A sigla ESG é uma abreviação de “Environment, Social and Governance” (em português ASG – Ambiental, Social e Governança) e representa métodos, práticas e regras adotadas pela empresa em prol das causas citadas, respeitando a comunidade e enfatizando a responsabilidade da empresa. A Ambev é a maior cervejaria do Brasil a mais de 20 anos, e está cada vez mais comprometida em atingir suas metas ESG e ser uma das líders no quesito. Nesse relatório vamos destacar o que a companhia vem fazendo em relação a cada uma das letras da sigla, assim como a nossa análise da qualidade da Ambev em suas práticas ESG.
Meio Ambiente
Um dos principais objetivos ESG da Ambev é o de preservar e neutralizar seu impacto na natureza.
Gestão de Água
A água faz parte de mais de 90% da composição das cervejas e a Ambev trabalha há mais de 20 anos para diminuir a quantidade de água presente nelas. Atualmente, se utiliza menos de 2,5L de água para produzir um litro de cerveja. A empresa prioriza uma gestão pautada na redução do consumo, preservação de bacias hidrográficas e acesso à água potável.
Embalagens Retornáveis
A Ambev está cada vez mais empenhada em fazer com que 100% de seus produtos sejam retornáveis ou sejam feitos de material reciclado. Um exemplo disso foi o Guaraná Antarctica lançado em 2012, a primeira garrafa com 100% de Pet. Recentemente a empresa lançou a primeira embalagem long neck retornável de 330 mililitros, a qual vai substituir 100% das garrafas one way (garrafas de vidro, não retornáveis), sendo o Brasil o primeiro país da América Latina a receber essa inovação. Esta novidade irá ganhar distribuição nacional em 2023.
Energia Renovável
A empresa lançou recentemente uma campanha em parceria com a agência África sobre energia renovável, mostrando suas iniciativas sustentáveis e suas ações na diminuição da emissão do efeito estufa. Todas as cervejas são feitas com energia renovável, evitando assim a emissão de 139 mil toneladas de CO2. A Ambev anunciou a sua primeira grande cervejaria de carbono neutro no Brasil em Ponta Grossa, no Paraná, assim como a maltaria de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Essas fábricas, juntas, conseguiram reduzir 90% das emissões, ao passo que os 10% restantes foram neutralizados pela aquisição de créditos de carbono.
Social
Campanha Responsável
A empresa Ambev fornece produtos à base do álcool, e, por isso, investe em propagandas com avisos que alertam sobre o uso responsável do produto. A empresa zela pela transparência em suas propagandas, sempre avisando sobre a ingestão segura de bebidas alcoólicas, prevenção do uso danoso e do uso por menores de idade. E recentemente ela lançou a campanha “#Dá uma Segurada” no dia 16 de setembro de 2022, o intuito da campanha é reforçar o consumo responsável de bebidas alcoólicas.
Combate contra COVID
A Ambev ajudou no combate a covid, montando uma usina de oxigênio hospitalar na cervejaria Colorado, com capacidade para produzir 120 cilindros de 10 metros cúbicos por dia. A empresa também entregou kits a pessoas com sintomas leves, os quais incluíam azitromicina, antigripal, sachês com vitamina C e complexo de zinco, ibuprofeno 400 miligramas e máscaras cirúrgicas.
Inclusão e Diversidade
De acordo com os relatórios exibidos pela Ambev, a meta era contratar mais de 200 profissionais negros entre janeiro e dezembro de 2021. Até hoje, foram contratadas mais de 500 pessoas negras para o quadro de líderes. A empresa possui ainda um programa de estágio exclusivo para pessoas negras.
Outros Projetos
A Ambev abriu um centro de apoio à fome no Brasil, com o parceiro “Comida Invisível”, com o intuito de reduzir o desperdício de alimentos e ajudar pessoas necessitadas. Foi lançado um programa denominado “Bora”, o qual vai oferecer conhecimento, apoio financeiro e conexão para as pessoas que estão enfrentando a pobreza. O objetivo central deste programa é impactar pelo menos 5 milhões de pessoas durante os próximos 10 anos.
Governança
A Ambev acredita que a governança serve como base para as outras iniciativas ESG, cumprindo as normas de forma ética e seguindo práticas responsáveis quanto a gestão da companhia. Os principais órgãos de governança da empresa são a Assembleia Geral de Acionistas, o Conselho de Administração (com apoio de seus comitês de assessoramento, Comitê de Operações, Finanças e Remuneração e Comitê de Partes Relacionadas e Condutas Concorrenciais), a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Entendemos que a Ambev coloca menos foco na questão de governança quando o assunto é o ESG, pois ela já é uma companhia historicamente reconhecida por sua excelente gestão e governança elevada, sendo líder no setor de bebidas no Brasil a mais de 20 anos. Por se tratar de bebidas alcoólicas com uso de embalagens e por ter mais de 40.000 empregados, o que implica em uma alta responsabilidade social, a Ambev acaba por colocar maior ênfase nas questões sociais e ambientais.
Conclusão
A Ambev por ser a maior cervejaria do Brasil possui uma alta responsabilidade social e ambiental, colocando as metas ESG como papel fundamental na estratégia da empresa. Fica evidente que as discussões sobre ESG estão sendo cada vez mais necessárias no processo de análise de investimento, como afirma um estudo do CFA Institute “para profissionais de investimento, uma ideia chave na discussão das questões ASG é que a consideração sistemática destas questões potencialmente levará a uma análise mais completa e uma decisão de investimentos mais bem informada” (CFA INSTITUTE, p.2, 2015). As empresas estão cada vez mais adotando estas práticas, e a Ambev é uma delas. A companhia reconhece a importância das metas ESG e está atuando cada vez mais para cumpri-las.