A fusão entre as locadoras Localiza e Unidas foi finalmente aprovada pelo Cade. A aprovação condicionou a fusão ao desinvestimento de parte da frota combinada. Além disso, as restrições também incluíram a venda da marca Unidas e das lojas de seminovos da marca, com o intuito de viabilizar a entrada de um terceiro novo player no segmento. O acordo também envolve cláusulas de não concorrência em cidades menores, com menor número de locadoras.
No último resultado trimestral, a Localiza divulgou que sua frota ao final do período atingiu o número de 273.233 veículos, 65.683 destinados à Gestão e Terceirização de Frotas (GTF) e 207.550 destinados ao Aluguel de Carros (RAC). Já a Unidas atingiu o número de 182.310 veículos, 109.630 no GTF e 72.680 no RAC.
Sem as recomendações do Cade, Localiza (aproximadamente 270 mil) e Unidas (aproximadamente 180 mil) juntas teriam uma frota superior a 450 mil veículos. Partindo da premissa de desinvestimento de 55 mil carros fazendo uma análise rápida dos múltiplos chegamos ao novo potencial valor de mercado das empresas combinadas.
A tabela a seguir mostra qual seria o ganho percentual de valor de mercado na combinação das empresas, isto é, o market cap. das empresas combinadas sobre a soma do market cap. individual das empresas. Os cenários foram feitos em função das variações de múltiplos pós fusão e do número de ativos desinvestidos (carros a serem vendidos).
Sinergias:
Como sabemos, o setor de locação de veículos é intensivo em capital, justamente devido a necessidade de um volume alto recurso para a compra dos veículos que compõe as frotas. A Localiza leva vantagem nesse quesito, beneficiada por ser a maior compradora de carros no país. Sendo a maior compradora ganha poder de barganha e obtém melhores condições junto às montadoras. Além disso, no setor de locação é de extrema importância ter previsibilidade de receita. Nesse sentido a Unidas leva vantagem já que é a líder nacional no segmento do GTF.
Com uma maior frota de veículo as empresas combinadas apresentarão maior poder de barganha perante as montadoras, o que pode aumentar o desconto na compra de veículos convertido em ganhos de margem na venda de veículos. Imaginem que agora a Unidas conseguirá adquirir veículos com o custo de capital da Localiza, historicamente o menor do segmento.
Esse crescimento de frota inorgânico será ótimo para as empresas combinadas dentro cenário atual, que segue desafiador devido ao menor nível de fornecimento de veículos pelas montadoras que vem dificultando o crescimento orgânico das frotas.
Mercado ainda analisando!
Consideramos que as exigências do Cade muito foram duras, porém em linha com as expectativas do mercado. Consideramos que os movimentos já estão precificados tanto nas ações da Localiza (RENT3) quanto nas ações da Unidas (LCAM3).
Localiza e Unidas estão em processo de negociação com potenciais interessados no pacote de ativos. É importante reforçar que a menor competição no setor favorece o repasse de preços nas tarifas por parte das locadoras.