuldade de repasse de custo em um ano eleitoral e com o enfraquecimento do PIB.
O setor aéreo foi um dos mais atingidos pela pandemia, devido à restrição de circulação e suspensão de diversos voos. Após a pior fase da pandemia, o setor já recuperou praticamente toda a sua oferta de assentos (ASK). O principal motivo foi a grande adesão dos brasileiros as vacinas e a queda do número de casos e mortes pelo coronavírus.
Entretanto, a recuperação da oferta e da demanda não conseguiram retornar os patamares de margens observados antes da pandemia pela desvalorização cambial e da alta do preço do petróleo, responsável pelo maior custo das companhias aéreas.
Competição
Estamos com uma visão mais positiva para a Azul do que Gol pela vantagem competitiva da Azul de não possuir competição em suas rotas, dando o poder de repasse de custos muito superior que seus concorrentes. A Gol compete com a LATAM em suas rotas, que tem aumentado bastante a capacidade e isso impede o poder de repassar os custos com o aumento de tarifa. Além disso, a Gol é mais exposta à demanda corporativa, que ainda não retomou por completo, e aos grandes centros, que acreditamos que não será o vetor de crescimento pela frente, já que essas regiões sempre foram bem atendidas no Brasil.
Frota e Destinos
A Gol opera um único tipo de aeronave de grande porte, o Boeing 737, enquanto a Azul opera uma frota de diferentes tamanhos. Isso ajuda a Azul a criar demanda em cidades que antes não tinham o serviço aéreo. A Azul atualmente voa para 127 destinos no Brasil e deve abrir mais 25 novos nos próximos 3 meses e tem planos de voar para mais de 200 destinos até 2023 e 237 até 2025, demostrando o potencial de crescimento para cidades que nunca foram atendidas anteriormente por nenhuma companhia aérea. Já a Gol, que voava para 65 destinos antes da pandemia e atualmente voa para 68 destinos, fica restrita a cidades que possuem aeroportos compatíveis para suas grandes aeronaves e um volume de demanda suficiente para possuir taxas de ocupações saudáveis.
Cargas
Com a expansão do e-commerce, a Azul aposta em sua operação de cargas para acelerar seu crescimento, que possui um custo marginal baixo e margem bem superior ao transporte de passageiro. Como a empresa tem uma extensa malha aérea, isso possibilita a entrega de vários itens em poucos dias. Como o e-commerce é muito sensível ao prazo de entrega, isso acaba beneficiando a empresa, que consegue aumentar e capturar a demanda em cidades do interior. A Gol não tem operação de cargas dedicada, ficando dependente apenas do transporte de passageiro, o que acaba sofrendo mais em momentos desfavoráveis de demanda.
Riscos
Apesar de uma rápida recuperação e melhora nas tarifas, os principais riscos continuam sendo câmbio, petróleo e um enfraquecimento da atividade econômica, principalmente em um ano eleitoral. Embora a situação da pandemia tenha melhorado devido as vacinas, não podemos descartar outras variantes mais letais que não são protegidas com as vacinas atuais disponíveis.
Estimativas
Em nossas estimativas, estamos usando dólar de R$ 5,50 e petróleo a U$$ 70 para 2022.