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    Publicado em 27 de Agosto às 19:45:38

    Inter (BIDI11): Anuncia aquisição da Usend e entra no mercado dos EUA

    O Inter anunciou a aquisição da Usend, fintech de remessas internacionais americana. A empresa atende principalmente brasileiros, contando com 150k clientes. Na nossa visão, um dos ativos mais relevantes da companhia é a autorização para operar como Money Transmitter em mais de 40 estados norte-americanos, possibilitando oferecer serviços como wallet, cartão de débito, pagamento de contas, dentre outros. Avaliamos a aquisição como positiva para a estratégia de internacionalização do Inter, dando ao banco a opcionalidade de explorar múltiplas linhas de negócios financeiros e não financeiros internacionalmente, assim como faz no Brasil. Do lado negativo, restam incertezas com relação ao valuation, que não foi divulgado.

    O céu é o limite!

    Com a aquisição, o Inter dá continuidade a sua estratégia de internacionalização. Neste ano, o banco lançou seu marketplace em solo americano e a aquisição da Usend marca início de sua operação com produtos financeiros. Ao que tudo indica, o Inter manterá a estratégia de sucesso que praticou para crescer no Brasil: criar um ecossistema completo para o usuário. Ademais, os principais executivos da Usend, junto ao fundador e CEO continuarão à frente da operação americana, liderando a expansão para mercados adjacentes, como crédito e corretagem de valores.

    Em 2019, a Usend registrou 1,7 milhões de remessas totalizando US$ 550m. Como o valor da aquisição não foi revelado, para obter uma métrica podemos comparar a Usend à Wise, companhia de remessas internacionais listada. A Wise teve um volume total transacionado em 2020 de US$ 55b, atribuindo-lhe um market cap de US$ 13,6 b. Considerando o volume movimentado pela Usend em 2019, múltiplo da Wise (preço/volume) e câmbio a R$ 5,2, o valor da aquisição poderia chegar a R$ 700m. Entretanto, se considerarmos que desde 2019 a Usend teve o mesmo crescimento da Wise o montante pago poderia superar R$ 1b.

    Pontos positivos

    • Oferta. Com a aquisição, o Inter poderá ampliar ainda mais a oferta de serviços em seu ecossistema, adicionando remessas entre países. Acreditamos que o ecossistema completo seja o principal pilar da vantagem competitiva do Inter ante outros bancos digitais no Brasil, que ainda tem um oferta de serviços muito limitada.
    • Crédito. Caso obtenham licenças ou parcerias para originar crédito, o Inter pode se expor a um mercado maior e mais maduro do que o brasileiro. Segundo o Banco Mundial, o Brasil possuía um volume de recursos emprestado ao setor privado de 70% em 2020, em comparação a 216% nos EUA.
    • Sinergia. Fundada por um brasileiro, o Usend nasceu para intermediar remessas de brasileiros no exterior para casa. O vínculo com o Brasil pode ajudar a unir as operações das companhias.
    • Licenças. Por já ter licença como Money Transmitter em 40 estados, a Usend amplia os clientes potenciais do Inter nos serviços de pagamentos e remessas. Até o fim do ano, a Usend vai lançar uma plataforma de investimentos e seguros, e um cartão de crédito.
    • Clientes. O Inter já começa a sua operação financeira internacional com 150k clientes, podendo gerar cross-sell com o marketplace no exterior.

    Pontos negativos

    • Valuation. Apesar de qualitativamente positiva para a estratégia do Inter, não sabemos o quanto foi pago na aquisição.
    • Foco. Com uma estratégia para acelerar crescimento no Brasil principalmente no que se refere a produtos de crédito, a expansão internacional do Inter poderia fazer o banco perder seu foco.
    • Aprovação. A concretização do fechamento da operação está sujeita a aprovações regulatórias, incluindo pelo Banco Central.
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