Confira o vídeo sobre o assunto!
Falar sobre o mercado de games e de entretenimento é sempre uma alegria. É um universo antigo, mas que tem ganhado extrema relevância na sociedade graças aos avanços tecnológicos e mudança de hábito das pessoas. Quem apostaria, há 10 anos atrás, que existiria uma copa do mundo envolvendo a competição entre jogadores de video-game? Pois bem, isso já é realidade!
Em 2019 aconteceu a Copa do Mundo de Fortnite, um dos jogos mais famosos da atualidade. Durante a Copa, sediada em uma arena em Nova York, diversos jogadores competiram pela vitória e cerca de U$30 milhões foram distribuídos como premiação.
O mercado tem chamado a atenção de investidores e empreendedores e, por sorte, temos empresas de capital aberto relacionadas a esse setor! Nesse relatório, comentaremos brevemente sobre Activison Blizzard, uma produtora de jogos, e Nvidia, companhia que oferece as placas gráficas e softwares aos jogadores.
A evolução do mercado de games no mundo
O mercado global de games foi avaliado em cerca de US$173 bilhões em 2020. Pode parecer bastante, mas a expectativa é que alcance um valor ainda maior de mais de US$315 bilhões em 2026. Esse crescimento representaria uma taxa média composta de crescimento (CAGR) de quase 10% ao ano no período reportado (2021-2026).
No curto prazo, um dos pilares de crescimento para esse setor foi a pandemia do coronavírus. Muitas pessoas se viram trancadas em casa devido aos lockdowns e passaram a experimentar os jogos. Muitos se profissionalizaram, criando times competitivos de jogos online, e outros mantiveram apenas pelo lazer. No resultado divulgado em Julho/21 pela Microsoft, a companhia reportou crescimento de US$357 milhões (11% a/a) em vendas de XBox.
Algumas tendências para o setor
- Cloud Gaming: Uma tecnologia que permite que o servidor onde o jogo está instalado faça todo o trabalho computacional, ou seja, desde a renderização das cenas até o processamento de “video encoding”. Essa tecnologia permitirá que a resolução e performance do jogo não seja baseada no aparelho eletrônico usado pelo player.
- A adoção dos esportes eletrônicos: Somente no brasil temos mais de 83 milhões de gamers, muitos desses considerados “pro-players” (pense em um jogador de futebol profissional, mas o esporte é o videogame).
- Melhor performance gráfica: A evolução dos gráficos dos jogos é um driver importante que motiva novos jogadores. A Nvidia é uma companhia que está a frente dessas inovações com sua linha de GPUs;
- O uso de smartphones e os jogos mobile possuem uma expectativa grande de crescimento, abrindo oportunidades para novas empresas (startups) e também um leque maior de produtos para as empresas já mais consolidadas.
Duas empresas importantes relacionados ao setor de games e entretenimento: Nvidia e Activison Blizzard
A Nvidia é uma empresa de tecnologia produtora de placas gráficas e chips computacionais. Além do mercado de games, a Nvidia também expande sua atuação para indústrias que necessitam de produtos com imagem virtual. No segmento gaming, o grande produto é a Nvidia RTX, placa gráfica com tecnologia avançada que melhora a qualidade e o realismo dos gráficos computacionais.
Conforme mencionamos no início desse relatório, a busca por melhores gráficos é uma tendência para o setor e a Nvidia está devidamente posicionada para proporcionar esses produtos.
Em termos de valuation, achamos interessante comparar a Nvidia com sua concorrente AMD. Na tabela abaixo, podemos verificar que a Nvidia negocia a múltiplo P/L mais altos que sua concorrente.
Sem uma análise mais detalhada, o investidor poderia assumir que somente por uma empresa apresentar P/L mais alto ela estaria mais cara que seus pares e, portanto, não deveria comprar. Todavia, é importante salientar que negociar a múltiplos mais altos pode representar que a companhia performa melhor que seus concorrentes e possui uma expectativa mais alta de crescimento em relação a seus pares
No Bloomberg, foi possível encontrar o consenso entre as casas de análise que possuem cobertura para Nvidia. O preço-alvo médio para a ação negociada na NASDAQ é de US$219,28. O maior preço, por outro lado, é uma recomendação de US$300,00. Nossa visão é muito positiva para a empresa, o crescimento nos últimos 5 anos foi bastante relevante com lucro crescendo a um CAGR de quase 50% ao ano.
A Activision, diferente da Nvidia, é uma desenvolvedora de jogos. Perceba como duas empresas com core-business diferente podem se beneficiar das tendências de um mesmo setor. Enquanto Nvidia está na produção das placas gráficas, focando na renderização de imagens e na maior qualidade, a Activision está ativamente desenvolvendo e publicando os jogos que serão utilizados pelos gamers (sejam pro-players ou não).
No hall de jogos, é possível encontrar diversas franquias famosas:
Em termos de valuation, é possível fazer uma comparação da Activison com sua concorrente EA e Take-two. Em comparação com suas concorrentes, a activision negocia a múltiplo P/L mais baixo e possui margem líquida mais elevada. O ROE também é bastante atraente, sendo nossa escolha para investimento entre as 3.
Na plataforma Bloomberg, é possível encontrar o consenso e a média de recomendações para Activision Blizzard. Não há recomendação de venda e o preço-alvo médio é de US$114,4.
Preço-alvo para BDRs
No Brasil, há a possibilidade do investidor comprar as BDRs para se expor aos resultados dessas empresas. Como sempre falamos, é importante que exista a diversificação e as BDRs podem ajudar nesse sentido.
- A BDR de Nvidia é negociada com o ticker NVDC34, com uma paridade 1:48 e, portanto, com base no maior preço-alvo divulgado no Bloomberg estimamos o preço-alvo para BDR de R$33,12 com cotação do dólar a R$5,30.
- A BDR de Activison é negociada com o ticker ATVI34, com paridade 1:1 e, portanto, com base no preço-alvo médio divulgado no Bloomberg estimamos o preço-alvo para BDR de R$606,32 com cotação do dólar a R$5,30.
Se tiver a curiosidade de saber quais são as BDRs disponíveis para negociação, clique aqui!