Brava energia

    Ações > Óleo e Gás > Brava energia > Relatório > 3R Petroleum (RRRP3) | Dados de Produção de Novembro/22

    Publicado em 15 de Dezembro às 17:00:00

    3R Petroleum (RRRP3) | Dados de Produção de Novembro/22

    Conclusão. Em nossa visão, os dados de produção de novembro de 2022 são negativos. Em resumo, a produção continuou sendo afetada pelas intervenções que a empresa vinha fazendo nos Polos Macau e Recôncavo, culminando em uma produção 7,7% menor em relação à outubro. Apesar disso, a 3R anunciou a conclusão de boa parte das intervenções nesse início de dezembro, algumas dessas que contavam com previsão de conclusão somente para janeiro/23, o que mostra certa eficiência com relação ao processo de manutenção e operação dos poços. Ou seja, apesar de negativa, a nota trata-se de uma visão curto-prazista, onde ressaltamos que do ponto de vista estrutural, o case permanece inalterado, com as manutenções sendo concluídas antes do anunciado e com expectativas de retomada de produção em um curto horizonte de tempo. Permanecemos com a recomendação de COMPRAR nas ações da RRRP3, baseado no fato da empresa ainda negociar em níveis extramente descontados em relação à outros cases já plenamente operacionais (RRRP3 negocia US$3 EV/P2 vs US$7-8 EV/P2 em outros cases operacionais na América Latina) em meio à um momento de consolidação de ativos e expansão da produção e preços estruturalmente altos do barril de petróleo.

    Produção: Negativo!  Nossa leitura dos dados de produção é, novamente, negativa. Apesar de nossas perspectivas de médio-longo prazo permanecerem inalteradas e de a empresa ter divulgado a conclusão da maioria intervenções que vinha realizando em seus ativos e puxando o resultado para baixo, novamente houve queda na produção mensal da companhia, totalizando 13,2k bpd (contra o pico de produção da empresa de 16.5k bpd em setembro). Nos próximos tópicos, detalhamos o que ocorreu nos principais polos da empresa e sua situação atual.

    Polo Macau: O polo Macau continuou a apresentar redução da produção com relação ao mês anterior, alcançando 3.938 bpd em novembro/22. Como dito em notas anteriores, a redução da produção em Macau, que vem sendo recorrente desde setembro, é devido as atividades de comissionamento das plantas de separação óleo-água que demandam redução temporária de produção e, a redução de vazão e fechamento temporário de alguns poços para substituição parcial do duto de escoamento com destino ao ativo industrial de Guamaré. Segundo a companhia, as plantas de separação foram concluídas em 23/11 e 7/12 e, já se encontram em fase operacional apesar de ainda envolverem etapas de testes e paradas eventuais. Como dito anteriormente, ainda no primeiro trimestre de 2023, a empresa espera finalizar as intervenções no polo Macau.

    Polo Recôncavo. A produção de óleo no polo havia apresentado uma queda considerável em setembro, devido a intervenções no sistema de processamento e enquadramento de óleo. Com a conclusão das intervenções no início de dezembro e, a liberação parcial ainda em novembro, a produção de óleo se recuperou parcialmente, 7,2% m/m, atingindo 1.321 bpd. Já a produção de gás se manteve limitada, devido aos fechamentos temporários dos poços no mês.

    Polo Peroá. O volume de gás produzido atingiu 2.317 bpd, crescimento de 12,6% m/m, m função do aumento de demanda da compradora. A empresa segue buscando melhores alternativas para melhor monetização da capacidade integral de produção de gás do polo.

    Quando as coisas devem ser normalizadas? Segundo a empresa, as intervenções do polo Macau foram concluídas com relação as plantas de separação de óleo-água e, tem previsão de término ainda no primeiro trimestre de 2023 para a substituição do duto de escoamento. O mesmo ocorreu para o polo recôncavo, onde foram concluídas as intervenções no sistema de processamento e enquadramento de óleo. Assim, esperamos que no próximo mês, a produção já apresente indícios de recuperação.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir