A 2ª maior varejista do Brasil, em termos de receita bruta, reportou os resultados para o 4º trimestre de 2021. Conhecido por ser o “sangue puro” do modelo da atacarejo, o Assaí mostrou um crescimento em suas principais linhas, mesmo diante de uma base de comparação difícil de bater.
O resultado do Assaí veio acima de nossa expectativa para o 4T21, impactado, principalmente, pelo reconhecimento do crédito fiscal referente a subvenções de investimentos, no valor de R$ 241 milhões.
Destacamos como positiva a contínua monetização de créditos fiscais pelo atacarejo. Excluindo este item, o balanço veio em linha com o esperado, com uma alta inflação prejudicando o crescimento de vendas de mesma loja (“same stores sales”).
Comentários sobre a receita líquida
O Assaí reportou o maior faturamento líquido de sua história nesse 4T21. Com um crescimento de 8,1% a/a, receita de R$ 11,5 b foi beneficiada pela forte expansão de lojas no período.
Olhando para o CAGR da receita líquida, observamos uma desaceleração (já esperada) da cifra líquida do Assaí. O modelo de negócio atacarejo já despertou e movimentou o tabuleiro do varejo alimentar. Apesar de forte espaço para crescimento, enxergamos um cenário mais competitivo para o “puro sangue” do cash-and-carry daqui pra frente.
O seu principal concorrente Carrefour tem aumentado fortemente investimentos no modelo de negócio “cash-and-carry”. Uma certa saturação desse formato poderia impactar o crescimento esperado para o Assaí.
Estamos monitorando esse ponto. Por ora, será fundamental mantermos os dois olhos bem abertos para as conversões dos hipermercados Extra ao longo dos próximos semestres.
Reunimos os dados consolidados e esperados a seguir. Vale destacar que nossa estimativa não contava com o efeito de itens não recorrentes (crédito fiscal).
Abertura de lojas
A cifra foi beneficiada pela forte expansão de lojas do atacarejo: foram 21 inaugurações no período, sendo 14 dessas aberturas realizadas em dezembro. Só no 4º trimestre de 2021, o Assaí abriu mais lojas do que todo ano de 2020.
Para 2022, a companhia espera abrir 50 lojas, sendo a maior parte fruto da conversão dos hipermercados Extra negociado com o Grupo Pão de Açúcar – com previsão para o 2º semestre.
Chamamos atenção para a loja conceito na Barra da Tijuca (RJ), inaugurada em dezembro. Com uma arquitetura moderna e uma adaptação de sortimentos ao público-alvo, essa loja poderá fornecer ótimos insights para as conversões de hipermercados Extra localizados em áreas “premium” de grandes cidades.